Acessibilidade / Reportar erro

“ATÉ ESQUECEMOS QUE SOMOS ENFERMEIRAS”: PERSPECTIVAS IDENTITÁRIAS DE ENFERMEIRAS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL* * Artigo extraído da dissertação do mestrado “A interface da identidade profissional da enfermeira com o processo de trabalho no campo da saúde mental”, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil, 2023.

HIGHLIGHTS

  1. Enfermeiras da saúde mental vivenciam conflitos identitários no trabalho.

  2. Enfermeiras são tensionadas à homogeneização dos papéis profissionais.

  3. Frágil compreensão sobre um saber-fazer próprio na clínica psicossocial.

  4. Processo de Enfermagem pautado em teorias fortalece identidade profissional.

RESUMO

Objetivo:

analisar a interface da identidade profissional da enfermeira com seu processo de trabalho no campo da saúde mental.

Método:

estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado em seis Centros de Atenção Psicossocial no Município de Salvador - Brasil. Os dados foram coletados entre os meses de junho e agosto de 2022 por meio de entrevistas realizadas com 10 enfermeiras e foram submetidos à análise temática.

Resultados:

a análise temática resultou em uma categoria: Conflitos e ambiguidades identitárias, com os temas “O saber-fazer do núcleo e a identidade da “enfermeira tradicional”” e “O saber-fazer do campo e a imprecisão de contornos identitários”.

Conclusão:

os resultados apontam para a necessidade de aprofundamento de investigações acerca de um saber-fazer próprio da enfermeira que inclua o cumprimento de suas atividades privativas e congruentes com a produção do cuidado no campo da atenção psicossocial.

DESCRITORES:
Assistência à; Saúde Mental; Enfermeiras e Enfermeiros; Papel do Profissional de Enfermagem; Serviços de Saúde Mental; Trabalho.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br