Acessibilidade / Reportar erro

O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A DISPERSÃO DE SEUS DISCURSOS PEDAGÓGICOS

THE PHYSICAL EDUCATION CURRICULUM AND THE DISPERSION OF ITS PEDAGOGICAL DISCOURSES

EL PLAN DE ESTUDIOS DE EDUCACIÓN FÍSICA Y LA DISPERSIÓN DE SUS DISCURSOS PEDAGÓGICOS

LE PROGRAMME D’ÉDUCATION PHYSIQUE ET LA DISPERSION DE SES DISCOURS PÉDAGOGIQUES

Resumo

Este artigo trata de alguns discursos pedagógicos presentes no currículo da licenciatura em educação física e de sua dispersão na ação docente. Objetiva caracterizar um enredo que produz e fixa o professor a determinada narrativa atravessada pelos modos de ser impetrados pela racionalidade política neoliberal. Os dados foram produzidos a partir do método de entrevista narrativa, e o artigo utiliza a noção de discurso, produzida por Michel Foucault, como ferramenta de análise. Esta produção indica que o currículo naturaliza regimes de verdade acerca da docência, que, por sua vez, marcam a subjetividade docente e favorecem o acirramento do neoliberalismo.

CURRÍCULO; EDUCAÇÃO FÍSICA; ENSINO SUPERIOR

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br