Acessibilidade / Reportar erro

RADIOGRAFIA DA PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Resumo

O objetivo do presente artigo é mostrar os resultados de uma revisão sistemática de literatura em torno da pesquisa sobre educação inclusiva. Tomou-se como referência a bibliografia produzida no período de 2016 a 2020 na categoria de Educação na América Latina em Scimago Journal & Country Rank (SJR). Foram revistos 101 artigos empíricos, que focaram: (1) a metodologia dos estudos; (2) a definição de inclusão; (3) os principais âmbitos de ação; (4) as principais barreiras; e (5) os principais desafios. Os achados mostram a proeminência de metodologías qualitativas, definições heterogêneas sobre inclusão, múltiplos âmbitos de ação, bem como o reconhecimento do neoliberalismo como principal barreira para consolidar escolas inclusivas.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA; PESQUISA EM EDUCAÇÃO; REVISÃO DE LITERATURA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br