Acessibilidade / Reportar erro

Indicadores multidimensionais para avaliação da infraestrutura escolar: o ensino fundamental

Indicadores multidimensionales para evaluación de la infraestructura escolar: la educación básica

Indicateurs multidimensionnels pour l’évaluation de l’infrastructure scolaire à l’éducation de base

RESUMO

Apresentamos um conjunto de indicadores para avaliar a infraestrutura das escolas públicas de ensino fundamental brasileiras. Partimos do pressuposto de que a infraestrutura é um construto complexo, o que justifica a sua avaliação por múltiplas dimensões. Utilizamos os dados do Censo Escolar da Educação Básica e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2013 e 2015. Os resultados apontam para melhora da infraestrutura no período, mas os padrões de desigualdade conhecidos da literatura se repetem. As escolas rurais, pequenas, municipais, do Norte e Nordeste têm médias mais baixas em todos os indicadores. Também verificamos associação de mesmo sentido dos indicadores de infraestrutura com o nível socioeconômico e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Palavras Chaves:
Infraestrutura Escolar; Indicadores Educacionais; Desigualdades Escolares; Ensino

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br