Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E GESTÃO DO CONHECIMENTO: INICIATIVAS NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE* * Artigo extraído da dissertação do mestrado “Educação Permanente em Saúde e Gestão do Conhecimento: um estudo de (in) compatibilidades”, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil, 2022.

HIGHLIGHTS

  1. Conhecimento é percebido como informações refletidas e transformativas.

  2. A Educação Permanente em Saúde almeja a escuta, troca e envolvimento.

  3. A Gestão do Conhecimento é uma ferramenta e um instrumento do cotidiano.

  4. A Gestão do Conhecimento facilita a Educação Permanente em Saúde.

RESUMO:

Objetivo:

dispor as ações de Educação Permanente em Saúde e Gestão do Conhecimento realizadas na Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais - Brasil, e refletir sobre os paralelos possíveis. Método: tratase de um estudo qualitativo e exploratório, com 10 trabalhadoras da saúde. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a maio de 2021, com o uso de um instrumento remoto, elaborado via Google Forms, analisado conforme a técnica de Análise de Conteúdo Temática de Bardin.

Resultados:

perpassam processos formais e informais de formação e compartilhamento dos conhecimentos, construção e transformação de processos de trabalho, como também, fragmentação, setorização e competitividade a partir das informações.

Conclusão:

os resultados têm potencial para estimular a discussão sobre os diversos movimentos dos conhecimentos nas regiões de saúde, atentos para a construção e implementação de planos estaduais e regionais de Educação Permanente em Saúde e Gestão do Conhecimento alinhados conceitualmente e comprometidos com o território.

DESCRITORES:
Educação continuada; Gestão do conhecimento; Gestão em saúde; Enfermagem; Pesquisa qualitativa.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br