Acessibilidade / Reportar erro

IDENTIDADE PROFISSIONAL DE ENFERMEIRAS DO CAMPO DA SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

HIGHLIGHTS

  1. Enfermeiras apresentam compreensão frágil sobre seu escopo de atuação.

  2. Enfermeiras apresentam percepção fragmentada entre cuidado físico e psíquico.

  3. Constatou-se demarcações identitárias frágeis entre enfermeiras da saúde mental.

  4. Discute-se processos de trabalho ancorados em teorias da enfermagem.

RESUMO

Objetivo:

analisar a produção do conhecimento na literatura científica sobre a constituição da identidade profissional em enfermeiras que atuam no campo da saúde mental.

Método:

revisão integrativa da literatura por meio do portal da Biblioteca Virtual em Saúde em quatro bases de dados: Lilacs, Scielo, PubMed e BDENF. Elencaram-se como critérios de elegibilidade artigos originais completos publicados no período de 2017-2022, nos idiomas inglês, português ou espanhol.

Resultados:

a amostra foi composta por 18 estudos agrupados em duas categorias temáticas. Os resultados versam sobre as (in)definições do processo de trabalho das enfermeiras que atuam no campo da saúde mental e a respeito da fragmentação do cuidado e de suas implicações na constituição desta identidade profissional.

Conclusão:

as enfermeiras desempenham papéis diversificados no cotidiano de trabalho, o que contribui para uma compreensão insuficiente acerca de seu escopo de atribuições e impacta diretamente na percepção de sua identidade profissional.

DESCRITORES:
Enfermagem Psiquiátrica; Papel do Profissional de Enfermagem; Assistência à Saúde Mental

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br