Acessibilidade / Reportar erro

O CURRÍCULO DA CRECHE EM LIVROS DIDÁTICOS PARA DOCENTES: DA EPISTEMOLOGIA DO INFANTIL À REGULAÇÃO DA DOCÊNCIA

THE DAYCARE CURRICULUM IN TEXTBOOKS FOR TEACHERS: FROM THE EPISTEMOLOGY OFCHILDHOOD TO THE REGULATION OF TEACHING

RESUMO

A partir dos estudos pós-críticos de currículo, o artigo objetiva discutir como operam os livros didáticos para docentes de creche, a partir de uma epistemologia do infantil. Tal epistemologia é uma racionalidade que funciona por meio da enunciação de uma perspectiva organicista de desenvolvimento humano. O corpus analítico é constituído por cinco livros. Metodologicamente, é realizada uma análise do discurso foucaultiana, em que são mapeadas as tecnologias presentes nos livros. Infere-se que as obras analisadas incidem na regulação da docência, por meio da epistemologia do infantil em pauta.

Palavras-chave
Creche; Currículo; Discurso; Livro didático; Docência

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br