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MOTIVAÇÃO PARA MUDANÇA NO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS: INTERVENÇÃO BREVE COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL

RESUMO

Objetivo:

analisar o efeito da intervenção breve na motivação para mudança do consumo de bebidas alcoólicas.

Método:

estudo experimental, de follow-up, realizado com 43 participantes em duas Unidades Básicas de Saúde. Foi aplicado o Alcohol Use Disorders Identification Test, a Régua de Prontidão para Mudança e um questionário socioeconômico.

Resultados:

o grupo experimental apresentou mediana igual a 10 pontos (fase de manutenção) no início e após 30 dias. No segmento, mediana igual a oito pontos (estágio de ação). O grupo- controle, mediana igual a oito pontos no início e após 30 dias (fase de ação). No segmento, a mediana igual a sete pontos (fase de planejamento). Na avaliação intermediária de 30 dias, notou-se que houve diferença estatística na motivação entre os dois grupos (p=0,029).

Conclusão:

concluiu-se que a Intervenção Breve foi eficaz para manter a motivação nos estágios de ação e manutenção da mudança no consumo de bebidas alcoólicas.

DESCRITORES:
Motivação; Atenção Primária à; Saúde; Abuso de Álcool; Intervenções Breves; Comportamento.

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