Acessibilidade / Reportar erro

Examinando o método de provas e refutações na educação de professores pré-serviço

Há algumas evidências na literatura em educação matemática que o método de provas e refutações de Lakatos pode ser útil para examinar a produção de conjecturas e o processo de construção de provas dos estudantes. O objetivo deste estudo foi determinar a forma como o método de Lakatos funciona e quais passos do método trabalhar no programa de formação de professores. A amostra da população para este estudo consiste de 24 professores em formação pré-serviço de educação matemática elementar da Turquia (16 mulheres e 8 homens). Os professores pré-serviço receberam um problema em que examinaram a relação entre perímetro e área de um retângulo. Os dados foram coletados com uma câmera, notas de campo e soluções escritas dos grupos de alunos e analisados com base no quadro desenvolvido no estudo de Larsen e Zandieh (2008). A análise dos dados revelou que o método de Lakatos era utilizável no programa de formação de professores. Porém, alguns passos do método descrito no estudo de caso histórico de Lakatos (1976) não foram produzidos no ambiente real de sala de aula.

Filosofia da Matemática; O Método de Provas e Refutações; Formação de Professores Pré-serviço


UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com