Acessibilidade / Reportar erro

Intervalos entre tratamentos inseticidas

Interval between insecticide treatments

Resumos

Admitindo que as populações de insetos crescem segundo a lei logística, o autor, partindo de uma equação que a descreve, apresenta uma fórmula que permite estabelecer o intervalo de tempo que deve decorrer entre os tratamentos inseticidas, para que a infestação por uma praga não exceda um limite pré-estabelecido. O valor de t (intervalo, expresso em número de gerações do inseto) depende do potencial biótico da espécie, da eficiência do inseticida e do nível de infestação que se estabelecer como máximo permissível. Os resultados teóricos são discutidos e mostram a possibilidade de sua comprovação por meio de populações de insetos mantidas em laboratório, como fase preliminar à sua aplicação no campo.


Based on the assumption that the growth of insect populations follows the logistic law, the author developed an equation for the determination of the time interval between insecticide treatments: t= {lpg [100-Po (1-E) / (1 - E) (100 -Po)]} / log p where t = time interval between treatments expressed in number of generations of the species; Po = maximum percentage of infestation, that must not be surpassed (from 0,00 to 100,00); E = efficiency of the insecticide (from 0,00 to 1,00); p = reproduction potential of the species. The theoretical results are discussed.


Intervalos entre tratamentos inseticidas* * Trabalho apresentado na IV Reunião Latinoamericana de Fitotecnia, realizada em Santiago de Chile, de 24 de novembro a 6 de dezembro de 1958.

Interval between insecticide treatments

Luiz O. T. Mendes

Engenheiro-agrônomo, Seção de Entomologia, Instituto Agronômico

RESUMO

Admitindo que as populações de insetos crescem segundo a lei logística, o autor, partindo de uma equação que a descreve, apresenta uma fórmula que permite estabelecer o intervalo de tempo que deve decorrer entre os tratamentos inseticidas, para que a infestação por uma praga não exceda um limite pré-estabelecido.

O valor de t (intervalo, expresso em número de gerações do inseto) depende do potencial biótico da espécie, da eficiência do inseticida e do nível de infestação que se estabelecer como máximo permissível.

Os resultados teóricos são discutidos e mostram a possibilidade de sua comprovação por meio de populações de insetos mantidas em laboratório, como fase preliminar à sua aplicação no campo.

SUMMARY

Based on the assumption that the growth of insect populations follows the logistic law, the author developed an equation for the determination of the time interval between insecticide treatments:

t= {lpg [100-Po (1-E) / (1 - E) (100 -Po)]} / log p

where

t = time interval between treatments expressed in number of generations of the species;

Po = maximum percentage of infestation, that must not be surpassed (from 0,00 to 100,00);

E = efficiency of the insecticide (from 0,00 to 1,00);

p = reproduction potential of the species.

The theoretical results are discussed.

Texto completo disponivél apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

LITERATURA CITADA

Recebido para publicação em 30 de janeiro de 1959.

  • 1. MENDES, LUIZ O. T. Determinação do potencial biótico da "Broca do Café" - Hypothenemus hampei (Ferr.) - Considerações sôbre o crescimento de sua população. VI. Uma equação que relaciona o coeficiente de sobrevivência (a) e a equação logística. Ann. Acad. bras. Sci. 23:[213]-220. 1951.
  • *
    Trabalho apresentado na IV Reunião Latinoamericana de Fitotecnia, realizada em Santiago de Chile, de 24 de novembro a 6 de dezembro de 1958.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Abr 2010
    • Data do Fascículo
      1959

    Histórico

    • Recebido
      30 Jan 1959
    Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br