Acessibilidade / Reportar erro

FATORES RELACIONADOS À SOBRECARGA E AO AUTOCUIDADO PARA HIPERTENSÃO EM CUIDADORES FAMILIARES

HIGHLIGHTS

  1. Sobrecarga de trabalho relaciona-se ao prejuízo no autocuidado do cuidador.

  2. Cuidadores deste estudo apresentaram autocuidado inadequado.

  3. Residir com idoso e cuidar continuamente relaciona-se a maior sobrecarga.

  4. Construir estratégias em saúde que favoreçam as necessidades do cuidador.

RESUMO

Objetivo:

identificar os fatores relacionados à sobrecarga e ao autocuidado para hipertensão em cuidadores familiares.

Método:

pesquisa online e transversal, com 68 cuidadores familiares de pessoas idosas, realizada entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, no Brasil. Foram aplicados questionários sobre atividade de cuidador, Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal e Escala Autocuidado de Hipertensão. Foram realizadas análises descritivas e analíticas.

Resultados:

cuidadores que residiam com idoso (p=0,0006) e sem dia de descanso (p=0,0097) apresentaram maior sobrecarga. Quanto maior o tempo como cuidador (p=0,0411), menor o escore do domínio medidas de manejo do autocuidado durante a descompensação pressórica. Cuidadores que recebiam auxílio de outra pessoa (p=0,0379) apresentaram maior escore no domínio grau de confiança do paciente para o autocuidado relacionado à hipertensão.

Conclusão:

este estudo contribui para maior compreensão das variáveis referentes à atividade de cuidador relacionada à sobrecarga e ao autocuidado para hipertensão de cuidadores de pessoas idosas.

DESCRITORES:
Cuidadores; Hipertensão; Idoso; Enfermagem Geriátrica; Esgotamento Profissional.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br