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CoDAS, Volume: 35, Número: 1, Publicado: 2023
  • Análise da relação entre eixos estruturantes na constituição do psiquismo e emergência de um lugar de enunciação de bebês com e sem atraso na aquisição da linguagem Artigo Original

    Bolzan, Renata Souto; Moraes, Anaelena Bragança de; Souza, Ana Paula Ramos de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a correlação entre os eixos estruturantes do psiquismo no roteiro IRDI (Indicadores de Referência ao Desenvolvimento Infantil) e na aquisição da linguagem por meio dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem (SEAL) quanto ao papel do bebê e da mãe nas protoconversações iniciais. Método A amostra contou com 77 bebês, que concluíram todas as avaliações no IRDI e no SEAL. Os resultados obtidos por meio desses dois instrumentos foram analisados por meio do coeficiente de Spearman e do teste de U de Mann-Whitney, considerando valor de p<= 0,05. Resultados Identificou-se correlação significativa entre as alterações nos indicadores relacionados à função materna (suposição de sujeito, estabelecimento da demanda e alternância presença/ausência) e as alterações nos sinais enunciativos dos bebês e das mães. Não houve correlação significativa na relação isolada do eixo função paterna e a presença de atraso na aquisição da linguagem. Conclusão Houve correlação significativa entre os eixos de função materna do roteiro IRDI e risco à linguagem pelo SEAL.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the correlation between the psychism structuring pillar in the RIID (Reference Indicators of Infant Development) script and language acquisition through Enunciative Signs of Language Acquisition (ESLA) as to the role of the baby and the mother in early protoconversations. Methods The sample included 77 infants, who completed all the RIID and ESLA assessments. The results obtained from these two instruments were analyzed using Spearman's coefficient and the Mann-Whitney U test, considering a p-value < 0.05. Results A significant correlation was identified between changes in the indicators related to the maternal function (assumption of subject, establishment of demand and presence/absence alternation) and changes in the enunciative signals of babies and mothers. There was no significant correlation in the isolated relation of the paternal function pillar and the presence of delayed language acquisition. Conclusion There was a significant correlation between the pillars of maternal function of the RIID script and language risk by ESLA.
  • Percepção de alunos de fonoaudiologia e pedagogia acerca das experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico Artigo Original

    Guarinello, Ana Cristina; Oliveira, Thiago Mathias de; Silva, Lilian dos Santos da; Santos, Vera Lucia Pereira Dos; Morais, Everton Adriano de; Vieira, Sammia Klann; Massi, Giselle; Berberian, Ana Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a percepção de alunos dos cursos de Fonoaudiologia e de Pedagogia a respeito de suas experiências e práticas de leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero do discurso na esfera acadêmica. Método Pesquisa de caráter quanti-qualitativo, de corte transversal e do tipo analítico. Para o levantamento dos dados, foi aplicado um questionário com perguntas que abrangiam a relação dos alunos com a leitura e com a escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico e as dificuldades enfrentadas no uso desse gênero do discurso. Resultados Muitos alunos supõem que apresentam alguma dificuldade no uso dos gêneros discursivos usados na universidade, o que pode indicar lacunas no trabalho com a linguagem escrita nos níveis de ensino que antecederam sua entrada no Ensino Superior. Alguns discentes referiram que se sentem culpados por não acompanharem, de forma efetiva, as atividades de leitura e de escrita propostas em seus respectivos cursos universitários, subentendendo que isso se deve a um distúrbio inerente aos mesmos. Conclusão Apesar do aumento do número de alunos no Ensino Superior, muitos ainda sentem-se excluídos da vida acadêmica, especialmente, por não usarem, de maneira proficiente, textos próprios deste nível de ensino. Cabe à Universidade e a todos os atores envolvidos na formação superior promoverem ações que considerem o direito a educação de todos os alunos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to analyze the perception of Speech-Therapy and Education undergraduates regarding their experiences and practices in reading and writing texts from academic discourse genres. Methods It´s a mixed crosscut study, with data collected by the application of a semi-structured questionnaire with open and closed questions about students’ relation towards reading and writing of academic texts, their difficulties in the use of these genres and how they cope with such difficulties. Results The results show that a significant number of the students assume that they have some difficulty in reading and writing these discourse genres in academic settings, which may be an indication of gaps in working with reading and writing during previous educational levels. Some of these students even blame themselves for not effectively following the reading and writing proposals in higher education, implying that this is due to an intrinsic disorder. Conclusion The data allow us to state that, despite the increase in the number of students in higher education, many still feel excluded from academic life, especially for not using academic discourse genres in a proficient way. It is the University responsibility, along with all actors involved in higher education, to promote actions that consider the right to education for all students.
  • Índice videoquimográfico da função glótica: análise da precisão diagnóstica Artigo Original

    Deus, Alice Braga de; Quinino, Roberto da Costa; Santos, Marco Aurélio Rocha; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Elaborar um indicador composto denominado Índice Videoquimográfico da Função Glótica – IVFG, a partir de parâmetros da videoquimografia digital, captados pelo exame de videolaringoscopia de alta velocidade de mulheres sem e com alterações laríngeas de etiologia comportamental. Método A amostra foi composta por 92 mulheres, destas 55 apresentaram disfonia comportamental, com presença de alterações laríngeas e vocais, e 37 mulheres sem alterações laríngeas e vocais, entre 18 a 45 anos. A avaliação vocal foi realizada por consenso pela análise perceptivo-auditiva da vogal /a/ em frequência e intensidade habituais, e classificação através do grau geral da disfonia, onde G0 indicou qualidade vocal neutra e G1 a 3 qualidade vocal alterada. As imagens laríngeas foram obtidas pela gravação da emissão da vogal /i/, em frequência e intensidade habituais para análise da videoquimografia digital. A construção do IVFG se deu pela escolha do ponto médio da glote para análise e, elaboração foi realizada regressão logística pelo programa MINITAB 19. Resultados A regressão logística contou com duas etapas, sendo que a etapa 1 constou da análise de todas as variáveis, onde as variáveis abertura máxima e fechamento glótico apresentaram significância estatística (p-valor <0.05) e o modelo se encontrou bem ajustado de acordo com o teste de Hosmer-Lemeshow (p-valor=0,794); na etapa 2, as variáveis selecionadas foram novamente analisadas e o modelo também se mostrou bem ajustado (p-valor=0,198). O IVFG foi definido por IVFG=e^(8,1318-0,2941AbMax-0,0703FechGlo)/1+e^(8,1318-0,2941AbMax-0,0703FechGlo). Conclusão O IVFG apresenta valor de corte igual a 0,71. A probabilidade de acerto é de 81,5%, sensibilidade 76,4%, especificidade de 89,2%.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop the Videokymographic Index of Glottic Function (VIGF), a composite indicator from digital videokymography parameters, captured by high-speed videolaryngoscopy exams of women with and without laryngeal alterations of behavioral etiology. Methods The sample consisted of 92 women aged between 18 and 45 years. Fifty-five (55) women with behavioral dysphonia, presenting with laryngeal and voice alterations, and thirty-seven (37) women without any laryngeal and voice alterations. Voice evaluation was performed by consensus via an auditory-perceptual analysis of the sustained vowel /a/ at a habitual pitch and loudness. Voice classification was obtained by means of a general degree of dysphonia, where G0 indicated neutral voice quality and G1 to G3 indicated altered voice quality. Laryngeal images were captured via digital videokymography analysis of a sustained vowel /i/ at a habitual pitch and loudness. The VIGF was based on the midpoint of the glottal region for analysis. Logistic regression was performed using the MINITAB 19 program. Results Logistic regression was composed of two stages: Stage 1 consisted of the analysis of all variables, where the maximum opening and closed quotient variables showed statistical significance (p-value <0.05) and the model was well adjusted according to the Hosmer-Lemeshow test (p-value=0.794). Stage 2 consisted of the re-analysis of the selected variables, also showing a well-adjusted model (p-value=0.198). The VIGF was defined as follows: VIGF=e^(8.1318-0.2941AbMax-0.0703FechGlo)/1+e^(8.1318-0.2941AbMax-0.0703FechGlo). Conclusion The VIGF demonstrated a cut-off value equal to 0.71. The probability of success was 81.5%, sensitivity 76.4%, and specificity 89.2%.
  • Impactos da percepção comunicacional e da timidez autorreferidos na avaliação ao falar em público de estudantes universitários Artigo Original

    Marchand, Daniel Lucas Picanço; Carvalho, Lucas Sávio Rodrigues; Leal, Diego de Souza; Câmara, Sheila Gonçalves; Madazio, Glaucya; Behlau, Mara; Cassol, Mauriceia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo comparar a autoavaliação ao falar em público, por meio da Escala para Autoavaliação ao Falar em Público, com a percepção comunicacional e timidez autorreferidos, de estudantes universitários. Método tratou-se de um estudo observacional transversal prospectivo. Foram convidados a participar deste estudo, estudantes universitários do Brasil de diferentes áreas de conhecimento, sendo incluídos os que assentiram em participar. Os participantes receberam convite eletrônico e preencheram um formulário elaborado na plataforma Google Forms que continha questões sociodemográficas, sobre autopercepção como bom falante, sobre facilidade para se expressar, sobre timidez, e a Escala para Autoavaliação ao Falar em Público. Foram comparadas as médias da Escala de Autoavaliação ao Falar em Público com a autopercepção como bom falante, com a facilidade para se expressar e com a timidez. Resultados os participantes que se consideravam bons comunicadores, os que acreditavam ter facilidade para se expressar e os que não eram tímidos apresentaram melhor autopercepção sobre as suas habilidades de fala em público. Conclusão a autopercepção comunicacional positiva, bem como a autopercepção de menor timidez estão relacionadas a uma autoavaliação mais favorável em relação a apresentações em público.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare self-assessment when speaking in public, using the Self-Statements During Public Speaking scale, with the communicational perception and self-reported shyness of university students. Methods This was a prospective cross-sectional observational study. University students from different areas of knowledge in Brazil were invited to participate in this study. Those who agreed to participate were included. Participants received an electronic invitation and filled out a form created on the Google Forms platform that contained sociodemographic questions, on self-perception as a good speaker, on ease of expression, on shyness, and the Self-Statements During Public Speaking scale. The means of the Self-Statements During Public Speaking scale were compared with the self-perception as a good speaker, the ease of expressing oneself, and shyness. Results Participants who considered themselves to be good communicators, those who believed they had an ease to express themselves, and those who were not shy had better self-perception of their public speaking skills. Conclusion positive communicational self-perception, as well as less shyness self-perception, are related to a more favorable self-assessment in relation to public presentations.
  • Mentira terapêutica: a visão do fonoaudiólogo brasileiro sobre uma estratégia de comunicação controversa no atendimento ao paciente com demência Artigo Original

    Lopes, Isabella Amaral; Alves, Emily Viega; Beber, Bárbara Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi obter a visão do fonoaudiólogo brasileiro a respeito da utilização da mentira terapêutica como estratégia de comunicação no manejo de pacientes com demência. Método Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, transversal, de caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada de modo online através de um questionário contendo questões de múltipla escolha e resposta aberta. Resultados Os resultados quantitativos indicaram que a maioria dos fonoaudiólogos já fizeram uso da estratégia e desejam aprender mais sobre, julgando a técnica como relativamente válida, ética e adequada. Os dados qualitativos indicaram os motivos para o uso da técnica, sendo estes: tranquilizar o paciente em situação de agitação; estimular o engajamento na terapia; evitar estresse relacionado à perda de memória; manejar dificuldade ou recusa alimentar; manejar dificuldade ou recusa ao tratamento medicamentoso; evitar que paciente evada o local; manejar situações de delírio, confusão e/ou paranoia; garantir a segurança; e quando outras estratégias não funcionam. Conclusão A maioria dos fonoaudiólogos brasileiros utilizam a mentira terapêutica em sua prática clínica e o fazem levando em consideração o benefício da pessoa com demência, embora reconheçam a falta de conhecimento e preparo acerca do assunto. Consideraram essa estratégia de comunicação relativamente ética, válida e adequada. O artigo chama atenção para a necessidade de formação e de recomendações sobre o uso da mentira terapêutica entre pessoas com demência pelos fonoaudiólogos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The objective of this research was to obtain the speech and language therapists’ point of view about the use of therapeutic lying as a communication strategy in dementia care. Methods The present research was a quantitative, qualitative, and descriptive cross-sectional study. Data was collected through an online survey with multiple choices and open answer questions. Results The quantitative results indicated that the majority of the speech and language therapists have already used therapeutic lying as a communicative strategy and wish to learn more about it, considering the technique as relatively valid, ethical and adequate. The qualitative results indicated the reasons for the usage of the technique: to reassure the patient in case of agitation; to encourage engagement in therapy; to avoid stress-related to memory loss; to manage difficulty or refusal to eat; to manage difficulty or refusal for drug treatment; to prevent patients from leaving the building; to manage delirium, confusion and/or paranoia; to ensure safety; and for use when other strategies do not work. Conclusion The majority of speech and language therapists use therapeutic lying in their clinical practice, taking into consideration the best interest of the person with dementia, although professionals recognize their lack of knowledge on the subject. They have considered the communication strategy as relatively ethical, valid and adequate. The article calls attention to the necessity of education and guidelines for speech and language therapists in the use of therapeutic lying among people with dementia.
  • Ambiente doméstico de linguagem em relação ao resultado de linguagem em crianças brasileiras com deficiência auditiva e controles com crianças com audição típica – um estudo piloto incluindo análises de confiabilidade do sistema de gravação LENA Original Article

    Ferreira, Miriam da Silva; Levy, Cilmara Cristina Alves da Costa; Löfkvist, Ulrika

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo piloto foi explorar o ambiente da língua doméstica e os resultados linguísticos de crianças brasileiras com deficiência auditiva comparando com crianças ouvintes e investigar a confiabilidade do uso do sistema de registro LENA no contexto do português brasileiro. Método Quatorze famílias participaram do estudo (sete com deficiência auditiva e sete controles com audição típica). Cada família contribuiu com uma gravação durante o tempo de vigilia. Uma parte menor das gravações das crianças com audição normal foi transcrita manualmente por dois transcritores. Um acordo entre avaliadores foi realizado e, em seguida, os resultados da transcrição humana foram comparados com os dados gerados pelo LENA para três medidas: Palavras de Adultos (PA), Vocalizações Infantis (VI) e Turnos de Conversação (TC). Resultados As análises de dados revelaram uma concordância entre avaliadores moderada a forte para VI e PA. Foi encontrada concordância de fraca a moderada entre as estimativas de LENA e as médias das contagens humanas para VI e AW. Aparentemente LENA superestimou contagens humanas para PA e subestimou números de VI. A análise comparativa sugeriu semelhanças na linguagem e no ambiente auditivo dos dois grupos. O desenvolvimento da linguagem das crianças foi apoiado por um maior número de interações pais-filhos (TC). Conclusão Os achados sugerem que o LENA pode contribuir como uma ferramenta ecologicamente válida em programas de intervenção preventiva centrada na família para crianças brasileiras com deficiência auditiva e suas famílias, embora mais estudos de validação sejam necessários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The purpose of this pilot study was to explore the home language environment and language outcome of Brazilian toddlers who were hard of hearing, (HH) and controls with typical hearing (TH), and investigate the reliability of using the LENA recording system within a Brazilian Portuguese context. Methods Fourteen families participated in the study (seven children who were HH and seven controls with TH. Each family contributed with one all-day recording. A smaller portion of the recordings of the typically hearing toddlers were manually transcribed by two transcribers. An interrater agreement was conducted, and then the human transcript results were compared against the LENA-generated data for three measures: Adult Words (AW), Child Vocalizations (CV) and Conversational Turns (CT). Results Data analyses revealed a moderate to strong interrater agreement for CV and AW. Weak to moderate agreement was found between the LENA estimates and the means of the human counts for CV and AW. Seemingly, LENA overestimated human counts for AW and underestimated numbers of CV. Comparative analysis suggested similarities in the language and listening environment of the two groups (TH vs. HoH). Children’s language development was supported by higher numbers of parent-child interactions (CT). Conclusion The findings imply that LENA may contribute as an ecologically valid tool in preventive family-centered intervention programs for Brazilian toddlers who are hard of hearing and their families, although further validation studies are needed.
  • Desenvolvimento e validação de conteúdo de um Programa de Intervenção em Processamento Auditivo para crianças em idade escolar Artigo Original

    Luís, Cátia; Abrantes, Ana; Oliveira, Catarina; Alves, Marisa; Martins, Jorge Humberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O estudo teve como objetivos o desenvolvimento e validação de conteúdo de um Programa de Intervenção em Processamento Auditivo, destinado a crianças em idade escolar, com perturbação do processamento auditivo, falantes do português europeu. Método A primeira etapa consistiu no desenvolvimento do programa e respetivo manual de instruções, que inclui objetivos, atividades, procedimentos, materiais, reforços, instruções e estímulos verbais utilizados, para as competências auditivas de discriminação auditiva, atenção auditiva, memória auditiva, fechamento, figura-fundo; separação binaural, integração binaural e fusão binaural; a segunda etapa consistiu na validação de conteúdo, por dois painéis de peritos que analisaram o programa, através de um questionário. A validade de conteúdo foi calculada usando o índice de validade de conteúdo. Resultados A avaliação do programa revela uma excelente validade de conteúdo. Alguns itens foram modificados depois da análise dos comentários e sugestões dos peritos (ex: instruções, desníveis de intensidade, personagem principal). Conclusão O estudo permitiu o desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em processamento auditivo, com estímulos verbais, selecionados de acordo com critérios linguísticos rigorosos. Futuramente, está prevista a realização de estudos de aceitabilidade e eficácia do programa junto da população alvo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The study aimed at the development and content validation of an Auditory Processing Intervention Program for school-aged European Portuguese speaking children with Auditory Processing Disorder. Methods The first step was the program’s development and its instructions manual, which includes objectives, activities, procedures, materials, reinforcement, instructions, and verbal stimuli used, for the following auditory skills: auditory discrimination, auditory attention; auditory memory; auditory closure; figure-ground; auditory separation; auditory integration; binaural fusion; content validation was performed next, with two expert panels analyzing the program, through the use of a questionnaire. Content validity was calculated using the content validity index. Results Program evaluation shows an excellent content validity. Some items were modified after analyzing the experts’ comments and suggestions (e.g. instructions, intensity differences, main character). Conclusion This work allowed the development and content validation of an auditory processing intervention program, with verbal stimuli, selected according to strict linguistic criteria. In the future, the acceptability and efficacy of this program with the target population should be analyzed.
  • Reabilitação auditiva de crianças e adolescentes com perda auditiva unilateral Original Article

    Mattiazzi, Ângela Leusin; de Lima Malheiros, Ana Clara; Pinto, Julia Dalcin; Battisti, Iara Denise Endruweit; Biaggio, Eliara Pinto Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever as características audiológicas e o tipo de intervenção tomada em casos de perda auditiva unilateral em crianças e adolescentes e analisar correlações entre o grau da deficiência auditiva, a indicação e o uso de auxiliares de audição. Método Estudo observacional, descritivo e retrospectivo, realizado com informações dos prontuários de 34 crianças e adolescentes com perda auditiva unilateral, atendidos em dois serviços de reabilitação auditiva de média complexidade, no período de 2016 a 2019. Realizou-se a análise estatística descritiva e inferencial dos dados. Resultados Predomínio de perda auditiva unilateral do tipo neurossensorial, de grau profundo à direita, pré-lingual com 20,6% de malformações. A intervenção mais adotada foi a indicação de prótese auditiva, porém o uso é baixo, independente do grau da perda. Houve associação entre o grau da perda auditiva e a decisão dos profissionais em indicar o uso dos dispositivos. Conclusão A indicação de próteses auditivas é a mais frequente e esta decisão é influenciada pelo grau da perda auditiva, sendo os aparelhos auditivos indicados para as perdas leves a severas, com uma maior divergência de condutas para as perdas profundas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the audiological characteristics and the type of intervention chosen on unilateral hearing loss cases in children and adolescents as well as to analyze correlations between the degree of hearing loss, the indication and the use of electronic devices. Methods Observational, descriptive and retrospective study, carried out with information of 34 medical records from children and adolescents with unilateral hearing loss, assessed by two auditory rehabilitation services of medium complexity, throughout 2016 to 2019. Descriptive and Inferential statistical analysis were performed with the data. Results A predominance of profound sensorineural unilateral hearing loss in the right ear, of pre-lingual character, with 20.6% of malformations. The most adopted intervention was the hearing aid indication, although its use is low, regardless of the degree of the hearing loss. An association was found between the degree of the hearing loss and the healthcare professionals in indicating the use of the devices. Conclusion The indication of hearing aids is the most frequent and this decision is influenced by the degree of the hearing loss, in which the devices are mostly indicated for mild to severe losses, with bigger divergence of conduct for profound hearing losses.
  • O benefício do mascaramento modulado nos potenciais evocados auditivos corticais com estímulo de fala Artigo Original

    Rocha, Mônyka Ferreira Borges; Menezes, Denise Costa; Duarte, Danielle Samara Bandeira; Griz, Silvana Maria Sobral; Frizzo, Ana Claudia Figueiredo; Menezes, Pedro de Lemos; Teixeira, Cleide Fernandes; Advíncula, Karina Paes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo analisar o efeito do mascaramento estável e modulado no Potencial Evocado Auditivo Cortical com estímulo de fala em adultos-jovens. Método participaram 14 indivíduos com idades entre 19 e 28 anos de ambos os sexos e sem perda auditiva. O exame de Potencial Evocado Auditivo Cortical foi realizado com estímulo de fala sintética /ba/ simultâneo ao ruído Speech Shaped Noise apresentado em três condições: ruído estável com intensidade de 30 dB NPSpe (ruído estável fraco), ruído estável com intensidade de 65 dB NPSpe (ruído estável forte) e ruído modulado em intensidade de 30 dB NPSpe e 65 dB NPSpe em 25Hz e com período de modulação de 40 ms. Resultados foram observadas maiores latências nos componentes corticais, exceto P2, na condição de ruído estável forte e medidas mais robustas de amplitude dos componentes corticais P1, N1 e P2 na condição de ruído modulado com diferença estatística significativa na comparação com a condição de ruído estável forte. Houve pior morfologia na condição de ruído estável forte, quando comparado aos demais registros. Os limiares eletrofisiológicos médios para as condições de ruído estável forte e ruído modulado foram 60 dB NPSpe e 49 dB NPSpe, respectivamente, mostrando 11,7 dB de diferença média. Conclusão podemos inferir que houve um menor efeito mascarante do ruído modulado, comparado à condição de ruído estável forte, nas medidas de amplitude dos componentes corticais e uma diferença média de 11,7 dB entre os limiares eletrofisiológicos (interpretado como a medida do Benefício do Mascaramento Modulado).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the effect of masking on the Cortical Auditory Evoked Potential with speech stimulus in young adults. Methods Fourteen individuals aged between 19 and 28 years of both sexes with no hearing loss participated in the study. The Cortical Auditory Evoked Potential examination was performed with synthetic speech stimulus /ba/ simultaneous to Speech Shaped Noise presented under three conditions: steady noise with a 30 dB SPLep intensity (weak steady noise), steady noise with a 65 dB SPLep intensity o (strong steady noise) and modulated noise with 30 dB SPLep and 65 dB SPLep intensities at 25Hz and modulation period of 40 ms. Results Higher latencies were observed in the cortical components, except P2, in the condition of strong steady noise and more meaningful measures of amplitude of the cortical components P1, N1 and P2 in the condition of modulated noise with statistically significant difference in comparison to the strong steady noise condition. There was worse wave morphology in the condition of strong steady noise, when compared to the other records. The average electrophysiological thresholds for the conditions of strong steady noise and modulated noise were 60 dB SPLep and 49 dB SPLep, respectively, showing a 11.7 dB mean difference. Conclusion We could infer that there was a lower masking effect of modulated noise when compared to the strong steady noise condition, in the amplitude measurements of the cortical components and an average difference of 11.7 dB between the electrophysiological thresholds (interpreted as the measure of the Masking Release).
  • Influência dos sintomas visuais na performance posturográfica após acidente vascular cerebral Original Article

    Pimentel, Bianca Nunes; Santos Filha, Valdete Alves Valentins dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar a ocorrência de sintomas visuais em sujeitos com tontura após Acidente Vascular Cerebral (AVC), comparar os resultados posturográficos e relacionar seus aspectos clínicos com as características do AVC. Método Trata-se de um estudo observacional, transversal, com análise quantitativa. Os critérios de inclusão para composição da amostra foi ter tontura após o AVC isquêmico ou hemorrágico e ter pelo menos 18 anos de idade. Foram avaliados 50 sujeitos por meio de anamnese clínica e os testes da Posturografia Dinâmica Foam Laser. Os desvios anteroposteriores foram calculados de acordo com as médias do Teste de Organização Sensorial. Resultados Vinte e oito sujeitos apresentaram sintomas visuais após o AVC. O desequilíbrio foi o tipo de tontura prevalente e o AVC isquêmico o mais comum, sobretudo no território carotídeo. Os resultados dos testes foram inferiores ao padrão de referência; houve relação com sujeitos mais velhos e o sistema proprioceptivo, e entre o sistema de preferência visual e a presença dos sintomas visuais, bem como com o AVC da circulação posterior. Conclusão Houve alta frequência de sintomas visuais entre os sujeitos com sequelas de AVC com relação significativa com piores valores da preferência visual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to verify the occurrence of visual symptoms in subjects with dizziness after stroke, to compare the posturographic results and to correlate their clinical aspects with the characteristics of the stroke. Methods This is an observational, cross-sectional study with quantitative analysis. The inclusion criteria for the sample composition were to report dizziness after ischemic or hemorrhagic stroke and at least 18 years old. We evaluated 50 patients through clinical anamnesis and Dynamic Foam-Laser Posturography. Anteroposterior deviations were calculated with the measures of each SOT. The preferences of the functions were analyzed according to the means of the Sensory Organization Test. Results twenty-eight subjects had stroke-related visual symptoms. The prevalent kind of dizziness was imbalance and the most frequent stroke was ischemic, mainly in the carotid territory. The values of tests were below the standard; there was a relationship between older subjects and proprioceptive system, and between visual preference and presence of visual symptoms, as well as the location of the posterior stroke. Conclusion there was a high frequency of visual symptoms among subjects with stroke sequelae and these have significant relationship with the worst values in visual preference system.
  • Alterações na deglutição em crianças com síndrome congênita do vírus Zika Original Article

    Rios, Débora; Rios, Mino; Nóbrega, Ana Caline; Oliveira, Lia Bernadeth de; Vaz, Daniel; Sales, Henrique; Almeida, Breno Lima de; Lopes, Leticia Serra; Siqueira, Isadora Cristina de; Lucena, Rita

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar a deglutição das crianças com síndrome congênita do Zika vírus e comparar com crianças típicas. Método Estudo de delineamento transversal, com 45 crianças diagnosticadas com síndrome congênita do Zika vírus e 45 típicas. A deglutição foi avaliada por meio de avaliações clínicas da alimentação através do Protocolo de Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica e dos parâmetros acústicos da deglutição (sonar Doppler). Resultados A idade média das crianças com síndrome congênita do vírus Zika foi de 26,69 ± 4,46 meses e o perímetro cefálico médio foi de 29,20 ± 1,98 cm. Disfagia orofaríngea de moderada a grave foi observada em 32(71,1%) das crianças com síndrome congênita do Zika vírus, ao contrário do grupo comparação que não revelou alterações na deglutição. Nas crianças com síndrome congênita do Zika vírus foram verificados lábios entreabertos 42(93,3%) e tônus alterado em língua 35(77,8%) e bochechas 34(75,6%). Nas crianças do grupo comparação apenas 6(13,3%) apresentaram fechamento labial insuficiente e 1(2,2%) postura de língua inadequada. Alterações durante a deglutição com líquido e alimento pastoso não foram observadas no grupo comparação. Durante a oferta do alimento ocorreram dificuldades no movimento de sorver 14(77,8%), na captação da colher 35(75%), resíduo em cavidade oral 38(86,4%) e sinais clínicos indicativos de penetração/aspiração laringotraqueal como tosse, engasgo e respiração com esforço. Não foram encontradas diferenças nos parâmetros acústicos da avaliação instrumental. Conclusão as crianças com síndrome congênita do Zika vírus têm alterações nas fases oral e faríngea da deglutição, com sinais clínicos indicativos de penetração/aspiração laringotraqueal quando comparadas a crianças típicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize swallowing in children with congenital Zika virus syndrome in comparison to typical children. Methods This cross-sectional study enrolled 45 children diagnosed with congenital Zika virus syndrome and 45 others with typical development. Swallowing was evaluated through clinical feeding evaluations Protocolo de Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica and using acoustic swallowing parameters (Doppler sonar). Results The mean age of children with congenital Zika virus syndrome was 26.69 ± 4.46 months and the mean head circumference was 29.20 ± 1.98 cm. Moderate/severe oropharyngeal dysphagia was found in 32(71.1%) of the children with congenital Zika virus syndrome. Significant differences were found between the groups on clinical evaluation: Children with congenital Zika virus syndrome presented insufficient lip closure 42(93.3%) and altered tonus of the tongue 35(77.8%) and cheeks 34(75.6%). In the children in the comparison group, only 6(13.3%) presented insufficient lip closure and 1(2.2%) had inadequate tongue posture. Changes during swallowing with liquid and spoonable food were not observed in the comparison group. When liquid/food was offered, affected children presented difficulties in sipping movements 14(77.8%) and lip/spoon contact 35(75%). The presence of residual food in the oral cavity after swallowing 38(86.4%) and clinical signs indicative of laryngotracheal penetration/aspiration, such as coughing, gagging and/or labored breathing, were also notable. No differences were found between the groups with regard to the acoustic parameters evaluated instrumentally. Conclusion Children with congenital Zika virus syndrome present alterations in the oral phase of swallowing, as well as clinical signs indicative of pharyngeal phase impairment.
  • ERRATA: Protocolo MMBGR – lactentes e pré-escolares: instrutivo e história clínica miofuncional orofacial Errata

  • ERRATA: Protocolo MMBGR – lactentes e pré-escolares: exame clínico miofuncional orofacial Errata

  • ERRATA: Ensaio clínico de tratamento – em três modalidades – para crianças com distúrbios da fluência e gagueira Errata

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