Acessibilidade / Reportar erro

MECANISMOS DE ENFRENTAMENTO E QUALIDADE DE VIDA ENTRE IDOSOS COM HIPERTENSÃO: UM ESTUDO TRANSVERSAL

ESTRATEGIAS DE AFRONTAMIENTO Y CALIDAD DE VIDA EN ADULTOS MAYORES CON HIPERTENSIÓN: UN ESTUDIO TRANSVERSAL

RESUMO

Objetivo

analisar as diferenças nos mecanismos de enfrentamento e na qualidade de vida entre idosos com hipertensão em casas de repouso da Indonésia.

Método

foi realizado um estudo transversal entre 71 idosos durante dezembro de 2018 em casas de repouso. Foi utilizado um questionário autoadministrado foi para identificar as características dos participantes e a qualidade de vida dos idosos, ao mesmo tempo em que o esfigmomanômetro foi usado para medir a pressão arterial. A análise de dados foi feita com teste qui-quadrado.

Resultados

houve diferenças significativas entre os mecanismos de enfrentamento e a qualidade de vida dos idosos com hipertensão (X2=4,15; p=0,041). Os idosos que usavam mecanismos de enfrentamento focando nos problemas eram mais propensos a ter uma qualidade de vida moderada (OR=2,86; 95% IC=1,02-7,97).

Conclusão

os mecanismos de enfrentamento de idosos com hipertensão devem ser aprimorados para que alcancem qualidade de vida por meio de cuidado e aconselhamento.

DESCRITORES
Idoso; Hipertensão; Comportamento de Enfrentamento; Casas de Repouso; Qualidade de Vida

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br