Acessibilidade / Reportar erro

Fatores relacionados ao estilo de vida de pacientes com dor crônica neuropática pós-COVID-19: estudo transversal

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O estilo de vida após uma restrição social causada pela pandemia do COVID-19 apontou a influência sobre quadros de dores crônicas. O objetivo deste estudo foi identificar fatores relacionados ao estilo de vida de pacientes com dor neuropática crônica após infecção de COVID-19.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo analítico observacional transversal com 62 indivíduos diagnosticados com dor crônica neuropática e vinculados a uma Clínica de Dor. Foram aplicadas fichas com dados sociodemográficos, as quais foram avaliadas por meio da escala de dor Neuropathic Symptoms and Signs Pain Scale (S-LANSS) e do Questionário de Estilo de Vida Fantástico (FLQ), respectivamente, que fornecem uma ampla gama de informações em relação aos comportamentos que caracterizam o estilo de vida.

RESULTADOS:

A amostra foi composta por 62 participantes, com média de idade de 56,2±12,9 anos, predomínio de mulheres (60%), pessoas casadas (64%) e com filhos (80%). A S-LANSS revelou 48 pacientes (77%) com mecanismos neuropáticos no exame de sensibilidade, 80%(n=50) relataram alodinia somente na área dolorida. Quase 80% dos pacientes apresentaram estilo de vida regular (n=48), com os componentes de atividade e nutrição sendo autopercebidos negativamente.

CONCLUSÃO:

No presente estudo, os pacientes com dor crônica neuropática mostraram que o nível de atividade e a presença de álcool comprometeram seu estilo de vida. Estes componentes são aspectos do estilo de vida desses pacientes que devem ser entendidos e validados, a fim de se pensar em estratégias de enfrentamento que possam influenciar novas formas de abordagem e organização de serviços.

DESTAQUE

  • O estilo de vida de pacientes com dor crônica foi alterado pós-COVID.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br