Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre as ondas contínua e pulsada do laser de baixa intensidade na cicatrização de enxertos cutâneos aplicados em feridas recém-criadas de coelhos (Oryctolagus cuniculus)

RESUMO:

A enxertia cutânea é uma técnica cirúrgica simples e bastante útil para o reparo de feridas, principalmente, quando há dificuldade em realizar a síntese direta ou outras técnicas reconstrutivas. O laser de baixa intensidade (LBI) já foi utilizado com sucesso em casos em que o enxerto foi aplicado em feridas logo após a sua criação. No entanto, a LBI ainda carece de padronizações, mediante estudos conflitantes sobre seus resultados. Desta forma, este trabalho objetivou comparar a eficácia da LBI de onda contínua com onda pulsada na estimulação da cicatrização de enxertos cutâneos, aplicados em feridas recém-criadas em coelhos. Para tanto, foram utilizados 31 coelhos distribuídos em: grupo controle (GC, n = 10), grupo laser onda contínua (GLC; n = 10) e grupo laser onda pulsada (GLP; n = 11). O manejo pós operatório foi semelhante entre todos os grupos, com exceção da aplicação do laser, conforme o grupo indicado. Os grupos GLC e GLP apresentaram evolução semelhante, com processo cicatricial satisfatório do enxerto, ao contrário do grupo GC. Tais resultados se mantiveram na avaliação microscópica, pois os grupos tratados com laser apresentaram menor inflamação, melhor integração à área receptora, maior reepitelização e colagenização. Não houve diferença na densidade vascular entre os grupos de tratamento na análise imuno-histoquímica. A ferida recém-criada não é capaz de fornecer nutrição para o enxerto cutâneo nos coelhos, mas a LBI é uma terapia adjuvante eficiente em estimular a cicatrização entre a área receptora e o enxerto, promovendo integração total. Entretanto, embora não houve diferença estatística na forma de emissão de luz, pulsada ou contínua, os pacientes que receberam LBI em onda contínua apresentam evolução microscópica superior.

Palavras-chave:
cicatrização; enxertia; laserterapia; coelho

Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br