Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM ESCOLARES UTILIZANDO JOGO DE CARTAS “O ENIGMA DA PIRÂMIDE’’ SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

RESUMO

Objetivo:

avaliar o conhecimento sobre alimentação saudável promovido pela tecnologia educacional.

Método

estudo de avaliação de desempenho, do tipo quase-experimental (desenho pré/pós- teste). Participaram 204 alunos, com idade entre nove e 10 anos, de três escolas públicas, de Recife-PE-Brasil, em setembro de 2018. Observou-se o ganho de conhecimento pelo seguinte processo: diminuindo da Pontuação Média Observada após a intervenção (PMO-2) a Pontuação Média Observada antes da intervenção (PMO-1); dividindo-se o número obtido pela PMO-1 e em seguida multiplicando o resultado obtido por 100.

Resultados

antes da intervenção 16/204 alunos (7,8%) obtiveram pontuação ≥ 7. Depois da intervenção, 160/204 alunos (78,4%) alcançaram essa pontuação. A proporção de alunos que pontuou ≤ 5 passou de 49/204 (24%) para 1/204 (0,5%). Quatro alunos mantiveram a pontuação inicial. O ganho médio de conhecimento após uma única jogada foi de 38,5%.

Conclusão

estes resultados comprovaram a efetividade do jogo, e seu emprego promoveu a socialização entre os alunos.

DESCRITORES:
Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Educação Pré- Escolar; Comportamento Alimentar; Tecnologia Educacional.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br