Acessibilidade / Reportar erro

O PAPEL DA RM PONDERADA POR DIFUSÃO DE PACIENTES COM METÁSTASES DA COLUNA VERTEBRAL

RESUMO

Objetivos:

O papel da RM ponderada por difusão nos diagnósticos diferenciais e na previsão da sobrevida dos pacientes com metástases da coluna vertebral foram analisados.

Métodos:

O estudo incluiu dados da RM e estudos morfológicos de 23 pacientes com metástases da coluna vertebral.

Resultados:

Os valores obtidos para o coeficiente de difusão aparente (ADC) dos tumores foram comparados com seu tipo histológico, densidade celular e índice de proliferação Ki-67. Além disso, avaliou-se o efeito dos valores de ADC na sobrevida global dos pacientes. Foi estabelecida uma correlação inversa confiável entre os valores de ADC e o índice de proliferação Ki-67 para diversos tipos de metástases da coluna vertebral (r =-0,753, p=0,017). A dependência dos valores de ADC e a sobrevida global dos pacientes com metástases na coluna vertebral é demostrada.

Conclusão:

A técnica da RM ponderada por difusão pode ser utilizada como parte de uma avaliação abrangente do planejamento pré-operatório do tratamento cirúrgico e como fator prognóstico da sobrevida global para esse grupo de pacientes. Nível de Evidência II. Estudo retrospectivo prognóstico.

Descritores:
Coluna Vertebral; Metástase Neoplásica; Imagem de Difusão por Ressonância Magnética; Proliferação de Células; Sobrevida

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br