Acessibilidade / Reportar erro

Educação para as ciências da natureza e matemáticas no Brasil: um estudo sobre os indicadores de qualidade do SPEC (1983-1997)

Resumos

Este artigo busca descrever e analisar as condições das ações institucionais investidas no processo de busca de melhoria da qualidade dos ensinos de Ciências e Matemática no Brasil, entre 1983 e 1997, a partir do Subprograma Educação para a Ciência (SPEC/PADCT). Este contou com o apoio da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC) e do Banco Mundial (BIRD) e seus principais objetivos foram melhorar e consolidar a competência pedagógica e técnico-nacional no âmbito de universidades e outras instituições, através de grupos considerados importantes na formação e implementação de políticas de incentivos à melhoria da qualidade dos ensinos fundamental e médio do país.

Educação em Ciências; Qualidade de Ensino; Subprograma Educação para a Ciência


This work describes and analyzes an investigation into the conditions of the institutional investments in the search for improvement of the quality in the teaching of Sciences and Mathematics in Brazil, between 1983 and 1997, from the Educational Subprogram for Science (SPEC/PADCT). It counted with the support of the Coordination and Improvement of Personnel with Superior Level (CAPES), the Ministry of the Education (MEC) and the World Bank (BIRD), and its main objectives were to improve and to consolidate pedagogic and national technician competence in the university ambit of and other institutions through groups considered important in the fomentation and implementation of politics to incentivate the improvement in the quality of fundamental and medium teaching in the country.

Science Education; Quality of Teaching; Subprogram Education for Science


ARTIGOS

Educação para as ciências da natureza e matemáticas no Brasil: um estudo sobre os indicadores de qualidade do SPEC (1983-1997)* * Texto revisado e ampliado do original apresentado no 5th Inter History, Philosophy Science Teaching Conference – Como/Itália, 1999 e II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC/Brasil, 1999.

Célia Margutti A . Gurgel

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Núcleo de Educação em Ciências, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brasil. (e-mail: cagurgel@unimep.br)

RESUMO

Este artigo busca descrever e analisar as condições das ações institucionais investidas no processo de busca de melhoria da qualidade dos ensinos de Ciências e Matemática no Brasil, entre 1983 e 1997, a partir do Subprograma Educação para a Ciência (SPEC/PADCT). Este contou com o apoio da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC) e do Banco Mundial (BIRD) e seus principais objetivos foram melhorar e consolidar a competência pedagógica e técnico-nacional no âmbito de universidades e outras instituições, através de grupos considerados importantes na formação e implementação de políticas de incentivos à melhoria da qualidade dos ensinos fundamental e médio do país.

Unitermos: Educação em Ciências; Qualidade de Ensino; Subprograma Educação para a Ciência

ABSTRACT

This work describes and analyzes an investigation into the conditions of the institutional investments in the search for improvement of the quality in the teaching of Sciences and Mathematics in Brazil, between 1983 and 1997, from the Educational Subprogram for Science (SPEC/PADCT). It counted with the support of the Coordination and Improvement of Personnel with Superior Level (CAPES), the Ministry of the Education (MEC) and the World Bank (BIRD), and its main objectives were to improve and to consolidate pedagogic and national technician competence in the university ambit of and other institutions through groups considered important in the fomentation and implementation of politics to incentivate the improvement in the quality of fundamental and medium teaching in the country.

Keywords: Science Education; Quality of Teaching; Subprogram Education for Science

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

ACEVEDO DÍAZ, J.A. Análisis de algunos criterios para diferenciar entre ciencia y tecnología. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 88-199, 1998.

ALEIXANDRE, M.P. & GUTIÉRREZ, L.O. La Ciencia como construción social. Cuadernos de Pedagogia, n. 180, p. 20-22, 1990.

APPLE, M.W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Rio de Janeiro: Edições 70, 1991.

BAKHTIN., M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.

BERNAL, J.B. Reflexiones en torno al mejoramiento de la calidad de la educación, Boletin 29, Santiago/Chile: Publicaciones OAEALC, (Proyecto Principal de Educación), p.30 - 43, 1992.

BOLETIM 19. Santiago/Chile, agosto, 1989.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura.. In: Brasil. Ministério de Ciência e Tecnologia. DOCUMENTO BÁSICO DO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO E DO SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - SPEC/PADCT. (dez. 1988 e out. 1990).

NOGUEIRA, M.A. e CATANI, A. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 39-64, 1989. BRASIL. Ministério da Educação. PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS. Brasília: MEC (1993-2003), 1993.

COBERN, W.W. Science and a Social Construtivist View of Science Education. In: Cobern, W. W.( Ed.): Socio-Cultural Perspectives on Science Education: An International Dialogue. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p. 07-23, 1998.

COLL, C. Aprendizage escolar y construción del conocimento. Barcelona/Espanha: Paidós, 1992.

DEMO, P. Educação e Qualidade. Campinas:Papirus, 1994. DOCUMENTO DO BANCO MUNDIAL. Brasil: desafios para o ensino de segundo grau nos anos noventa (memorando do setor, 1988).

ELLIOTT, J. La Investigación-acción en educación. 4.ed. Madrid: Ed. Morata, 2000.

GIL, D. Diez Años de Investigación En Didáctica de las Ciencias: realizaciones y perspectivas. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 154-164, 1994.

GILBERT, J.K. Educación Tecnológica: una nueva asignatura en todo el mundo. Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 1, p. 15-24, 1995.

GURGEL, C.M.A. Em busca de Melhoria da Qualidade do Ensino de Ciências e Matemática: ações e revelações. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

GURGEL, C.M.A. (2001). A dimensão social das Ciências da Natureza na percepção de professores do ensino médio: desafios para um ensino na perspectiva da diversidade cultural. Congreso Internacional Sobre Investigación en La Didáctica de las Ciencias: Retos de la Ensenãnza de las Ciencias En El Siglo XXI. Atas... Tomo 2, p. 29-30. Barcelona, 2001.

IANNI, O. Nação e Globalização. In: SANTOS, M. (orgs.), Fim de Século e Globalização. São Paulo: Ed. Hucitec, p. 66-74. 1994.

________ . O labirinto latino americano. Petrópolis: Vozes, 1993. INFORME PADCT. Publicação da Secretaria de Coordenação de Programas / SECPOMCT, n. 13, maio/93.

MATTEWS, M.R. História, Filosofia y Enseñanza de las Ciencias: la aproximación actual. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 255-277, 1994.

MELLO, G. Cidadania e Competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo: Cortez, 1994.

MORIN, E. A Cabeça Bem Feita : repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand, 2000. ORLANDI, E.P. Discurso e Leitura, São Paulo: Cortez, 1993.

ORTIZ, R. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor – a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (org.), Os professores e sua formação, Lisboa: Publicações Dom Quixote, p. 77-91, 1992.

PERRENOUD, P. Práticas Pedagógicas, Profissão Docente e Formação: perspectivas sociológicas, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993.

SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente. São Paulo: Cortez, 2000.

SCHÖN, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÓVOA, A. (org.), Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, p. 77-91, 1992.

SOLOMON, J. The dilema of Science, Technology and Society Education. In: FENSHAM, P., Development and Dilemas in Science Education. New York: The Falmer Press, p. 266-281, 1988.

VIEIRA, E. Democracia e Política Social. São Paulo: Cortez, 1992.

ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (org.), Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote p.115138, 1992.

Artigo recebido em março de 2001 eselecionado para publicação em julho de 2002.

  • ACEVEDO DÍAZ, J.A. Análisis de algunos criterios para diferenciar entre ciencia y tecnología. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 88-199, 1998.
  • ALEIXANDRE, M.P. & GUTIÉRREZ, L.O. La Ciencia como construción social. Cuadernos de Pedagogia, n. 180, p. 20-22, 1990.
  • APPLE, M.W. Educação e Poder Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
  • BARDIN, L. Análise de Conteúdo Rio de Janeiro: Edições 70, 1991.
  • BAKHTIN., M. Marxismo e Filosofia da Linguagem São Paulo: Editora Hucitec, 1986.
  • BERNAL, J.B. Reflexiones en torno al mejoramiento de la calidad de la educación, Boletin 29, Santiago/Chile: Publicaciones OAEALC, (Proyecto Principal de Educación), p.30 - 43, 1992.
  • BOLETIM 19. Santiago/Chile, agosto, 1989.
  • BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura.. In: Brasil. Ministério de Ciência e Tecnologia. DOCUMENTO BÁSICO DO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO E DO SUBPROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - SPEC/PADCT (dez. 1988 e out. 1990).
  • NOGUEIRA, M.A. e CATANI, A. Escritos de Educação Petrópolis, RJ: Vozes, p. 39-64, 1989.
  • BRASIL. Ministério da Educação. PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS Brasília: MEC (1993-2003), 1993.
  • COBERN, W.W. Science and a Social Construtivist View of Science Education. In: Cobern, W. W.( Ed.): Socio-Cultural Perspectives on Science Education: An International Dialogue Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p. 07-23, 1998.
  • COLL, C. Aprendizage escolar y construción del conocimento Barcelona/Espanha: Paidós, 1992.
  • DEMO, P. Educação e Qualidade Campinas:Papirus, 1994. DOCUMENTO DO BANCO MUNDIAL Brasil: desafios para o ensino de segundo grau nos anos noventa (memorando do setor, 1988).
  • ELLIOTT, J. La Investigación-acción en educación 4.ed. Madrid: Ed. Morata, 2000.
  • GIL, D. Diez Años de Investigación En Didáctica de las Ciencias: realizaciones y perspectivas. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 154-164, 1994.
  • GILBERT, J.K. Educación Tecnológica: una nueva asignatura en todo el mundo. Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 1, p. 15-24, 1995.
  • GURGEL, C.M.A. Em busca de Melhoria da Qualidade do Ensino de Ciências e Matemática: ações e revelações. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
  • GURGEL, C.M.A. (2001). A dimensão social das Ciências da Natureza na percepção de professores do ensino médio: desafios para um ensino na perspectiva da diversidade cultural. Congreso Internacional Sobre Investigación en La Didáctica de las Ciencias: Retos de la Ensenãnza de las Ciencias En El Siglo XXI. Atas... Tomo 2, p. 29-30. Barcelona, 2001.
  • IANNI, O. Nação e Globalização. In: SANTOS, M. (orgs.), Fim de Século e Globalização São Paulo: Ed. Hucitec, p. 66-74. 1994.
  • ________ . O labirinto latino americano Petrópolis: Vozes, 1993. INFORME PADCT Publicação da Secretaria de Coordenação de Programas / SECPOMCT, n. 13, maio/93.
  • MATTEWS, M.R. História, Filosofia y Enseñanza de las Ciencias: la aproximación actual. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 255-277, 1994.
  • MELLO, G. Cidadania e Competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio São Paulo: Cortez, 1994.
  • MORIN, E. A Cabeça Bem Feita : repensar a reforma, reformar o pensamento Rio de Janeiro: Ed. Bertrand, 2000.
  • ORLANDI, E.P. Discurso e Leitura, São Paulo: Cortez, 1993.
  • ORTIZ, R. Mundialização e Cultura São Paulo: Brasiliense, 1994.
  • PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (org.), Os professores e sua formação, Lisboa: Publicações Dom Quixote, p. 77-91, 1992.
  • PERRENOUD, P. Práticas Pedagógicas, Profissão Docente e Formação: perspectivas sociológicas, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993.
  • SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente São Paulo: Cortez, 2000.
  • SCHÖN, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÓVOA, A. (org.), Os professores e sua formação Lisboa: Publicações Dom Quixote, p. 77-91, 1992.
  • SOLOMON, J. The dilema of Science, Technology and Society Education. In: FENSHAM, P., Development and Dilemas in Science Education New York: The Falmer Press, p. 266-281, 1988.
  • VIEIRA, E. Democracia e Política Social São Paulo: Cortez, 1992.
  • ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (org.), Os professores e sua formação Lisboa: Publicações Dom Quixote p.115138, 1992.
  • *
    Texto revisado e ampliado do original apresentado no 5th Inter History, Philosophy Science Teaching Conference – Como/Itália, 1999 e II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC/Brasil, 1999.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Mar 2011
    • Data do Fascículo
      2002

    Histórico

    • Recebido
      Mar 2001
    • Aceito
      Jun 2002
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
    E-mail: revista@fc.unesp.br