Acessibilidade / Reportar erro

PREVALÊNCIA E CARACTERÍSTICAS DAS HÉRNIAS LOMBARES SUPERIORES EM NOSSO MEIO: ANÁLISE RETROSPECTIVA

RESUMO

Introdução:

As hérnias de disco lombares altas (ULDH) são consideradas lesões infrequentes (1% a 11%). Ocorrem principalmente em idosos com características clínicas especiais que dificultam o diagnóstico e a decisão terapêutica. A prevalência, localização, o tratamento e a história de nossos pacientes foram analisados.

Métodos:

Dados sobre sexo, idade, nível das lesões, história cirúrgica e tratamento de nossos pacientes foram coletados retrospectivamente de julho de 2018 a maio de 2021. Nesse período, 179 pacientes foram operados, dos quais 33 apresentavam ULDH.

Resultados:

Trinta e três pacientes foram incluídos neste estudo, sendo 18 homens e 15 mulheres. A faixa etária variou de 39 a 85 anos, predominando os pacientes idosos. Os níveis operados foram L1-L2 em sete pacientes, L2-L3 em dez pacientes, L3-L4 em catorze pacientes e cirurgia em 2 níveis (L2-L3, L3-L4) em dois pacientes. Em nosso meio, a microdiscectomia é o tratamento de escolha, que foi realizado em todos os casos, adicionando fusão em 4 dos 33 pacientes. Finalmente, encontrou-se o antecedente de cirurgia de hérnia de disco lombar baixa (LLDH) em 16 pacientes.

Conclusões:

Em nosso meio, a ULDH é uma entidade rara e com menor prevalência em níveis lombares mais altos. Ocorrem com maior frequência em idosos e seu quadro clínico pode ser variado, o que representa um desafio para o cirurgião. Em idosos, o desenvolvimento de cifose lombar devido ao acunhamento vertebral é considerado um fator de risco para o desenvolvimento de ULDH. A cirurgia de microdiscectomia é considerada uma técnica com bons resultados nessa patologia. Nível de Evidência III; Estudo retrospectivo, transversal, descritivo, observacional.

Descritores:
Hérnia; Prevalência; Diagnóstico

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br