Acessibilidade / Reportar erro

FERIDAS POR PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO NA COLUNA VERTEBRAL NO HOSPITAL CENTRAL MILITAR DE MÉXICO

RESUMO

Objetivo:

Comparar a aferição do ângulo de Cobb em radiografias impressas e em radiografias digitalizadas visualizadas com a ferramenta "PixViewer".

Métodos:

Foram avaliadas as radiografias pré-operatórias de 23 pacientes em filmes impressos e com o software "PixViewer". O mesmo avaliador, cirurgião da coluna, elegeu a vértebra limite proximal e distal da curva principal nas radiografias impressas, sem identificação dos pacientes, e realizou a aferição do ângulo de Cobb baseado nesses parâmetros. Os mesmos parâmetros e aferições foram realizados nas radiografias digitalizadas. As aferições foram comparadas, assim como a escolha das vértebras limite.

Resultados:

A variação média do ângulo de Cobb entre os métodos foi de 1,48 ± 1,73°. O coeficiente de correlação intraclasse (CCI) foi de 0,99, demonstrando replicabilidade excelente.

Conclusão:

O método de Cobb pode ser utilizado para avaliação da escoliose com a ferramenta "PixViewer" com a mesma confiabilidade que através do método clássico em radiografias impressas.

Descritores:
Escoliose; Doença da coluna vertebral; Curvaturas da coluna vertebral; Intensificação de imagem radiográfica.

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br