Acessibilidade / Reportar erro

O Questionário VASI no contexto do Ensino Fundamental II Brasileiro: uma Análise do Entendimento de Estudantes acerca da Investigação Científica

Resumo:

Pesquisadores em Ensino de Ciências concordam que um melhor entendimento da investigação científica (IC) é um dos principais objetivos da literacia científica. Considerando o cenário brasileiro, no qual o IC vem sendo implementado como proposta para a educação científica baseada na Base Nacional Comum Curricular, o objetivo deste estudo foi avaliar as noções de 169 alunos do Ensino Fundamental II acerca da IC por meio do questionário VASI. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa, e categorizamos as respostas em Ingênuo, Misto e Informado, de acordo com os oito aspectos da IC proposto no questionário inicial. Uma baixa porcentagem das respostas foi considerada como Misto ou Informado. Os resultados corroboram com o argumento de que atividades que priorizam o fazer investigativo não necessariamente levam os estudantes a conhecer a IC. Consideramos que o questionário VASI pode ser aplicado por professores, já que diferentes currículos baseados em investigação estão sendo adotados no Brasil.

Palavras-chave:
Investigação científica; Questionário VASI; Atividades investigativas

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br