Acessibilidade / Reportar erro

DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DA TUBERCULOSE - DIFERENÇAS ENTRE POPULAÇÃO GERAL E POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS

RESUMO

Objetivo

a realização de exames diagnósticos e do acompanhamento da tuberculose entre população geral e populações em situação de vulnerabilidade social no município de Belo Horizonte/MG.

Método

estudo epidemiológico dos casos de tuberculose do Sistema de Informação de Belo Horizonte - Brasil, 2001 a 2017. Realizou-se análise descritiva e comparação entre população geral, população em situação de rua e privada de liberdade.

Resultados

os exames diagnósticos e de acompanhamento foram realizados com mais frequência nas populações vulnerabilizadas em até 30%, com baixo uso do teste rápido molecular(média de 35,4%) e do tratamento observado, com 22% de realização na população de rua e 38% na privada de liberdade.

Conclusão

o estudo sinaliza para a necessidade de priorização do teste rápido e do tratamento observado, especialmente entre públicos vulnerabilizados. Disseminar o uso dessas ferramentas pode determinar a interrupção da cadeia de transmissão, a possibilidade da cura e a não ocorrência de resistência.

DESCRITORES:
Tuberculose; Vulnerabilidade Social; Determinantes Sociais da Saúde; Pessoas em Situação de Rua; Prisioneiros

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br