Acessibilidade / Reportar erro

Programa de Treinamento em Voz e Comunicação Melhora o Desempenho de Universitários em Apresentações Orais

Resumo

Objetivo

Investigar o efeito de um programa de treinamento em voz e comunicação para apresentações orais em estudantes de ensino superior.

Método

O programa de treinamento proposto foi baseado nas áreas das habilidades sociais, técnicas de projeção vocal e expressividade e a programação neurolinguística, sendo composto de dez sessões com duração média de duas horas cada. Trinta e oito estudantes participaram do treinamento com metodologias ativas de aprendizagem na própria universidade. Antes e após a intervenção, os participantes realizaram uma apresentação oral sobre um tópico da própria escolha, apresentada aos demais participantes e para uma banca formada por três juízes (dois fonoaudiólogos e um psicólogo), que avaliaram o desempenho nas apresentações orais. As apresentações foram gravadas para que cada indivíduo pudesse realizar a autoavaliação da sua comunicação. Os critérios de avaliação foram os aspectos linguísticos formais e não formais, verbais e não verbais, planejamento e elaboração da apresentação.

Resultados

todos os participantes obtiveram melhora de desempenho nas apresentações orais, quanto aos aspectos verbais, não verbais, capacidade de manter a audiência, controle emocional, planejamento, objetivo, conteúdo, abordagem, organização, recurso visual, forma de apresentar, linguagem e geral (apresentação geral).

Conclusão

o programa de treinamento apresentado é efetivo para melhorar o desempenho de universitários durante apresentações orais.

Descritores:
Comunicação; Capacitação; Voz; Educação Superior; Habilidades Sociais

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br