Acessibilidade / Reportar erro
CoDAS, Volume: 36, Número: 1, Publicado: 2024
  • Efeitos multissensoriais do uso de máscara na inteligibilidade da fala e o benefício do multilinguismo Original Article

    Ponte, Filipa; Melo, Filipa; Duarte, Inês; Mendonça, Catarina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Devido à pandemia da doença Covid-19, o uso de máscaras em espaços públicos tornou-se comum. Ao cobrir a boca e o nariz, reduzem-se amplamente as pistas visuais associadas à fala, assim como se distorce e atenua o sinal auditivo. Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos multissensoriais do uso da máscara na percepção da fala e a diferença entre participantes falantes de uma, duas ou três línguas. Método Este estudo consistiu na apresentação de frases do SPIN teste a 40 participantes. Os participantes tinham como tarefa reportar as frases percebidas em quatro condições: Auditiva com máscara, audiovisual com máscara, auditiva sem máscara, audiovisual sem máscara. Conduziram-se duas sessões, com uma semana de intervalo, cada uma com os mesmos estímulos mas com diferente relação sinal-ruído. Resultados Os resultados demonstraram que o uso de máscara reduz a inteligibilidade da fala, tanto devido à diminuição da qualidade do estímulo auditivo, como devido à perda de informação visual. A relação sinal-ruído afeta a inteligibilidade e com o uso de máscara são necessárias relações mais altas para obter qualquer identificação correta. Aqueles que falam mais do que uma língua, assim como os mais novos, são menos afetados na percepção de fala com uso de máscara. Conclusão O uso de máscara facial reduz a inteligibilidade da fala, tanto devido a fatores visuais como auditivos. Indivíduos monolíngues, assim como os mais velhos, são os mais afetados nesta tarefa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Due to the pandemic of the Covid-19 disease, it became common to wear masks on some public spaces. By covering mouth and nose, visual-related speech cues are greatly reduced, while the auditory signal is both distorted and attenuated. The present study aimed to analyze the multisensory effects of mask wearing on speech intelligibility and the differences in these effects between participants who spoke 1, 2 and 3 languages. Methods The study consisted of the presentation of sentences from the SPIN test to 40 participants. Participants were asked to report the perceived sentences. There were four conditions: auditory with mask; audiovisual with mask; auditory without mask; audiovisual without mask. Two sessions were conducted, one week apart, each with the same stimuli but with a different signal-to-noise ratio. Results Results demonstrated that the use of the mask decreased speech intelligibility, both due to a decrease in the quality of auditory stimuli and due to the loss of visual information. Signal-to-noise ratio largely affects speech intelligibility and higher ratios are needed in mask-wearing conditions to obtain any degree of intelligibility. Those who speak more than one language are less affected by mask wearing, as are younger listeners. Conclusion Wearing a facial mask reduces speech intelligibility, both due to visual and auditory factors. Older people and people who only speak one language are affected the most.
  • Development and evaluation of Tamil Matrix Sentence Test Performance in young adults Original Article

    Vaidyanath, Ramya; Jesudass, Neethi; Achari, Thaaranya Krishnamoorthy

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The purpose of the study was to develop the Tamil Matrix Sentence Test (TMST) and evaluate the performance of a group of young adults with normal hearing on the developed test. The developed sentences were also administered at varying intensities to obtain a performance-intensity (PI) function. Methods A base matrix with 10 sentences containing 5 words each with a total of 50 words was used to develop the TMST. The sentences had a fixed semantic sentence structure of Tamil language in the order of noun, number, adjective, object and verb. The developed test consisted of 30 lists with 10 sentences in each list. The performance of 60 young adults with normal hearing aged 18 to 24 years across the 30 lists were compared for list equivalency. To obtain the PI function the sentences were administered on 20 young adults with normal hearing at intensities from 20 dB HL to 100 dB HL in 10 dB increments. The performance across the intensity levels were compared. Results The 30 lists of TMST were found to be acoustically equivalent. However, few lists showed significant difference in the scores obtained on them compared to the rest of the lists. The PI function revealed a saturation in performance beyond 40 dB HL. Conclusion From the results it was construed that TMST can be used to evaluate the speech identification abilities of Tamil speaking listeners. Multiple lists offer the advantage of retesting without the influence of practice or listeners memorizing the test material.
  • Associação entre risco de disfagia e sinais sugestivos de sarcopenia, estado nutricional e frequência de higiene oral em idosos hospitalizados Artigo Original

    Ferreira, Ronivaldo Pinto; Alves, Luana Marsicano; Mangilli, Laura Davison

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar o risco de disfagia e sua associação com os sinais sugestivos de sarcopenia, estado nutricional e frequência da higiene oral em idosos hospitalizados. Método Trata-se de um estudo transversal analítico com participação de 52 idosos internados em clínica médica de um hospital público no Distrito Federal. Foram aplicados os instrumentos Eating Assessment Tool, Strength, Assistance with walking, Rise from a chair, Climb stairs and Falls + Circunferência da Panturrilha e o Mini Nutritional Assessment shortform além de coleta de dados sociodemográficos e de condições de saúde. Resultados Dos idosos participantes 30,8% apresentaram risco de disfagia autorrelatada. Os fatores associados ao risco de disfagia foram sinais sugestivos sarcopenia (p=0,04), estado nutricional (p<0,001) e frequência da higiene oral (p=0,03). Conclusão Na população geriátrica deste estudo, em sua maioria com Covid-19, o risco de disfagia esteve associado aos sinais sugestivos de sarcopenia, estado nutricional e frequência da higiene oral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify the risk of dysphagia and its association with signs suggestive of sarcopenia, nutritional status and frequency of oral hygiene in the hospitalized elderly. Methods This is an analytical cross-sectional study with the participation of 52 elderly patients admitted to a medical clinic at a public hospital in the Federal District, Brazil. The Eating Assessment Tool, Strength, Assistance with walking, Rise from a chair, Climb stairs and Falls + Calf Circumference and the Mini Nutritional Assessment shortform were applied, in addition to the collection of sociodemographic data and health conditions. Results Among the elderly participants, 30.8% were at risk of self-reported dysphagia. The factors associated with the risk of dysphagia were: signs suggestive of sarcopenia (p=0.04), nutritional status (p<0.001) and oral hygiene frequency (p=0.03). Conclusion In the geriatric population of the present study, with the majority of the participants having tested positive for Covid-19, the risk of dysphagia was associated with signs suggestive of sarcopenia, nutritional status and frequency of oral hygiene.
  • Comparação da introdução das consistências na introdução da alimentação complementar entre recém-nascidos prematuros e a termo - Coorte de 0 a 12 meses Artigo Original

    Guimarães, Hellen Nataly Correia Lagos; Marciniak, Andriéllen; Paula, Lívia dos Santos; Almeida, Sheila Tamanini de; Celli, Adriane

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar a introdução das consistências no período da alimentação complementar de recém-nascidos prematuros e recém-nascidos a termo até os 12 meses de vida, bem como avaliar a presença de disfunção motora oral e a sua relação com dificuldade na introdução das consistências alimentares nestes grupos. Método Trata-se de um estudo do tipo observacional, analítico, coorte, com coleta de dados ambispectiva, realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Mafra - SC. A amostra do estudo foi constituída de 87 recém-nascidos, sendo 41 a termo e 46 prematuros. Na coleta de dados, foram realizadas entrevistas com as mães/responsáveis. A avaliação antropométrica foi realizada por nutricionista por meio de mensuração do peso corporal, comprimento e perímetro cefálico, seguida de avaliação das habilidades motoras orais e funcionais por meio do PAD-PED adaptado, avaliação da mamada, avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação da presença de depressão materna e risco psíquico da criança, até os 12 meses de vida de idade corrigida. Resultados A disfunção motora oral foi observada em 15 recém-nascidos, em ambos os grupos, na consistência líquida na primeira avaliação, persistiu em dois casos nos recém-nascidos a termo e em três casos nos recém-nascidos pré-termo, na última avaliação para a consistência sólida. Conclusão Não foi observada diferença na introdução das consistências alimentares entre os grupos. O aleitamento materno foi mais frequente nos a termo na primeira avaliação e semelhante nas demais avaliações. Com relação aos preditivos para disfunção motora oral, a mamadeira aumentou a chance em cerca de 7 vezes e procedimentos orais invasivos cerca de 6 vezes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare the introduction of consistencies during the period of complementary feeding of preterm and full-term newborns up to 12 months of life, as well as to evaluate the presence of oral motor dysfunction and its relation to difficulty in introducing food consistencies in these groups. Methods This is an observational, analytical, cohort study, with ambispective data collection, carried out at the Municipal Department of Health of Mafra, state of Santa Catarina, Brazil. The study sample consisted of 87 newborns, 41 full-term and 46 preterm. While data was collected, interviews were held with the mothers/guardians. The anthropometric assessment was carried out by a nutritionist by measuring body weight, length, and head circumference, followed by assessment of oral and functional motor skills by the adapted Clinical Evaluation Protocol of Pediatric Dysphagia (PAD-PED), assessment of breastfeeding and neuropsychomotor development, and assessment of the presence of maternal depression and psychological risk of children with up to 12 months of corrected age. Results We verified oral motor dysfunction in 15 newborns, in both groups, in the liquid consistency in the first assessment, persisting in two cases in the full-term newborns and in three cases in the preterm infants, in the last assessment for the solid consistency. Conclusion We observed no difference in the introduction of food consistencies between groups. Breastfeeding was more frequent in newborns in the first assessment and similar in other assessments. Regarding the predictors for oral motor dysfunction, bottle feeding increased the odds by about seven times and invasive oral procedures by about six times.
  • Videofluoroscopic measures of swallowing in people with stable COPD compared to healthy aging Original Article

    Mancopes, Renata; Steele, Catriona Margaret

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Swallowing impairment is a serious extra-pulmonary manifestation of Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD). Previous studies suggest that individuals with stable COPD show atypical values for several videofluoroscopy measures of swallowing, compared to healthy adults under age 60. However, it is unclear to what degree these changes are attributable to healthy aging. In this study, we aimed to clarify how swallowing in people with stable COPD differs from age-matched healthy controls. Methods We performed a retrospective analysis of videofluoroscopy data from two previously-collected datasets: a) a sample of 28 adults with stable COPD (18 male); b) a sample of 76 healthy adults, from which 28 adults were selected, matched for sex and age to participants in the COPD cohort. In both prior studies, participants swallowed 20% w/v liquid barium prepared in different consistencies (thin; mildly, moderately, and extremely thick). Blinded duplicate ratings were performed according to a standard procedure, yielding measures of laryngeal vestibule closure (LVC) integrity and timing, swallow timing, upper esophageal sphincter (UES) opening, pharyngeal constriction and pharyngeal residue. Mann-Whitney U tests and odds ratios were performed to determine significant group differences (p<.05). Results Across the consistencies tested, participants with COPD showed significantly shorter durations of LVC, earlier onsets and shorter durations of UES opening, and reduced pharyngeal constriction. No significant differences were seen in other measures. Conclusion These results point to features of swallowing in people with stable COPD that differ from changes seen with healthy aging, and which represent risks for potential aspiration.
  • Reabilitação auditiva com sistemas Baha® transcutâneo e percutâneo Artigo Original

    Castiquini, Eliane Aparecida Techi; Alvarenga, Kátia de Freitas; Souza, Lucilena Miranda de; Oliveira, Valdéia Vieira de; Chaves, Juliana Nogueira; Lourençone, Luiz Fernando Manzoni; Brito Neto, Rubens Vuono de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar longitudinalmente a influência dos limiares tonais auditivos obtidos com as próteses auditivas ancoradas no osso transcutâneas e percutâneas na percepção da fala em indivíduos com malformação de orelha externa e/ou média e Otite Média Crônica. Método Estudo observacional, retrospectivo, de seguimento longitudinal de 30 indivíduos usuários unilaterais de sistema Baha® transcutâneo e percutâneo, para coleta de dados secundários dos limiares tonais obtidos por meio da audiometria em campo livre e do limiar de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído nas condições: sem a prótese; no momento de ativação; no primeiro mês de uso (pós 1); e no terceiro mês (pós 2). Resultados Houve diferença significante entre os limiares tonais obtidos nas frequências de 3 e 4kHz, com melhores resultados para o percutâneo em todos os momentos de avaliação. Para os dois sistemas, observou-se melhor desempenho no reconhecimento de sentenças no silêncio e ruído, com diferença significante na ativação (p<0,001), porém manteve-se estável nos demais momentos de avaliação. O sistema percutâneo mostrou melhor benefício no reconhecimento de sentenças no ruído apenas na ativação (p=0,036), quando comparado ao transcutâneo. Conclusão O sistema percutâneo possibilitou melhor audibilidade para as frequências altas; contudo, tal audibilidade não influenciou no reconhecimento de sentenças na situação de silêncio para ambos os sistemas. Para a situação de ruído, melhores respostas foram observadas no sistema percutâneo; porém, a diferença não se manteve no decorrer do tempo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Longitudinally verify the influence of auditory tonal thresholds obtained with transcutaneous and percutaneous bone-anchored hearing aids on speech perception in individuals with external and/or middle ear malformation and chronic otitis media. Methods Observational, retrospective, longitudinal follow-up study of 30 unilateral users of the transcutaneous and percutaneous Baha® system for the collection of secondary data on pure tone thresholds obtained through free field audiometry and sentence recognition threshold in silence and noise in conditions: without the prosthesis; at the time of activation; in the first month of use (post 1); and in the third month (post 2). Results There was a significant difference between pure tone thresholds obtained at frequencies of 3 and 4kHz with better results for the percutaneous technique at all evaluation moments. For both systems, better performance was observed in sentence recognition in silence and in noise, with a significant difference in activation (p<0.001), but it remained stable during the other evaluation moments. The percutaneous system showed better benefit in recognizing sentences in noise only on activation (p=0.036), when compared to the transcutaneous system. Conclusion The percutaneous system provided better audibility for high frequencies; however, such audibility did not influence sentence recognition in the silent situation for both systems. For the noise situation, better responses were observed in the percutaneous system, however, the difference was not maintained over time.
  • A Delphi survey-based development and validation of cognitive-communication assessment tool for Indian preschoolers Original Article

    Prasanna, Aparna; Bajaj, Gagan; Anil, Malavika Anakkathil; Bhat, Jayashree S.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To address the need for a standardized assessment tool for assessing cognitive-communication abilities among Indian preschoolers, the current study aimed at describing a Delphi based development and validation process for developing one such tool. The objectives of the research were to conceptualize and construct the tool, validate its content, and assess its feasibility through pilot testing. Methods The study followed a Delphi approach to develop and validate the tool across four phases i.e. conceptualization; construction; content validation; and pilot testing. The first three phases were performed with a panel of six experts including speech-language pathologists and preschool teachers while the pilot testing was done with 20 typically developing preschoolers. A literature review was also conducted with the Delphi rounds to support the developmental process. Results The first two rounds of the Delphi aided in the construction of a culturally and linguistically suitable story-based cognitive-communication assessment tool with the memory (free recall, recognition, and literary recall) and executive function (reasoning, inhibition, and switching) related tasks relevant for preschoolers. The content validation of the tool was continued with the experts till the revisions were satisfactory and yielded an optimum Content Validity Index. The pilot test of the finalized version confirmed its feasibility and appropriateness to assess developmental changes in the cognitive-communication abilities of preschoolers. Conclusion The study describes the Delphi-based conceptualization, construction, content validation, and feasibility check of a tool to assess cognitive-communication skills in preschool children.
  • Prática baseada em evidências e atuação clínica em linguagem infantil: uma pesquisa online com fonoaudiólogos brasileiros Artigo Original

    Souza, Marcelle Stella de Lima; Cáceres-Assenço, Ana Manhani

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar o conhecimento, habilidades, opiniões e principais barreiras percebidas por fonoaudiólogos, da área de linguagem infantil no Brasil, a respeito da prática baseada em evidências (PBE). Método O estudo foi conduzido entre agosto de 2021 e julho de 2022 por meio de um questionário online. Além de dados sociodemográficos e de campo de trabalho, foram considerados 22 itens relacionados à PBE e subdivididos em “conhecimento”, “habilidades”, “opinião” e “barreiras”. Cada item apresentava cinco opções de resposta (discordo totalmente, discordo, não estou decidido, concordo, concordo totalmente). Ao total 122 fonoaudiólogos que atuam na área da linguagem infantil responderam ao questionário. Suas respostas foram descritas pela porcentagem de distribuição de frequência. O tempo de formação e o nível de domínio do inglês foram considerados para comparar o padrão de distribuição das respostas. Resultados Apesar da maioria dos fonoaudiólogos reportar ter aprendido as bases da PBE em sua formação acadêmica, há fragilidades em seu conhecimento e falta de domínio das estratégias de busca e avaliação crítica dos artigos científicos. Ainda que a maioria concorde que a aplicação da PBE é necessária para a prática fonoaudiológica e considere precisar aumentar o uso de evidências científicas em sua prática diária, são apontadas como barreiras a falta de artigos, dificuldades relacionadas à aplicação prática de resultados científicos e falta de apoio coletivo entre os colegas. Conclusão Este estudo alerta a comunidade acadêmica para a urgência de se considerar a PBE no contexto da Fonoaudiologia brasileira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize the knowledge, skills, opinions, and main barriers perceived by speech-language pathologists, in child language in Brazil, regarding evidence-based practice (EBP). Methods The study was conducted between August 2021 and July 2022 using an online questionnaire. In addition to sociodemographic and field data, 22 items related to EBP were considered and subdivided into “knowledge”, “skills”, “opinion” and “barriers”. Each item had five response options (strongly disagree, disagree, not decided, agree, strongly agree). A total of 122 speech-language pathologists who work with child language answered the questionnaire. Their responses were described by the percentage of frequency distribution. The time since graduation and the level of proficiency in English were considered to compare the distribution pattern of the answers. Results Although most speech-language pathologists report having learned the basics of EBP in their academic training, there are weaknesses in their knowledge and lack of mastery of search strategies and critical evaluation of scientific articles. Although most agree that EBP’s use is necessary for speech-language practice and consider the need to increase the use of scientific evidence in their daily practice, the lack of articles, difficulties related to the practical application of scientific results and lack of collective support among colleagues are identified as barriers. Conclusion This study alerts the academic community to the urgency of considering EBP in the context of Brazilian Speech-Language Pathology.
  • Efeitos imediatos do inspirômetro de incentivo em mulheres vocalmente saudáveis Artigo Original

    Lopes, Bárbara Pereira; Korn, Gustavo Polacow; Nunes, Flávio Barbosa; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar o efeito imediato do inspirômetro de incentivo nas medidas acústicas, medidas aerodinâmicas e na avaliação perceptivo-auditiva da qualidade vocal de mulheres com vozes saudáveis. Método Trata-se de um estudo experimental de comparação intrassujeito que contou com a participação de 22 mulheres sem queixas vocais. Foram obtidas as medidas acústicas, medidas aerodinâmicas e a avaliação perceptivo-auditiva da qualidade vocal antes e imediatamente após o uso do inspirômetro de incentivo pelas participantes. O dispositivo foi utilizado na posição ortostática, e as participantes realizaram três séries de dez repetições com intervalo de um minuto entre as séries. Resultados Após uso do inspirômetro de incentivo, observou-se redução significativa nas medidas de jitter, shimmer e PPQ (period perturbation quociente) e aumento do volume expiratório máximo. As demais medidas acústicas e aerodinâmicas não foram impactadas significativamente. Além disso, houve melhora na avaliação perceptivo-auditiva da qualidade vocal em oito (36,4%) participantes, e 11 (50,0%) não apresentaram mudanças após uso do inspirômetro de incentivo. Conclusão O uso do inspirômetro de incentivo é seguro e, em seu efeito imediato, promove redução nas medidas acústicas de aperiodicidade a curto prazo, tanto relacionadas à frequência quanto à intensidade, e aumenta o volume expiratório máximo em mulheres com vozes saudáveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the immediate effect of the incentive spirometer on acoustic measures, aerodynamic measures and on the auditory-perceptual assessment of vocal quality in vocally healthy women. Methods This is an experimental intra-subject comparison study with the participation of 22 women without vocal complaints. Acoustic measures, aerodynamic measures and auditory-perceptual assessment of vocal quality were obtained before and immediately after using the incentive spirometer by the participants. The device was used in the orthostatic position and the participants performed three sets of ten repetitions with a one-minute interval between sets. Results After using the incentive spirometer, there was a significant reduction in jitter, shimmer and PPQ (period perturbation quotient) measurements and an increase in maximum expiratory volume, while the other acoustic and aerodynamic measurements were not significantly impacted. In addition, there was improvement in vocal quality in eight (36.4%) participants and 11 (50.0%) participants showed no changes in the auditory perceptual assessment of voice quality after using the incentive spirometer. Conclusion The use of the incentive spirometer is safe and, in its immediate effect, positively impacts the acoustic measures of short-term aperiodicity of frequency and intensity and increases the maximum expiratory volume in women with healthy voices.
  • Instrumento de Avaliação Fonológica: evidências de validade de construto Artigo Original

    Botura, Camila; Alves, Giovana Sopezack; Bernardi, Ana Carolina Sartori; Ribas, Letícia Pacheco

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar evidências de validade de construto para um Instrumento de Avaliação Fonológica para o Português Brasileiro, baseadas nos dados de diagnóstico gerados por sua própria aplicação a partir da análise contrastiva e do grau de severidade de fala. Método A amostra foi composta por dados de 176 crianças, com idades entre cinco até nove anos. Foram avaliadas pelo Instrumento de Avaliação Fonológica e classificadas em com transtorno fonológico ou em desenvolvimento fonológico típico, comparando tais resultados aos critérios para o transtorno no DSM-5. A busca por evidências da validade de construto contou com a concordância entre os dois métodos de avaliação, aplicando o Coeficiente Kappa. Para a diferenciação entre os grupos, utilizou-se o teste t de Student para amostras independentes. Buscou-se a investigação dos índices do instrumento pela estatística da Curva de Receiver Operating Characteristic para obter valores de área, ponto de corte, sensibilidade, especificidade, acurácia, valor preditivo positivo e negativo. Resultados O instrumento apresentou concordância e diferenciação significativa entre as classificações. Quanto aos parâmetros de desempenho, exibe ponto de corte para diagnóstico com resultados iguais ou maiores do que 96,17%, excelente valor de área sob a curva, assim como percentuais satisfatórios para as outras análises investigadas. Conclusão O conjunto de dados encontrados indicam evidências para validade de construto do Instrumento de Avaliação Fonológica, apresentando uma contribuição útil e válida ao arsenal de avaliação clínica e de pesquisa envolvendo diagnóstico de Transtorno Fonológico e, com seu resultado de acurácia, contribuiu as propriedades de desempenho dos instrumentos utilizados na Fonoaudiologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate evidence of construct validity for a Phonological Assessment Instrument for Brazilian Portuguese, based on the diagnostic data generated by its application from contrastive analysis and speech severity. Methods The sample consisted of 176 children, aged between five to nine years old. They were evaluated with the Phonological Assessment Instrument and then classified as having Speech Sound Disorder or in typical phonological development, comparing these results to the criteria described for the disorder in the DSM-5. The search for evidence of construct validity relied on the agreement between the two assessment methods while applying the Kappa Coefficient. To differentiate between groups, Student's t-test was used for independent samples. We sought to investigate the instrument indexes using the Receiver Operating Characteristic Curve statistics to obtain values for area, cut-off point, sensitivity, specificity, accuracy, and positive and negative predictive value. Results The instrument showed agreement and significant differentiation between the classifications. As for the performance parameters, it shows a cut-off point for diagnosis with results equal to or greater than 96.17%, an excellent area under the curve, as well as satisfactory percentages for the other analyses investigated. Conclusion The data indicated evidence for the construct validity of the Phonological Assessment Instrument, presenting a useful and valid contribution to the arsenal of clinical assessment and research involving the diagnosis of Speech Sound Disorder and, with its accuracy result, contributed to the properties of performance of instruments used in Speech, Language and Hearing Sciences.
  • Instrumento de Avaliação Fonológica: evidências de fidedignidade Artigo Original

    Alves, Giovana Sopezack; Botura, Camila; Bernardi, Ana Carolina Sartori; Ribas, Letícia Pacheco

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Apresentar evidências de fidedignidade intra e interavaliadores, e de consistência interna, dos escores do Instrumento de Avaliação Fonológica, a fim de que possa ser considerado fidedigno e válido para a utilização na prática clínica. Método Foram analisados 179 áudios dos registros de fala do instrumento, cuja coleta foi realizada a partir da sua aplicação no período de 5 meses em crianças na faixa etária dos cinco aos oito anos e 11 meses. Três juízes especialistas transcreveram no software a produção de fala de cada criança, o qual gerou relatórios de desempenho. Os dados de fala de cada criança foram comparados entre esses avaliadores, treinados e experientes em transcrição fonética, para verificar a concordância dos escores do instrumento. Para a análise da fidedignidade, foi verificada a consistência interna pelo Alpha de Cronbach e a confiabilidade intra e interavaliadores por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse. Resultados O Instrumento de Avaliação Fonológica apresentou evidências de alta consistência interna, com escores indicando excelente fidedignidade para avaliação dos fonemas do Português Brasileiro, como também uma adequada concordância entre os juízes acerca dos escores do instrumento. Conclusão O instrumento apresentou evidências robustas de fidedignidade, sendo uma opção confiável e segura para ser utilizado em pesquisas brasileiras e na prática clínica para avaliar o sistema fonológico de crianças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To present evidence of intra- and inter-rater reliability and internal consistency of the Phonological Assessment Instrument scores, so that it can be considered reliable and valid for use in clinical practice. Methods 179 audio recordings of the instrument's speech samples were analyzed. The collection was carried out from its application in the period of 5 months in children aged from five to eight years and 11 months. Three expert judges transcribed the speech production of each child into the software, which generated performance reports. The speech data of each child were compared between these evaluators, who were trained and experienced in phonetic transcription, to verify the agreement of the instrument scores. For the reliability analysis, the internal consistency was verified using Cronbach's Alpha and the intra and inter-rater reliability using the Intraclass Correlation Coefficient. Results The Phonological Assessment Instrument showed evidence of high internal consistency, with scores indicating excellent reliability for the assessment of Brazilian Portuguese phonemes, as well as adequate agreement among the judges regarding the instrument scores. Conclusion The instrument presented robust evidence of reliability, being a reliable and safe option to be used in Brazilian research and clinical practice to evaluate the phonological system of Brazilian children.
  • Medidas espectrais e cepstrais em mulheres com disfonia comportamental Artigo Original

    Paiva, Gabriela Marques; Silva, Priscila Oliveira Costa; Silva, Layla Jamilly Andrade da; Nascimento, Kézia Alves; Silva, Ana Beatriz da Veiga e; Abreu, Samuel Ribeiro de; Almeida, Anna Alice Figueiredo de; Lopes, Leonardo Wanderley

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar se existem diferenças nas medidas acústicas cepstrais e espectrais entre mulheres com disfonia comportamental com e sem lesão laríngea, bem como verificar se existe correlação entre tais medidas e o julgamento perceptivo-auditivo da qualidade vocal. Método Participaram 78 mulheres com disfonia comportamental sem lesão laríngea (DCSL) e 68 com disfonia comportamental com lesão laríngea (nódulos vocais) (DCCL). Foram extraídas as medidas CPP (cepstral peak prominence), CPPS (cepstral peak prominence smoothed), declínio espectral e H1-H2 (diferença entre a amplitude do primeiro e do segundo harmônico), assim como o julgamento perceptivo-auditivo (JPA) do grau geral de desvio vocal (GG), graus de rugosidade (GR), de soprosidade (GS) e de tensão (GT). Resultados Mulheres com DCCL apresentaram maiores valores de H1-H2 e menores valores no CPP e CPPS, em relação às mulheres com DCSL. As vozes mais desviadas apresentaram menores valores do CPP e CPPS. As vozes soprosas apresentaram menores valores de CPP e CPPS, assim como maior valor de H1-H2 em relação às vozes rugosas. Houve correlação negativa fraca entre o CPP e o GR, negativa moderada com o GG e negativa forte com o GS. O CPPS apresentou correlação negativa moderada com o GG, GR e GS. A medida H1-H2 apresentou correlação positiva fraca com o GS. Houve correlação positiva fraca entre o declínio espectral e o GT. Conclusão As medidas acústicas H1-H2, CPP e CPPS apresentam diferenças entre mulheres com DCSL e DCCL. Além disso, há correlação entre as medidas cepstrais e espectrais e os diferentes parâmetros do JPA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate whether there are differences in cepstral and spectral acoustic measures between women with behavioral dysphonia with and without laryngeal lesions and verify whether there is a correlation between such measures and the auditory-perceptual evaluation of voice quality. Methods The sample comprised 78 women with behavioral dysphonia without laryngeal lesions (BDWOL) and 68 with behavioral dysphonia with laryngeal lesions (vocal nodules) (BDWL). Cepstral peak prominence (CPP), cepstral peak prominence-smoothed (CPPS), spectral decrease, and H1-H2 (difference between the amplitude of the first and second harmonics) were extracted. They were submitted to the auditory-perceptual evaluation (APE) of the grade of hoarseness (GH), roughness (RO), breathiness (BR), and strain (ST). Results BDWL women had higher H1-H2 values and lower CPP and CPPS values than BDWOL women. More deviant voices had lower CPP and CPPS values. Breathy voices had lower CPP and CPPS values and higher H1-H2 values than rough ones. There was a weak negative correlation between CPP and RO, a moderate negative correlation with GH, and a strong negative correlation with BR. CPPS had a moderate negative correlation with GH, RO, and BR. H1-H2 had a weak positive correlation with BR. There was a weak positive correlation between spectral decrease and ST. Conclusion H1-H2, CPP, and CPPS were different between BDWOL and BDWL women. Furthermore, cepstral and spectral measures were correlated with the different APE parameters.
  • Desempenho de pré-escolares e escolares no protocolo ProNOH: aspectos macroestruturais Artigo Original

    Rossi, Natalia Freitas; Xavier, Ana Carolina; Rosa, Kriscia Gobi; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar se o escore narrativo obtido por meio da aplicação do “Protocolo de Avaliação da Narrativa Oral de História (ProNOH)” permite discriminar os grupos etários estudados, bem como sua relação com o nível de coerência global da história. Método Participaram 97 pré-escolares e escolares com desenvolvimento típico de linguagem, entre 5 e 12 anos, ambos os sexos que frequentavam escola pública. Foi aplicado o “Protocolo de Avaliação da Narrativa Oral de História (ProNOH)” e calculado o escore narrativo na dimensão macroestrutural a partir dos elementos estruturais previstos no modelo da gramática de história. Esses mesmos elementos foram usados para obter o nível de coerência global da história, segundo proposta de análise de Spinillo e Martins (1997). Resultados Diferença estatisticamente significante foi encontrada entre os grupos etários, principalmente entre as idades fronteiriças de 5-6 anos, 7-8 anos, 9-10 anos e 11-12 anos. Correlação positiva e estatisticamente significante foi encontrada com a idade e o escore narrativo e a coerência global, bem como entre o escore narrativo e o nível de coerência global. Conclusão O protocolo mostrou ser útil para identificar o repertório de elementos típicos da gramática de história na narrativa oral como uma medida objetiva que diferenciou a narrativa oral de grupos etários. Os resultados indicaram ainda que o escore narrativo pode ser uma medida norteadora do nível de coerência da história, apesar deste valor não substituir uma análise específica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate if the narrative score of the ProNOH protocol allows for discriminating age groups, as well as its relation with the global coherence level of the story. The performance of preschool and schoolchildren on the macrostructure aspects. Methods Participants were 97 preschoolers and schoolchildren with typical language development, aged between five and 12 years old, and both sexes who attended public schools. The “Protocolo de Avaliação da Narrativa Oral de História (ProNOH)” (Protocol for the Evaluation of Oral Storytelling) was applied and the narrative score in the macrostructure dimension was calculated with story grammar elements. These same story elements were used to obtain the global coherence level of the story, as proposed by Spinillo and Martins (1997). Results A statistically significant difference was found between age groups, mainly between the borderline ages of 5-6 years, 7-8 years, 9-10 years, and 11-12 years. Positive and statistically significant correlations were found between the narrative score and global coherence and age, as well as between the narrative score and global coherence. Conclusion The protocol proved to be useful for identifying the repertoire of typical story grammar elements as an objective measure that differs in oral narrative across age groups. The results also indicate that the narrative score can provide an idea about the global coherence of the story, although this value does not replace a specific analysis.
  • Guia para a elaboração de relatórios fonoaudiológicos de crianças implantadas: opinião de especialistas Artigo Original

    Frederigue-Lopes, Natália Barreto; Silva, Joice de Moura; Souza, Flávia Custódio Pedroso de; Ricardo, Marcela Beatriz; Angelo, Thais Corina Said de; Jacob, Regina Tangerino de Souza; Moret, Adriane Lima Mortari; Zupelari, Marina Morettin

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Desenvolver guia para elaboração de relatórios fonoaudiológicos de crianças implantadas para serem compartilhados entre fonoaudiólogos dos serviços de implante coclear (IC) e reabilitadores. Método O método Delphi foi utilizado para selecionar os itens relevantes e fundamentais que deveriam constar nas duas versões propostas para compor o guia: Guia 1 - Relatórios fonoaudiológicos fornecidos pelo serviço de IC aos reabilitadores, e Guia 2 - Relatórios fonoaudiológicos fornecidos pelos reabilitadores aos serviços de IC. Vinte e um fonoaudiólogos especialistas e com experiência na área de implante coclear e de reabilitação auditiva participaram da discussão e do julgamento dos itens durante as rodadas de seleção. Considerou-se consenso quando o item obteve a concordância igual ou superior a 80% entre os participantes, sendo selecionados para comporem os dois guias. Resultados Após as duas rodadas, 21 itens do Guia 1 obtiveram consenso entre os terapeutas, ou seja, mais de 80% deles concordaram que estes itens deveriam estar presentes no relatório enviado pelo serviço de IC. Para o Guia 2, 22 itens analisados pelos fonoaudiólogos atuantes em serviços de IC setor pós-operatório, foram selecionados na segunda rodada. Conclusão A partir da análise das duas rodadas, foi desenvolvido o “Guia para a elaboração de relatórios fonoaudiológicos: intersecção entre serviço de IC e reabilitadores”. Este material pode ser aplicado na rotina de acompanhamento de crianças implantadas, padronizando as informações compartilhadas sobre o dispositivo eletrônico, resultados de avaliações, monitoramento dos resultados e processo terapêutico dessa população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop a guide for the preparation of speech-language reports of implanted children to be shared among speech-language pathologists of cochlear implant (CI) services and rehabilitation professionals. Methods The Delphi method was used to select the relevant and fundamental items that should be included in the two versions proposed for the guide: Guide 1 - Speech-language reports provided by the CI services to rehabilitators, and Guide 2 - Speech-language reports provided by the rehabilitators to CI services. Twenty-one speech therapists specialized and with experience in cochlear implants and auditory rehabilitation participated in the discussion and judgment of the items during the selection rounds. Consensus was considered when the item reached agreement equal to or greater than 80% among participants, being selected to compose the two guides. Results After the two rounds, 21 items from Guide 1 reached consensus among therapists, that is, more than 80% of them agreed that these items should be present in the report sent by the CI service. For Guide 2, 22 items analyzed by speech therapists working in CI services in the postoperative sector were selected in the second round. Conclusion Based on the analysis of the two rounds, the “Guide for the preparation of speech-language pathology reports: intersection between CI service and rehabilitators” was developed. This material can be applied in the follow-up of implanted children, standardizing the information shared about the electronic device, evaluation results, monitoring of results and therapeutic process of this population.
  • Hábitos de sono e autoavaliação miofuncional orofacial de crianças com risco para distúrbios respiratórios do sono Artigo Original

    Picinato-Pirola, Melissa; Lira, Amanda Lima e; Viana, Giovanna Régis; Santos, Thaynara Lemos Batista; Corrêa, Camila de Castro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar e correlacionar as queixas de alterações miofuncionais orofaciais e de risco para distúrbios respiratórios do sono com hábitos de sono na infância. Método Participaram 71 pais ou responsáveis de crianças de 6 a 11 anos, matriculadas em uma escola pública. Foi aplicado um formulário com questões semiestruturadas/anamnese e os protocolos Nordic Orofacial Test-Screening - entrevista, Pediatric Obstructive Sleep Apnea Screening Tool Questionnaire, e Children’s Sleep Habits Questionnaire - todos em suas versões em português/Brasil no formato online. Para a análise estatística, realizou-se o teste de correlação de Spearman, considerando o nível de significância de 5%. Resultados 29 crianças eram do sexo feminino (40,8%) e 42 do sexo masculino (59,2%), com média de idade de 8,52 anos. As queixas miofuncionais orofaciais encontradas foram relacionadas às funções de respiração (35,2%), mastigação e deglutição (32,4%) e hábitos deletérios (33,8%). Todas as crianças apresentaram um baixo risco para distúrbios respiratórios do sono e quanto aos hábitos de sono, 23 crianças (32,39%) apresentaram uma somatória menor, enquanto que 48 crianças (67,61%) ultrapassaram 41 pontos. Conclusão Houve correlação entre risco para distúrbios respiratórios do sono em crianças com as queixas de alterações miofuncionais orofaciais e com a baixa qualidade/maus hábitos de sono.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify orofacial myofunctional complaints and sleep-disordered breathing and correlate them with sleep habits in childhood. Methods The study included 71 parents/guardians of public school children aged 6 to 11 years. They answered a form with semi-structured medical history questions and the Nordic Orofacial Test-Screening - interview, the Pediatric Obstructive Sleep Apnea Screening Tool Questionnaire, and the Children’s Sleep Habits Questionnaire - all of them in their Portuguese/Brazilian versions in an online format. Statistical analyses used Spearman’s correlation, setting the significance level at 5%. Results There were 29 female children (40.8%) and 42 male ones (59.2%), with a mean age of 8.52 years. The study found orofacial myofunctional complaints related to breathing functions (35.2%), chewing and swallowing (32.4%), and deleterious habits (33.8%). All children were at a low risk of sleep-disordered breathing. As for sleep habits, 23 children (32.39%) had a lower total score, whereas 48 children (67.61%) exceeded 41 points. Conclusion There was a correlation between the risk of sleep-disordered breathing in children with complaints of orofacial myofunctional disorders and poor sleep quality/habits.
  • Evidências de validade de critério concorrente e preditiva do Instrumento de Rastreio da Comunicação de Crianças de 0 a 36 meses (IRC-36) Artigo Original

    Almeida, Dayanne Priscila Rodrigues de; Cordeiro, Ana Augusta de Andrade; Almeida, Larissa Nadjara Alves; Queiroga, Camila Arruda Manchester de; Queiroga, Bianca Arruda Manchester de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Determinar evidências de validade de critério concorrente e preditiva do Instrumento de Rastreio da Comunicação de crianças de 0 a 36 meses (IRC-36). Método Participaram da pesquisa 78 pais/responsáveis de crianças que frequentam o serviço de puericultura das Unidades de Saúde da Família, além de 33 crianças com idades entre 0 e 36 meses, convidadas para segunda etapa do estudo. Na primeira etapa do estudo, 13 profissionais de saúde foram treinados para realizar a aplicação do IRC-36 nos pais/responsáveis das crianças. No segundo momento, os pais responderam a uma nova aplicação do IRC-36 e as crianças foram avaliadas com o Denver II. Resultados O IRC-36 apresentou correlação com o Denver II em mais da metade dos casos, confirmando a validade de critério concorrente do instrumento. Os resultados do IRC-36 da primeira etapa quando correlacionados com o Denver II, não apresentaram valores significativos. O valor de ponto de corte do instrumento foi 12, sendo este o valor de referência entre crianças em risco e sem risco para alteração da comunicação. O instrumento apresentou valor de acurácia dentro dos níveis preconizados e alta sensibilidade. A ocorrência de risco para alteração da comunicação apresentou-se maior na segunda aplicação do IRC-36. Conclusão O estudo apresentou evidências de validade de critério concorrente, indicando que o instrumento possui evidências de medidas de acurácia e de validade para o rastreio da comunicação de crianças de 0 a 36 meses sendo capaz de identificar risco para as alterações da comunicação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To determine evidence of concurrent and predictive criterion validity of the Communication Screening Instrument for children aged 0 to 36 months (IRC-36). Methods 78 parents/guardians of children who attend the childcare service of the Family Health Centers participated in the research, in addition to 33 children aged between 0 and 36 months, invited to the second stage of the study. In its first stage, 13 health professionals were trained to apply the IRC-36 to the children's parents/guardians. In the second moment, the parents responded to a new IRC-36 application, and the children were evaluated with Denver II. Results IRC-36 correlated with Denver II in more than half of the cases, confirming the instrument’s concurrent criterion validity. IRC-36 results in the first stage did not significantly correlate with Denver II. The instrument's cutoff value was 12, which is the reference value between children at risk and not at risk of communication disorders. The instrument had high sensitivity and an accuracy value within the recommended levels. The occurrence of risk of communication changes was higher in the second IRC-36 application. Conclusion The study presented evidence of concurrent criterion validity, indicating that the instrument has evidence of accuracy and validity measures to screen communication in children aged 0 to 36 months, being able to identify the risk for communication disorders.
  • Instrumento multiprofissional de rastreio para risco de broncoaspiração em ambiente hospitalar à população idosa: evidências de validade baseada nos processos de resposta Artigo Original

    Miquilussi, Paloma Alves; Santos, Rosane Sampaio; Massi, Giselle Aparecida de Athayde

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi validar, com base nos processos de resposta, o Instrumento Multiprofissional de Rastreio para o Risco de Broncoaspiração em Ambiente Hospitalar, direcionado à população idosa. Método O instrumento foi aplicado por juízes em pacientes distintos e selecionados de forma aleatória. Após a aplicação, os juízes foram entrevistados para que fosse possível verificar a impressão deles quanto à relevância dos itens e quanto a interpretação sobre o conteúdo escrito, bem como a questões gramaticais e semânticas. Foram consideradas sugestões de acréscimo de alternativas de perguntas e de respostas, além de propostas de adequação de questões que compunham o instrumento. As reações não verbais, tais como expressões faciais que sugeriram dúvidas ou hesitações, por parte dos juízes, em relação ao instrumento, também foram analisadas. Resultados A concordância dos juízes em relação a cada item do dispositivo foi calculada pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC), e pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI), sendo que seus resultados demonstraram alto nível de concordância. Através das sugestões dos juízes, elaborou-se uma nova versão do Instrumento Multiprofissional de Rastreio para o Risco de Broncoaspiração em Ambiente Hospitalar à população idosa. Conclusão Os resultados obtidos demonstraram que a validade do Instrumento Multiprofissional para Rastreio do Risco de Broncoaspiração em Ambiente Hospitalar junto à população idosa, baseada nos processos de respostas, foi alcançada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The objective of this study was to validate the Multiprofessional Screening Instrument for Broncho-aspiration Risk in Hospital Environment, which is aimed at the elderly population, based on response processes. Methods Judges applied the instrument to different patients and randomly selected. After the application, the judges were interviewed so that it was possible to verify their impression regarding the relevance of the items about their interpretation of the written content, as well as grammatical and semantic issues. Suggestions for adding alternative questions and answers were considered, as well as proposals for adapting the questions that made up the instrument. Non-verbal reactions, such as facial expressions that suggested doubts or hesitations, by the judges concerning the instrument were also analyzed. Results The agreement of the judges concerning each item of the device was calculated by the Content Validity Index (CVI) and by the Intraclass Correlation Coefficient (ICC), and their results showed a high level of agreement. Through the suggestions of the judges, a new version of the Multi-professional Screening Instrument for the Risk of Broncho-aspiration in a Hospital Environment in the Elderly was elaborated. Conclusion The results obtained showed that the validity of the Multi-professional Instrument for Screening the Risk of Broncho-aspiration in the Hospital Environment with the elderly population, based on the response processes, was achieved and makes it a promising device to assist professionals in hospital care for the elderly.
  • Panorama da Saúde Auditiva infantil no Sistema Único de Saúde no estado de Sergipe Artigo Original

    Duarte, Josilene Luciene; Silva, Kelly da; Carlino, Fabiana Cristina; Souza, Maria Victória dos Anjos; Vieira, Greicielly da Silva Pereira; Carregosa, Ana Maria; Santos, Sulamita Cysneiros das Chagas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever o panorama da saúde auditiva infantil no Sistema Único de Saúde do estado de Sergipe. Método Estudo quantitativo e retrospectivo, composto por quatro etapas: 1) Busca no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde das instituições conveniadas ao Sistema Único de Saúde no estado de Sergipe que realizam serviços obstétricos e dos serviços que atuam na saúde auditiva; 2) Obtenção de dados de cobertura da Triagem Auditiva Neonatal (TAN), por meio do DATASUS (de 2012 a 2020); 3) Coleta de dados em prontuários das instituições com obstetrícia e/ou que realizam a TAN; e 4) Entrevista aos responsáveis das crianças em reabilitação auditiva. Os resultados foram sumarizados por meio de estatística descritiva (frequência absoluta e relativa, medidas de tendência central e de dispersão). Resultados Dos 29 estabelecimentos com obstetrícia, um realiza a TAN. Há dois Centros de Referência em Saúde Auditiva (CRSA) com habilitação para implante coclear e dois Centros Especializados em Reabilitação. De 2012 a 2020 a cobertura da TAN no estado foi inferior a 40% e quando realizada na maternidade, houve ausência de encaminhamentos para a realização do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) e do diagnóstico audiológico. Observou-se cobertura considerável no CRSA com menor taxa de evasão para realizar PEATE e com taxa de diagnóstico de 4,8%. O tempo médio da TAN universal à reabilitação foi superior ao recomendado. Conclusão Existe necessidade de aumentar a cobertura da TAN, ajustar a rede de saúde auditiva para a articulação nos diferentes níveis de atenção e diminuir o tempo para identificação, diagnóstico e início da reabilitação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the panorama of children’s hearing health in the Unified Health System of the state of Sergipe. Methods A quantitative and retrospective study consisting of four steps: 1) Search the National Registry of Health Establishments of institutions affiliated to the Health Unic System in the state of Sergipe that perform obstetric services and hearing health services; 2) Collecting Neonatal Hearing Screening (NHS) coverage data through DATASUS (from 2012 to 2020); 3) Data collection from medical records of institutions with obstetrics and that perform NHS; and 4) Interview with the guardians of children undergoing auditory rehabilitation. The results were summarized using descriptive statistics (absolute and relative frequency, measures of central tendency, and dispersion). Results Only one out of the 29 establishments with obstetrics performs NHS. Two of the Hearing Health Reference Centers (HHRC) are qualified for cochlear implants and two Specialized Centers are qualified for Rehabilitation. From 2012 to 2020, NHS coverage in the state was less than 40%, and when performed in the maternity ward, there were no referrals for Brainstem Auditory Evoked Response (BERA) and audiological diagnosis. The HHRC showed considerable coverage and a lower evasion rate to perform BERA, with a diagnosis rate of 4.8%. The mean time from the NHS to rehabilitation was longer than recommended. Conclusion NHS coverage must be increased, adjusting the hearing health network to articulate the different levels of care, and reducing the time for identification, diagnosis, and start of rehabilitation.
  • Autopercepção da voz, audição e saúde geral no rastreio de distúrbio vocal em idosas Artigo Original

    Rocha, Maria Clara; Nogueira, Bárbara de Faria Morais; Nunes, Flávio Barbosa; Medeiros, Adriane Mesquita de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a associação de fatores sociodemográficos, do comportamento vocal, morbidades e autopercepção da voz, auditiva e de saúde geral de idosas com distúrbio vocal. Método Participaram 95 idosas com idades entre 60 e 84 anos (média 69,5). Realizou-se uma entrevista com apoio de um questionário estruturado contendo questões sociodemográficas, de saúde e do comportamento vocal. Utilizou-se o Protocolo para Rastreamento de Alterações Vocais em Idosos (RAVI) para identificar a presença de distúrbio vocal. Resultados Houve o predomínio de participantes com ensino médio completo e aposentadas. O número de idosas que apresentaram distúrbio vocal segundo o RAVI foi de 46,3%. Queixas relacionadas às sensações físicas como garganta seca, pigarro e coceira na garganta foram as mais presentes. O grupo de idosas com distúrbio vocal apresentou pior autopercepção da qualidade vocal, audição, saúde geral e maior frequência de infecções de vias aéreas superiores quando comparadas àquelas sem distúrbio vocal (p≤0,05). Conclusão Houve associação estatística entre a autoavaliação vocal mensurada pelo RAVI e a autopercepção da qualidade da voz, da audição, da saúde geral, inflamações de garganta, sinusite e alergias respiratórias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the association between sociodemographic factors, vocal behavior, morbidities, and self-perception of voice, hearing, and general health in older women with voice disorders. Methods The sample had 95 older women aged 60 to 84 years (mean of 69,5). They were interviewed with a structured questionnaire on sociodemographic aspects, health, and vocal behavior. The Screening Protocol for Voice Disorders in Older Adults (RAVI) was used to identify the presence of voice disorders. Results Participants who had finished high school and were retired predominated. The number of older women with voice disorders according to RAVI was 46.3%. Physical sensations such as dry throat, throat clearing, and itchy throat were the most common complaints. The group of older women with voice disorders had worse self-perception of voice quality, hearing, and general health and a higher frequency of upper airway infections than those without voice disorders (p ≤ 0.05). Conclusion The vocal self-assessment measured with RAVI was statistically associated with self-perception of voice quality, hearing, general health, sore throat, sinusitis, and respiratory allergies.
  • Validade de conteúdo do Profiles of Early Expressive Phonological Skills-Brazilian Portuguese (PEEPS-BP) - Lista Expandida Artigo Original

    Simoni, Simone Nicolini de; Morares, Denis Altieri de Oliveira; Pagliarin, Karina Carlesso; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Realizar a adaptação transcultural do Instrumento Profiles of Early Expressive Phonological Skills- Brazilian Portuguese (PEEPS-BP) - Lista expandida, realizando a validação de conteúdo. Método Estudo de adaptação transcultural, quantitativo e transversal, considerando critérios psicométricos. Realizou-se o estudo da lista de 423 palavras do Inventário de Desenvolvimento Comunicativo- MacArthur- Palavras e Sentenças, adaptado para o Português Brasileiro. O método foi dividido em quatro Etapas. A lista foi julgada por juízes especialistas (JE) e juízes não especialistas (JNE), considerando como critério a familiaridade da palavra para uma criança entre 24 e 36 meses, e a representatividade da palavra com brinquedo/objeto, contemplando as Etapas 1 e 2. Os juízes crianças analisaram, em situação de coleta de dados, a familiaridade e a representatividade das palavras-estímulos, apresentado na Etapa 3. Após, realizou-se o estudo piloto- Etapa 4, com as palavras-estímulo selecionadas. Na análise estatística dos juízes especialistas e não especialistas utilizou-se o índice de Concordância do Kappa Fleiss e Gwet. Na análise das respostas dos juízes crianças e no estudo piloto, a análise foi feita em relação ao tipo de resposta da criança, especificamente pontuando a nomeação espontânea do brinquedo/objeto, pontuando de forma qualitativa. Resultados O resultado da Etapa 1 e 2, e a concordância dos testes estatísticos para os critérios de Familiaridade e Representatividade foi de 45,7% para JE e 76,4% para JNE, e resultado de 100% para a concordância da Representatividade. Foram analisadas 122 palavras, resultantes dos critérios previamente estabelecidos, totalizando 34 palavras (exclusão de uma palavra por parte das pesquisadoras), totalizando 33 palavras-estímulos. Na Etapa 3, das 33 palavras-estímulos aplicadas, nove apresentaram pontuação de nomeação espontânea abaixo do esperado, sendo retestadas para a Etapa 4, Estudo Piloto. O resultado do Estudo Piloto evidenciou que das nove palavras-estímulos retestadas, quatro delas ainda apresentaram pontuação abaixo, sendo excluídas do estudo. Portanto com a aplicação do estudo piloto a lista expandida do PEEPS-BP, resultou em 29 palavras. Conclusão O PEEPS-BP - Lista Expandida apresentou evidências de validade de conteúdo satisfatórias para a adaptação transcultural do teste.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To carry out the cross-cultural adaptation of the Instrument Profiles of Early Expressive Phonological Skills- Brazilian Portuguese (PEEPS-BP) - Expanded list, performing content validation. Methods Cross-cultural, quantitative and cross- sectional adaptation study, considering psychometric criteria. A study was carried out on the list of 423 words from the Communicative Development Inventory - MacArthur - Words and Sentences, adapted to Brazilian Portuguese. The method was divided into four steps. The list was judged by expert judges (JE) and non-specialist judges (JNE), considering as a criterion the familiarity of the word for a child aged between 24 and 36 months, and the representativeness of the word with toy/object, contemplating Steps 1 and 2. The child judges analyzed, in a data collection situation, the familiarity and representativeness of the stimulus-words, presented in Step 3. Afterwards, the pilot study - Step 4, was carried out with the selected stimulus-words. In the statistical analysis by expert and non-specialist judges, the Fleiss’ Kappa and Gwet Concordance index was used. In the analysis of the responses of the child judges and in the Pilot Study, the analysis was made in relation to the type of response of the child, specifically scoring the spontaneous naming of the toy/object, scoring qualitatively. Results The result of Steps 1 and 2, and the agreement of the statistical tests for the Familiarity and Representativeness criteria was 45.7% for JE and 76.4% for JNE, and a result of 100% for the agreement of Representativeness. A total of 122 words were analyzed, resulting from previously established criteria, totaling 34 words (exclusion of one word by the researchers), totaling 33 stimulus-words. In Stage 3, of the 33 stimulus-words applied, nine presented spontaneous naming scores below expectations, being retested for Step 4, the Pilot Study. The result of the Pilot Study showed that of the nine retested stimulus-words, four of them still had a score below, being excluded from the study. Therefore, with the application of the Pilot Study, the expanded list of PEEPS-BP resulted in 29 words. Conclusion The PEEPS-BP - Expanded List showed satisfactory evidence of content validity for the cross-cultural adaptation of the test.
  • Procedimento online de incentivo à leitura em crianças com dificuldades escolares e seus responsáveis, durante a pandemia de COVID-19 Relato De Caso

    Silva, Giulia Ito; Diniz, Gabriela; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro; Costa, Aline Roberta Aceituno da

    Resumo em Português:

    RESUMO A escola é o principal ambiente para a promoção formal da alfabetização e do letramento, os quais são portas para o mundo da leitura. Porém, com a ocorrência da pandemia do COVID-19, as atividades pedagógicas tiveram que ser suspensas ou adaptadas ao modelo remoto, acarretando prejuízos a todos os alunos, e principalmente àqueles que já apresentavam dificuldades escolares, especialmente as relacionadas à leitura. Sabe-se que a proficiência e o hábito de leitura são condições importantes para o desenvolvimento acadêmico geral. Estudos têm demonstrado que a aplicação de estratégias no contexto familiar e a utilização de plataformas digitais, com a finalidade de compartilhamento de leituras, são práticas favorecedoras do hábito leitor. Dessa forma, o presente estudo objetivou relatar as experiências da aplicação online de um procedimento de incentivo à leitura, em crianças com dificuldades escolares e seus respectivos responsáveis (seis díades), com a utilização de uma plataforma digital específica para compartilhamentos de leituras. Dentre os resultados obtidos estão: a mudança de comportamentos das crianças envolvidas para maior propensão a hábitos leitores, a mudança de atitudes diárias das mães no ambiente familiar para o incentivo à leitura, e a presença de comportamentos incentivadores por parte das mães, frente ao compartilhamento de leituras de seus filhos. As experiências relatadas mostraram-se promissoras e para maior consolidação dos achados, sugerem-se novos estudos com número amostral que permita análises estatísticas, estudos longitudinais e também com uma possível aplicação presencial ou híbrida do procedimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT School is the main environment for the formal promotion of literacy and it is the first step to the world of reading. However, with the occurrence of the COVID-19 pandemic, pedagogical activities had to be suspended or adapted to the remote model, causing harm to all students, and notably to those who already had school difficulties, especially those related to reading. Proficiency and the habit of reading are important conditions for academic development. Studies have shown that the application of strategies in the family context and the use of digital platforms, with the purpose of sharing readings, are practices that promote the reading habit. Therefore, the present study aimed to report the experiences of applying an online procedure to encourage reading in children with school difficulties and their respective guardians (six dyads), using a specific digital platform for sharing readings. The results obtained include a behavioral change in the children towards solid reading habits, a change in mothers' daily attitudes in the family environment towards encouraging reading, and mothers’ encouraging behaviors when sharing their children’s reading. The experiences reported were promising and, to further consolidate the findings, new studies are suggested with a sample size that allows statistical analyses, longitudinal studies and also with a possible face-to-face or hybrid application of the procedure.
  • Protocolo de avaliação para apraxia de fala adquirida Comunicação Breve

    Costa, Beatriz Maurer; Brescancini, Cláudia Regina; Ortiz, Karin Zazo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Elaborar um protocolo de avaliação do planejamento motor da fala com estímulos fonologicamente balanceados para o português brasileiro e que contemple todas as variáveis necessárias para este diagnóstico. Método Foram realizadas três etapas: Na primeira, construíram-se listas de palavras cujo critério principal foram os padrões silábicos e acentuais. Do levantamento realizado na Etapa 1, procedeu-se à seleção dos vocábulos que compuseram a primeira versão do protocolo na Etapa 2, reunidas em duas tarefas: de repetição e de Leitura em Voz Alta (LVA). Em seguida, investigou-se a ocorrência das palavras usando a base de dados do Corpus Brasileiro (PUC-SP) - Linguateca. Na etapa 3 realizou-se a análise estatística para verificar se as listas de repetição e de LVA estavam equilibradas quanto à ocorrência das palavras. Assim, as listas foram distribuídas em quartis e foram analisadas de forma descritiva e bivariada. O nível de significância utilizado foi de 5%. Resultados Após a realização de todas as etapas, foi possível obter as palavras que compuseram as listas das tarefas de repetição e de LVA. Finalmente, foram então acrescidas ao protocolo as demais tarefas consideradas essenciais para a avaliação da apraxia como as taxas diadococinéticas e a prancha para a emissão oral espontânea. Conclusão O protocolo desenvolvido contém as tarefas consideradas padrão para a avaliação da apraxia de fala pela literatura internacional, o que torna esse instrumento importante para o diagnóstico desse distúrbio em falantes do português brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop an assessment protocol for speech motor planning with phonologically balanced stimuli for Brazilian Portuguese, including all necessary variables for this diagnosis. Methods Three stages were carried out: In the first, word lists were built with the main criterion being syllabic and accentual patterns. From the survey conducted in Stage 1, the words that composed the first version of the protocol lists in Stage 2 were selected, and grouped into two fundamental tasks for diagnosing acquired apraxia of speech (AOS): repetition and Reading Aloud (RA). In Stage 3, the occurrence of words was investigated using the Brazilian Corpus (PUC-SP) - Linguateca database, and a statistical analysis was performed to verify if the repetition and RA lists were balanced in terms of the occurrences. Thus, the lists were distributed in quartiles and submitted to both descriptive and bivariate analyses. A significance level of 5% (p<0.05) was adopted. Results After completion of all stages, the words that composed the lists of the repetition and RA tasks were obtained. Finally, other tasks considered essential for the assessment of AOS, such as diadochokinetic rates and the board for spontaneous oral emission, were then added to the protocol. Conclusion The developed protocol contains the tasks considered standard for the assessment of AOS according to the international literature, which makes this instrument important for diagnosing this disorder in speakers of Brazilian Portuguese.
  • Desempenho em decodificação e escrita de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem: dados preliminares Comunicação Breve

    Soares, Aparecido José Couto; Santos, Gabriele Hilário Cardoso; Befi-Lopes, Débora Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o desempenho de crianças com diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem em provas de decodificação e escrita para assim entender melhor suas manifestações e o processo de aquisição das habilidades da linguagem escrita. Método Foram sujeitos do estudo 80 crianças. Compuseram o Grupo-Pesquisa 16 crianças com diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem, sendo 13 do gênero masculino e 3 do gênero feminino, média de idade de 7,3. O Grupo Controle contou com 64 sujeitos pareados em gênero, idade, escolaridade e nível sócio econômico com o Grupo Controle na proporção 4:1. Foi realizada avaliação da habilidade de decodificação de palavras e pseudopalavras de ambos os grupos, contabilizando-se o tempo de leitura de palavras corretas e a porcentagem de acertos, considerando-se também a extensão da palavra/pseudopalavra. A avaliação da escrita foi realizada no grupo controle, que teve seus erros ortográficos analisados e categorizados. Todos os dados passaram por análise estatística descritiva e inferencial. Resultados Os dados indicaram maior tempo de decodificação e menor porcentagem de acertos para as crianças do Grupo Pesquisa. Em relação aos erros ortográficos, observou-se a predominância de erros de ortografia arbitrária. Conclusão Os dados evidenciam que crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem tendem a apresentar maior tempo de decodificação, maior porcentagem de erros do que seus além, de erros ortográficos mais concentrados na ortografia natural.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to verify the performance of children with Developmental Language Disorder in decoding and writing tests in order to better understand their manifestations and the process of acquiring written language skills. Methods The study subjects were 80 children. The Research Group consisted of 16 children diagnosed with Developmental Language Disorder, 13 males and 3 females, mean age of 7.3. The Control Group counted on 64 subjects paired in gender, age, education and socioeconomic level with the Control Group in a 4:1 ratio. The ability to decode words and pseudowords of both groups was evaluated, measuring the time spent to correctly read words and the percentage of correct answers, also considering the length of the word/pseudoword. The writing evaluation was carried out in the control group, which had its spelling errors analyzed and categorized. All data underwent descriptive and inferential statistical analysis. Results The data indicated a longer decoding time and a lower percentage of correct answers for the children from the Research Group. Regarding spelling errors, there was a predominance of arbitrary spelling errors. Conclusion The data showed that children with Developmental Language Disorder tend to have a longer decoding time, greater percentage of errors than their peers and tend to present spelling errors more concentrated in natural orthography.
  • Modificações do feedback auditivo e seus efeitos sobre a voz de indivíduos adultos: uma revisão de escopo Revisão Crítica Ou Revisão De Escopo

    Alves, Moisés do Carmo; Mancini, Patrícia Cotta; Teixeira, Leticia Caldas

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A percepção auditiva da voz e sua produção envolvem o feedback auditivo, as pistas cinestésicas e o sistema de feedforward, os quais produzem efeitos distintos para a voz. Os efeitos Lombard, Sidetone e o Pitch-Shift-Reflex são os mais estudados. O mapeamento de experimentos científicos sobre as modificações do feedback auditivo para o controle motor da voz possibilita examinar a literatura existente sobre o fenômeno e pode contribuir para o treinamento ou terapias da voz. Objetivo Mapear os experimentos e resultados das pesquisas com manipulação do feedback auditivo para o controle motor da voz de indivíduos adultos. Método Revisão de escopo seguindo o Checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension (PRISMA-ScR) para responder à pergunta: “Quais os métodos de investigação e principais achados das pesquisas sobre a manipulação do feedback auditivo no automonitoramento da voz de indivíduos adultos?”. O protocolo de busca foi baseado na estratégia mnemônica População, Conceito e Contexto (PCC). A população são os indivíduos adultos; o conceito é a manipulação do feedback auditivo e o contexto é o controle motor da voz. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados: BVS/ Biblioteca Virtual em Saúde, MEDLINE/Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line, COCHRANE, CINAHL/Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, SCOPUS e WEB OF SCIENCE. Resultados Foram encontrados 60 artigos, sendo 19 da temática do Efeito Lombard, 25 do efeito Pitch-shift-reflex, 12 do efeito Sidetone e quatro sobre o efeito Sidetone/Lombard. Os estudos são concordantes que a inserção de um ruído que mascara o feedback auditivo provoca um aumento na intensidade de fala do indivíduo e que a amplificação do feedback auditivo promove a redução do nível de pressão sonora na produção da voz. Observa-se uma resposta reflexa à mudança de tom no feedback auditivo, porém, com características individuais em cada estudo. Conclusão O material e método dos experimentos são distintos, não há padronizações nas tarefas, as amostras são variadas, muitas vezes reduzidas. A diversidade metodológica dificulta a generalização dos resultados. Os principais achados das pesquisas a respeito o feedback auditivo sobre o controle motor da voz confirmam que, na supressão do feedback auditivo, o indivíduo tende a aumentar a intensidade da voz. Na amplificação do feedback auditivo, o indivíduo diminui a intensidade e tem maior controle sobre a frequência fundamental e, nas manipulações da frequência, o indivíduo tende a corrigir a manipulação. Os poucos estudos com sujeitos disfônicos mostram que eles se comportam diferentemente dos não disfônicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The auditory perception of voice and its production involve auditory feedback, kinesthetic cues and the feedforward system that produce different effects for the voice. The Lombard, Sidetone and Pitch-Shift-Reflex effects are the most studied. The mapping of scientific experiments on changes in auditory feedback for voice motor control makes it possible to examine the existing literature on the phenomenon and may contribute to voice training or therapies. Purpose To map experiments and research results with manipulation of auditory feedback for voice motor control in adults. Method Scope review following the Checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension (PRISMA-ScR) to answer the question: “What are the investigation methods and main research findings on the manipulation of auditory feedback in voice self-monitoring of adults?”. The search protocol was based on the Population, Concept, and Context (PCC) mnemonic strategy, in which the population is adult individuals, the concept is the manipulation of auditory feedback and the context is on motor voice control. Articles were searched in the databases: BVS/Virtual Health Library, MEDLINE/Medical Literature Analysis and Retrieval System online, COCHRANE, CINAHL/Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, SCOPUS and WEB OF SCIENCE. Results 60 articles were found, 19 on the Lombard Effect, 25 on the Pitch-shift-reflex effect, 12 on the Sidetone effect and four on the Sidetone/Lombard effect. The studies are in agreement that the insertion of a noise that masks the auditory feedback causes an increase in the individual's speech intensity and that the amplification of the auditory feedback promotes the reduction of the sound pressure level in the voice production. A reflex response to the change in pitch is observed in the auditory feedback, however, with particular characteristics in each study. Conclusion The material and method of the experiments are different, there are no standardizations in the tasks, the samples are varied and often reduced. The methodological diversity makes it difficult to generalize the results. The main findings of research on auditory feedback on voice motor control confirm that in the suppression of auditory feedback, the individual tends to increase the intensity of the voice. In auditory feedback amplification, the individual decreases the intensity and has greater control over the fundamental frequency, and in frequency manipulations, the individual tends to correct the manipulation. The few studies with dysphonic individuals show that they behave differently from non-dysphonic individuals.
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br