Acessibilidade / Reportar erro

Reabilitação auditiva de crianças e adolescentes com perda auditiva unilateral

RESUMO

Objetivo

Descrever as características audiológicas e o tipo de intervenção tomada em casos de perda auditiva unilateral em crianças e adolescentes e analisar correlações entre o grau da deficiência auditiva, a indicação e o uso de auxiliares de audição.

Método

Estudo observacional, descritivo e retrospectivo, realizado com informações dos prontuários de 34 crianças e adolescentes com perda auditiva unilateral, atendidos em dois serviços de reabilitação auditiva de média complexidade, no período de 2016 a 2019. Realizou-se a análise estatística descritiva e inferencial dos dados.

Resultados

Predomínio de perda auditiva unilateral do tipo neurossensorial, de grau profundo à direita, pré-lingual com 20,6% de malformações. A intervenção mais adotada foi a indicação de prótese auditiva, porém o uso é baixo, independente do grau da perda. Houve associação entre o grau da perda auditiva e a decisão dos profissionais em indicar o uso dos dispositivos.

Conclusão

A indicação de próteses auditivas é a mais frequente e esta decisão é influenciada pelo grau da perda auditiva, sendo os aparelhos auditivos indicados para as perdas leves a severas, com uma maior divergência de condutas para as perdas profundas.

Descritores
Perda Auditiva Unilateral; Criança; Auxiliares de Audição; Reabilitação; Audição

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br