Acessibilidade / Reportar erro

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO

HIGHLIGHTS

  1. Importância da tecnologia na Atenção Primária.

  2. Validação da tecnologia baseada nas necessidades dos profissionais.

  3. Tecnologia oferece conteúdo essencial para orientação à insulinoterapia.

  4. Benefícios no processo de cuidar e comunicação terapêutica.

RESUMO

Objetivo:

construir e validar tecnologia educacional sobre insulinoterapia para práticas educativas de profissionais de saúde.

Método:

estudo metodológico realizado em três etapas: construção, entre os meses de maio a setembro de 2019; e validação de conteúdo e validação de aparência, agosto de 2020 a agosto de 2021, em Universidade Pública do Amapá, Brasil. A validação de conteúdo e a validação de aparências foram realizadas em etapas únicas com 16 profissionais da área da saúde e com cinco profissionais de outras áreas respectivamente.

Resultados:

a tecnologia educacional foi nomeada álbum seriado sobre Insulinoterapia, estando disponível no formato impresso. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,91 e Índice de Validade de Aparência de 1,00.

Conclusão:

a tecnologia foi validada e pode ser utilizada por profissionais de saúde da atenção primária em práticas educativas em saúde, com vistas à promoção de ensino-aprendizagem sobre o uso de insulina, beneficiando o processo de cuidado e comunicação na atenção à saúde.

DESCRITORES:
Diabetes Mellitus; Insulina; Tecnologia Educacional; Atenção Primária à; Saúde; Promoção da Saúde.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br