Acessibilidade / Reportar erro

CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM PROGRAMAS DE REEDUCAÇÃO INTESTINAL PARA PACIENTES COM INTESTINO NEUROGÊNICO* * Artigo extraído da dissertação do mestrado “Construção e validação de Protocolo de Reabilitação Intestinal do Intestino Neurogênico”, Universidade de Pernambuco, Recife, PE, Brasil, 2022.

HIGHLIGHTS

  1. 95% das pessoas com intestino neurogênico apresentam constipação.

  2. Massagem abdominal foi o cuidado de enfermagem mais utilizado.

  3. A reeducação intestinal favorece a rotina das evacuações.

  4. A associação de manobras associadas pode reduzir a constipação.

RESUMO

Objetivo:

analisar as evidências disponíveis sobre os cuidados de enfermagem em Programas de Reeducação Intestinal para pacientes com Intestino Neurogênico com constipação.

Método:

estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa de artigos publicados entre 2011 e 2021 nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF, SCOPUS e PubMed, utilizando os descritores “Intestino Neurogênico”; “Constipação”; “Enfermagem”; “Neurogenic Bowel”; “Constipation” e “Nursing”. A análise foi realizada através da leitura reflexiva e criteriosa acerca da temática do estudo.

Resultados:

percebeu-se que os cuidados de enfermagem realizados com maior frequência em pacientes com intestino neurogênico incluíam: massagem intestinal, prensa abdominal, treino do vaso, estimulação dígito-anal, irrigação transanal e uso de supositórios, contribuindo positivamente para a instituição de um Programa de Reeducação Intestinal efetivo e seguro.

Conclusão:

o presente estudo contribui para as ações de cuidados de enfermagem de paciente com IN e para divulgação dos achados sobre os benefícios do Programa de Reeducação Intestinal.

DESCRITORES:
Atenção à Saúde; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem; Intestino Neurogênico; Reabilitação

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br