Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos CEDES, Volume: 43, Número: 119, Publicado: 2023
  • DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS POLÍTICAS CURRICULARES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Apresentação

  • O CURRÍCULO DA CRECHE EM LIVROS DIDÁTICOS PARA DOCENTES: DA EPISTEMOLOGIA DO INFANTIL À REGULAÇÃO DA DOCÊNCIA Artigos | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Carvalho, Rodrigo Saballa de; Guizzo, Bianca Salazar

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir dos estudos pós-críticos de currículo, o artigo objetiva discutir como operam os livros didáticos para docentes de creche, a partir de uma epistemologia do infantil. Tal epistemologia é uma racionalidade que funciona por meio da enunciação de uma perspectiva organicista de desenvolvimento humano. O corpus analítico é constituído por cinco livros. Metodologicamente, é realizada uma análise do discurso foucaultiana, em que são mapeadas as tecnologias presentes nos livros. Infere-se que as obras analisadas incidem na regulação da docência, por meio da epistemologia do infantil em pauta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on postcritical curriculum studies, the article aims to discuss how textbooks for daycare teachers operate from an epistemology of childhood. Such an epistemology is a rationality that works through the enunciation of an organicist perspective of human development. The analytical corpus consists of five books. Methodologically, a Foucauldian discourse analysis is performed, in which the technologies present in the books are mapped. It is inferred that the analyzed works have an impact on the regulation of teaching, through the epistemology of the child in question.
  • PROFISSIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLEMENTANDO UM SISTEMA INTEGRADO EM TEMPO DE REFORMAS NA ITÁLIA Artigos | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Lazzari, Arianna; Balduzzi, Lucia

    Resumo em Português:

    RESUMO Na Itália, a questão da formação inicial e continuada na Educação Infantil tornou-se uma questão controversa à luz da recente reforma da instituição do sistema integrado de educação e formação desde o nascimento até aos seis anos. O artigo descreverá e fará uma revisão crítica da evolução histórica, bem como caracterizará os dois diferentes graus universitários para a preparação de educadores da creche e da pré-escola. Na conclusão, serão apresentadas uma reflexão sobre as implicações para a atuação junto à faixa etária de 0 a 6 anos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In Italy, the issue of initial preparation and continuing professional development (CPD) of early childhood education and care (ECEC) workforce has become a particularly contentious issue in the light of the recent reform on the institution of the integrated ECEC system from birth up to six years. The article will critically review the historical evolution of the two different university degrees for the professional preparation of early childhood educators and pre-school teachers and will reflect on its implications for ensuring pedagogical continuity across the 0-6 sector.
  • PEDAGOGIA DO BRINCAR: CONSIDERAÇÕES E DIRETRIZES PARA A CONSTRUÇÃO DE PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS DE 0 A 6 ANOS Artigos | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Savio, Donatella

    Resumo em Português:

    RESUMO Itália, as instituições de ensino de 0 a 6 anos sempre foram caracterizadas como um sistema dividido; o sistema integrado 0-6 nasceu em um nível legislativo apenas recentemente (L n.107, 2015; Dlgs n. 65, 2017). Para construir uma perspectiva educacional 0-6 é proposta uma pedagogia do brincar, teoricamente fundada no reconhecimento do brincar como uma experiência vital e existencial para as crianças. Em consonância com essa perspectiva, ilustram-se algumas indicações operacionais a respeito tanto da relação com o brincar como da “promoção interior” e da construção de percursos educativos a partir do próprio brincar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In Italy the 0-6 educational institutions have always been characterized as a split system; the 0-6 integrated system was born on a legislative level only recently (Law No. 107/2015; Dlgs. No. 65/2017). To build an educational perspective 0-6 a pedagogy for play is proposed, theoretically founded on the recognition of play as a vital and existential experience for children. In line with this perspective some operational indications are illustrated regarding both the relationship with play as promotion from inside and the construction of educational paths from play itself.
  • LA EVALUACIÓN EN EL NIVEL INICIAL: DE LA TAXONOMÍA DEL SUJETO AL RELATO DE LA EXPERIENCIA Artigos | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Brailovsky, Daniel; Sampertini, Jesica Romina

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Una de las características de las prácticas de evaluación en la educación inicial es la inexistencia de calificaciones numéricas. Sin embargo, la evaluación en el nivel inicial no está exenta de tensiones y paradojas. En base a una consulta abierta a docentes, el artículo ofrece una reflexión sobre la evaluación en ese nivel y sobre los informes individuales en los que se suelen comunicar los resultados de la evaluación. En este punto, se observa el contraste entre dos modelos: el del informe taxonómico, y otro, menos frecuente, que relata de manera más abierta las experiencias de la vida escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT One of the characteristics of evaluation practices in early education is the lack of numerical grades. However, assessment practices in early childhood education are not exempt from tensions and paradoxes. The article is based on open interviews to teachers, about pedagogical issues that underlie at conceptions of assessment. The article also offers a reflection about evaluations in the kindergarten and the individual reports in which the results of the evaluation are usually communicated. At this point, the contrast between two models is observed: that of the taxonomic report, and another, less frequent, which relates in a more open way the experiences of school life.
  • A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PONTOS E CONTRAPONTOS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Artigos | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Brostolin, Marta Regina; Souza, Tania Maria Filiu de

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto visa analisar a concepção de inclusão dos docentes de Educação Infantil e as implicações para o trabalho pedagógico. A pesquisa qualitativa foi realizada com oito professores utilizando a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que os professores não compreendem a inclusão como um processo ancorado em ações construídas coletivamente que envolve as condições de trabalho, à infraestrutura da escola e à formação para dar sustentação as suas práticas pedagógicas. Conclui-se ser necessário ampliar o debate e ações afirmativas na perspectiva inclusiva a todos os professores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The results show that teachers do not understand inclusion as a process based in collectively constructed actions that involve working conditions, school infrastructure and training to support their pedagogical practices. It is concluded that it is necessary to expand the debate and affirmative actions in the inclusive perspective to all teachers.
  • EDUCACIÓN ARTÍSTICA Y CREATIVIDAD: LOS “TALLERES CREATIVOS” CON LA INFANCIA DE ESCOLA IMAXINADA Articles | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Blanco, Vicente; Cidrás, Salvador

    Resumo em Espanhol:

    RESUMO Como artistas y educadores en una Facultad de Formación de Profesorado llevamos a cabo propuestas basadas en los procesos creativos propios de las artes que denominamos “talleres creativos”. En este artículo comenzamos mostrando referentes de experiencias de talleres en ámbitos educativos y artísticos y exponemos las bases metodológicas que guían nuestros talleres como colectivo Escola Imaxinada. Finalmente, nos centramos en el desarrollo de tres talleres y los parámetros de observación que consideramos indispensables para identificar procesos creativos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT As artists and educators in a Faculty of Teacher Training, we carry out proposals based on the particular creative processes of the arts that we call “creative workshops”. In the beginning of this article, we present a collection of workshops in educational and artistic fields that have inspired our work as a collective called Escola Imaxinada. Finally, we focus on the development of three educational projects of our own and establish the parameters that we consider essential to identify creative processes.
  • A VIDA ESPACIALIZADA DE BEBÊS E CRIANÇAS: LEGADOS PARA A PENSAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Artigos | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Lopes, Jader Janer Moreira; Kapoor, Ambika; Paula, Sara Rodrigues Vieira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Nosso objetivo é refletir sobre a formação docente a partir da espacialidade das instituições de Educação Infantil. O caminho escolhido foi apresentar o espaço como uma categoria central da constituição do ser humano. Como resultado, defendemos que o espaço precisa ser problematizado pelos educadores e educadoras. Concluímos que são possíveis novas formas de se pensar a Educação Infantil, que permitam que as crianças e os bebês possam expressar suas lógicas e autorias e possam ser contempladas nas construções dos espaços, na construção de suas próprias existências e na construção do mundo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to reflect on the teaching practices based on the spatiality of the Early Childhood Education institutions. This has been done through presenting space as central in the constitution of the human being. As a result, we argue that space needs to be problematized by the educators. We conclude that new ways of thinking about Early Childhood Education are possible, which allow children and babies to express their thoughts and agency and can help in thinking about the construction of spaces, the construction of their own existences and in the construction of the world.
  • RESSONÂNCIAS DE UMA EXPERIÊNCIA ALÉM-MAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Artigos | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Haddad, Lenira; Folque, Maria Assunção; Amaral, Jeane Costa; Bezelga, Isabel

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute o impacto de um Programa de Residência Pedagógica e Cultural (PRPC) na identidade profissional de professoras de educação infantil. Utiliza duas pesquisas que recolheram narrativas docentes por meio de entrevistas, conversas informais, relatórios escritos e grupos focais. As análises se organizam em torno de duas ressonâncias: reconhecimento da necessidade e possibilidade de mudança; novas perspectivas pedagógicas. Conclui-se que a RPC contribuiu para a inter-relação entre teoria e prática e despertou nas residentes outros modos de olhar, valorizar e ocupar a cidade com as crianças.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the impact of a Cultural and Pedagogical Residency Program (CPRP) on the professional identity of female early childhood education teachers. It uses two studies that collected teacher narratives through interviews, informal conversations, written reports, and focus groups. The analyses are organized around two resonances: recognition of the need and possibility for change; new pedagogical perspectives. It is concluded that the CPR contributed to the interrelation between theory and practice and awakened in the residents other ways of looking at, valuing and occupying the city with children.
  • QUANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL É NA ALDEIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES INDÍGENAS EM FORMAÇÃO Artigos | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Bettiol, Célia Aparecida; Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa refletir sobre a educação infantil no processo de formação de professores na educação escolar indígena. Tem como base as narrativas de professores no curso de Pedagogia Intercultural Indígena no Vale do Javari (AM), Brasil. Tais narrativas foram produzidas a partir das disciplinas “Infâncias e Escola Indígena” e “Estágio Supervisionado”, as quais foram organizadas em três procedimentos: as narrativas pessoais da própria infância; as narrativas por etnia, nas quais se destacaram a forma como as crianças vivem nas comunidades; e as narrativas sobre a criança nas escolas indígenas de educação infantil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to reflect on infant school education during the process of training teachers for indigenous schools. It is based on the narratives of teachers in the Indigenous Intercultural Pedagogy course in Vale do Javari, AM, Brazil. Such narratives were produced from the class “Indigenous Children and School” and “Supervised teaching experience”, and were organized in 3 procedures: the personal narratives of childhood; the narratives according to ethnicity, which highlighted the way in which children live in communities; and narratives about children in indigenous infant schools.
  • EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DOCÊNCIA EM TURMAS MULTISSERIADAS NO INTERIOR DO AMAZONAS Artigos | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Benigno, Beatriz Lima; Vasconcelos, Simone Maria Oriente; Franco, Zilda Gláucia Elias

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo de caso propõe-se analisar o trabalho docente na Educação Infantil do Campo em turma multisseriada em escola ribeirinha no interior do Amazonas. A pesquisa, pautada metodologicamente na abordagem qualitativa, reafirma a relevância da temática em discussão, a fragilidade da implementação das políticas públicas direcionadas a esse público e a necessidade da valorização da formação contínua do professor frente às práticas pedagógicas. A prática docente tem papel mediador na construção do currículo de cunho histórico e cultural e ao direito das crianças que habitam o campo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This case study aims to analyze the teaching work in Early Childhood Education in the Field in multigrade class in a riverside school in the hinterland of the state of Amazonas, Brazil. The research, methodologically based on the qualitative approach, reaffirms the relevance of the theme under discussion, the fragility of the implementation of public policies directed to this audience and the need to value the continuous training of the teacher facing the pedagogical practices. The teaching practice has a mediating role in the construction of the curriculum of historical and cultural nature and the rights of children who live in the countryside.
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA Artigos | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Leal, Fernanda de Lourdes Almeida; Amorim, Ana Luisa Nogueira de; Lopes, Denise Maria de Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo reflete sobre a política de formação de professores em rede conduzida pela Coordenação Geral de Educação Infantil vinculada à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Destaca os cursos de Especialização em Docência na Educação Infantil desenvolvidos em parceria com universidades federais entre 2010 e 2016 e discute aspectos políticos, legais, teóricos e pedagógicos constitutivos da proposta e sua implementação por três universidades nordestinas, problematizando a docência na Educação Infantil e as necessidades de formação específica para atuar nessa etapa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this paper is to discuss the politics of networking in education conducted by the General Coordination of Early Childhood Education, which is linked to Secretary of Education of the Ministry of Education. The discussion highlights specialization courses in Teaching in Early Childhood Education created in partnership with federal universities over the years 2010 and 2016. The courses created reflect on political, legal, theoretical and pedagogical constitutive aspects of the proposal as well as their implementation by three universities from the Northeast of Brazil, problematizing teaching in early childhood education together with the need for specific training to work at this stage.
  • AS AUXILIARES NA COMPOSIÇÃO FUNCIONAL DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO Artigos | Docência Na Educação Infantil: Das Políticas Curriculares Às Práticas Pedagógicas

    Coutinho, Angela Maria Scalabrin; Côco, Valdete; Alves, Thiago

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa a presença de auxiliares docentes na composição funcional para o exercício da docência na Educação Infantil. A análise dos dados do Censo Escolar identificou 162,2 mil auxiliares na creche e 45,9 mil na pré-escola em 2019 (crescimento de 66,5% em relação a 2008), um percentual de 34% entre as profissionais de creche e 13% de pré-escola. Os resultados evidenciam a manutenção de uma carreira subalterna para as auxiliares, realidade que expressa problematizações vinculadas às metas de qualificação da Educação Infantil implicadas com o desenvolvimento profissional nesse campo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the presence of auxiliary teachers in the functional composition for the exercise of teaching in Child Education. The analysis of data from the School Census identified 162,200 auxiliary teachers in nurseries and 45,900 in preschool in 2019 (an increase of 66.5% compared to 2008), 34% among nursery professionals and 13% among preschool professionals. The results show the maintenance of a subordinate career for auxiliary teachers that updates problematizations linked to the qualification goals of Child Education involved with the professional development in this field.
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br