Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DA OBESIDADE SOBRE OS DESFECHOS CLÍNICOS DA CIRURGIA DA COLUNA POR ARTRODESE LATERAL VIA TRANSPSOAS

RESUMO

Introdução:

A obesidade é um fenômeno global que possui diversos sobre a qualidade de vida da população. Além de ser um fator que pode levar a casos de degeneração na coluna, como também pode influenciar nos desfechos clínicos das cirurgias de coluna. No entanto, com o desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas o impacto da obesidade se tornou incerto.

Métodos:

Estudo de centro único, não-randomizado, comparativo, observacional, onde foram analisados os desfechos clínicos, cirúrgicos e complicações pós-operatórias entre pacientes obesos e não-obesos submetidos a cirurgia de LLIF.

Resultados:

Não houve diferença entre os tempos cirúrgicos e perda sanguínea entre os grupos, ademais o número de complicações pós-operatórias foi similar entre os grupos. Ambos os grupos apresentaram melhora significativa dos parâmetros clínicos, porém não houve diferença entre a quantidade de melhora entre os grupos obeso e não-obeso.

Conclusão:

O presente estudo demonstrou que o LLIF é uma técnica segura e eficaz independentemente do grau de obesidade do paciente. Nível de evidência III; Estudo retrospectivo.

Descritores:
Estudo Observacional; Obesidade; Procedimentos Cirúrgicos Minimamente Invasivos

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br