Acessibilidade / Reportar erro

A TÉCNICA MICROSCÓPICA E ENDOSCÓPICA NA DISCECTOMIA LOMBAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Objetivos:

Comparar a microdiscectomia (MD) e a discectomia endoscópica interlaminar (DEI) como métodos de tratamento cirúrgico da hérnia de disco lombar, descrevendo a sua eficiência quanto à redução do tempo de hospitalização, da dor e do déficit neurológico e comparando os achados e a qualidade de estudos que utilizaram as técnicas microscópica e endoscópica.

Métodos:

Revisão sistemática da literatura que utilizou o protocolo PRISMA como metodologia. A busca foi realizada nas bases de dados: PUBMED/MEDLINE e The Cochrane Library, utilizando publicações dos últimos 5 anos, em português e inglês. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, bem como a validade dos estudos qualificados via STROBE e CONSORT, totalizaram 16 estudos para compilação de dados.

Resultados:

Foram obtidas amostras de 1.004 pacientes submetidos à discectomia lombar, sendo 493 com DEI (49%) e 511 com MD (51%), do sexo masculino (62%), média de idade de 38,7 anos e o nível vertebral L5-S1 (64,8%) como mais prevalente. A DEI mostrou menor tempo cirúrgico (66,38 min.) e de hospitalização (3,3 dias), além de maior variação no escore EVA MMII (5,38), enquanto a MD apresentou maior variação na EVA Lombar (3,14).

Conclusões:

A DEI demonstrou eficácia similar à MD diante dos resultados obtidos, além da não inferioridade na redução da dor e do déficit neurológico e da superioridade no tempo de cirurgia e de hospitalização. Nível de Evidência I; Revisão sistemática .

Descritores:
Discotomia; Microcirurgia; Endoscopia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br