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DE DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS: LAUDOS NA CONFIGURAÇÃO DE MUITAS EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO

DIAGNOSTICS AND PROGNOSTICS: REPORTS ON THE CONFIGURATION OF MANY EXPERIENCES OF SCHOOLING

DES DIAGNOSTIQUES AUX PRONOSTIQUES: RÔLE DES CERTIFICATS MÉDICAUX DANS LA CONFIGURATION DE NOMBREUSES EXPÉRIENCES DE SCOLARISATION

SOBRE DIAGNÓSTICOS Y PRONÓSTICOS: INFORMES EN LA CONFIGURACIÓN DE MUCHAS EXPERIENCIAS DE ESCOLARIZACIÓN

Resumo

Este artigo analisa o tema dos laudos médicos na configuração de experiências de escolarização. Trata-se de um tema muito presente desde o início do século XXI, associado à produção de diagnósticos individuais, como a indicação da dislexia ou do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade para explicar o fracasso escolar. Com base em pesquisas realizadas nos últimos anos, o presente estudo analisa criticamente como o tema da patologização da vida escolar é mais abrangente. Essa maior abrangência diz respeito à presença histórica dos laudos em experiências de segregação escolar. E não é somente questão histórica. No atual cenário, a escolarização de crianças com deficiência ou cronicamente enfermas é marcada pela subordinação dos argumentos pedagógicos à lógica estigmatizante dos laudos.

ESCOLARIZAÇÃO; DEFICIÊNCIAS; FRACASSO ESCOLAR; DISLEXIA

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