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A influência do modo respiratório no processo de aprendizagem: uma revisão sistemática da literatura Como citar este artigo: Ribeiro GCA, dos Santos ID, Santos ACN, Paranhos LR, César CPHAR. Influence of the breathing pattern on the learning process: a systematic review of literature. Braz J Otorhinolaryngol. 2016;82:466-78.

Resumo

Introdução:

A respiração oral traz consequências negativas para a qualidade de vida das pessoas, principalmente para escolares.

Objetivo:

Verificar se o modo respiratório influencia no processo de aprendizagem infantil.

Método:

Esta revisão sistemática foi realizada seguindo as instruções PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), sem restrição quanto ao ano de publicação e idioma, elaborada a partir da formulação de questão clínica elaborada pela estratégia P.I.C.O.: ''A criança respiradora oral tem mais chances de apresentar dificuldades de aprendizagem quando comparada à respiradora nasal?'', nas bases de dados eletrônicas SciELO, PubMed, LILACS e Scopus. Foi utilizado o Google Scholar para pesquisa da literatura cinza. As palavras-chave ''aprendizagem'', ''respiração bucal'', ''learning'' e ''mouth breathing'' foram utilizadas de forma integrada. Os estudos incluídos foram observacionais, realizados com escolares entre sete e onze anos. Em seguida, os estudos foram avaliados quanto à sua qualidade metodológica. Toda a pesquisa foi realizada por dois revisores de elegibilidade.

Resultados:

Foram obtidos 357 registros, sendo 314 blindados (43 registros em duplicidade). Após os critérios de elegibilidade, dez artigos integraram o escopo desta pesquisa. Metade dos estudos usou grupo controle e fez uso de avaliação otorrinolaringológica, a minoria fez uso de protocolos validados (20%) e de cálculo amostral (10%). Os procedimentos de avaliação foram variados. De forma geral, 80% dos artigos evidenciaram maior ocorrência de distúrbio de aprendizagem em respiradores orais.

Conclusão:

Esta revisão sistemática demonstrou que indivíduos com respiração oral apresentam maior tendência de dificuldades na aprendizagem do que os nasais.

PALAVRAS-CHAVE:
Respiração bucal; Aprendizagem; Leitura; Escrita; Matemática

ABSTRACT

INTRODUCTION:

Mouth breathing leads to negative consequences on quality of life, especially in school-age children.

OBJECTIVE:

To determine whether the breathing pattern influences children's learning process.

METHODS:

This systematic review was carried out according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) instructions, with no restrictions regarding the year of publication and language, created based on the clinical question formulation according to the Problem/Patient/Population, Intervention/Indicator, Comparison, Outcome (PICO) strategy: "Is the mouth-breathing child more likely to have learning disabilities when compared to nasal breathers?" in the SciELO, PubMed, LILACS, and Scopus electronic databases. Google Scholar was used to search the gray literature. The keywords "learning," "mouth breathing," and their equivalent terms in Portuguese were used in an integrated manner. The studies included in the review were observational, conducted with schoolchildren aged 7-11 years. Afterwards, the studies were evaluated regarding their methodological quality. The research was performed by two eligible reviewers.

RESULTS:

A total of 357 records were obtained, of which 43 records were duplicate. After applying the eligibility criteria, ten articles were included in the research scope. Half of the studies used a control group and otorhinolaryngological assessment, whereas a minority used validated (20%) and sample calculation protocols (10%). The evaluation procedures were varied. Overall, 80% of the articles showed a higher incidence of learning disabilities among mouth breathers.

CONCLUSION:

This systematic review has shown that mouth breathers are more likely to have learning difficulties than nasal breathers.

Keywords:
Mouth breathing; Learning; Reading; Writing; Mathematics

Introdução

Os distúrbios de aprendizagem podem ocorrer por razões multifatoriais, dentre elas a alteração em processar informações auditivas,11. Pinheiro FH, Capellini SA. Desenvolvimento das habilidades auditivas de escolares com distúrbio de aprendizagem, antes e após treinamento auditivo, e suas implicações educacionais. Rev Psicopedag. 2009;26:231-41. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-4862009000200008&script=sciarttext [cited 10.06.15].
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,22. Wiemes GRM, KozlowskiL, Mocellin M, Hamerschmidt R, Schuch LH. Potencial evocado cognitivo e desordem de processa-mento auditivo em crianc¸as com distúrbios de leitura e escrita. Braz J Otorhinolaryngol. 2012;78:91-7, http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000300016 [cited 10.06.15].
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o déficit de atenção, a dificuldade de relacionamento interpessoal, o distúrbio de conduta, o déficit cognitivo, o contexto socioeconômico menos favorecido,33. Figueiredo VLM, Quevedo L, Gomes G, Pappen L. Habilidades cognitivas de crianc¸as e adolescentes com distúrbio de apren-dizagem. Psico-USF. 2007;12:281-90. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-82712007000200016&script=sciarttext [cited 10.06.15].
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o histórico familiar de dificuldades e distúrbios de aprendizagem,44. Tabaquim MLM. Avaliação neuropsicológica nos distúrbios de aprendizagem. In: Ciasca SM, editor. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003. p. 91-111. entre outras, como a respiração oral - que pode comprometer o aprendizado.55. Chedid KAK, Di Francesco RC, Junqueira PAS. A influência da respiração oral no processo de aprendizagem da leitura e escrita em crianc¸as pré-escolares. Rev Psicopedag. 2004;21:157-63. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v21n65/v21n65a08.pdf [cited 10.06.15].
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Em relação à respiração, quando realizada exclusivamente pela boca, pode ser considerada como uma adaptação patológica, em virtude da dificuldade de se respirar pelo nariz,66. Di Francesco RC. Consequências da respiração oral. In: Krakauer LH, Di Francesco RC, Marchesan IQ, editors. Conhecimento para atender bem a respiração oral. São José dos Campos: Pulso; 2003. p. 19-25. favorecendo a inspiração de um ar mais seco, não filtrado, com temperatura mais fria ou mais quente do que o esperado, que acaba por sobrecarregar as tonsilas e a laringe, podendo provocar processos inflamatórios crônicos e, se tal adaptação patológica ocorrer por tempo prolongado, poderá acarretar hipertrofia tonsilar e, consequentemente, obstrução de via aérea superior de grau variado. Dessa forma, haverá resistência ao fluxo de gases, aumento permanente no gasto energético e adaptações estruturais (palato ogival e má oclusão dental) e funcionais (flacidez na musculatura orofacial, disfonias e apneia do sono, por exemplo) que podem prejudicar a qualidade do sono, o humor, o comportamento e o rendimento escolar,77. Lee JH. O respirador bucal na visão da pediatria. In: Coelho-Ferraz MJP, editor. Respirador buccal: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Lovise; 2005. p. 79-83. embora não haja evidências científicas significativas que comprovem a associação entre o modo respiratório alterado e as dificuldades de aprendizagem.

Considerando a alta prevalência da respiração oral na infância88. De Paula MVQ, Leite ICG, Werneck RR. Prevalência de por-tadores da síndrome da respiração bucal na rede escolar do município de Juiz de Fora - MG. H U Rev. 2008;34:33-8. Avail-able from: Erro! A referência de hiperlink não é válida./ Erro! A referência de hiperlink não é válida. [cited 10.06.15]. e a possibilidade de seu impacto na aprendizagem, este estudo foi construído com o objetivo de verificar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, se o modo respiratório influencia no processo de aprendizagem infantil.

Método

A seguir, será descrito o percurso metodológico adotado, com a estratégia de busca dos artigos e os critérios de elegibilidade adotados, a fase de coleta de dados e como foram analisados. Esta revisão sistemática foi realizada seguindo as instruções PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses).99. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Int J Surg. 2010;8:336-41, http://dx.doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097 [cited 15.07.15].
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Estratégia de busca e critérios de elegibilidade

A presente pesquisa de revisão sistemática foi realizada sem a restrição de ano e idioma de publicação. Foi utilizada a estratégia PICO, considerando escolares respiradores orais entre 7 e 11 anos de idade (P = paciente), avaliados quanto aos aspectos relacionados à aprendizagem (I = intervenção) e comparados com escolares respiradores nasais (C = comparação de intervenções ou controle), para que pudesse ser verificada a possibilidade de distúrbio de aprendizagem naqueles que apresentavam modo respiratório alterado (O = outcome ou desfecho), tendo sido construída a seguinte pergunta norteadora: "A criança respiradora oral tem mais chances de apresentar dificuldades de aprendizagem quando comparada à respiradora nasal?".

O desenho do estudo está elucidado na figura 1, com os critérios de elegibilidade do estudo. Para os estudos elegíveis preliminarmente, o texto completo foi obtido e avaliado a fim de verificar se contemplavam todos os critérios de inclusão. Foram utilizados como critério de inclusão: estudos observacionais (controlados, transversais, longitudinais prospectivos ou retrospectivos) sobre o tema e escolares entre sete e 11 anos de idade.

Figura 1
Fluxograma com a estratégia de busca e seleção dos artigos.

Os critérios de exclusão foram: ambiguidade dos resultados, apresentação insuficiente de resultados, duplicidade de estudos a partir da busca em bancos de dados, estudos de revisão, comunicações, relatos de casos, resumos de eventos científicos, monografias, comentários ou editoriais. Foram também excluídos estudos realizados com pacientes sindrômicos e com deficiência intelectual, bem como registros sem relação direta com o desfecho final do presente estudo (fig. 1).

As palavras-chave foram selecionadas no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde da BVS) e no MeSH (PubMed), a fim de identificar os estudos relevantes das bases de dados eletrônicas PubMed, SciELO, LILACS e Scopus. Os descritores controlados foram "learning" e "mouth breathing", "aprendizagem" e "respiração bucal". Foram utilizados os operadores booleanos (OR e AND) para a combinação dos descritores. Esta pesquisa foi realizada em 15 de julho de 2015. A literatura cinza foi identificada pela busca no Google Scholar, consultando os cem primeiros registros de cada combinação.

Validade do procedimento de avaliação e extração de dados

A partir da obtenção da lista das pesquisas realizadas com os descritores escolhidos, foi aplicado do Teste de Relevância, e cada estudo foi analisado criteriosamente por dois revisores de elegibilidade (não cegos para os autores e revistas), que realizaram o levantamento de forma independente e, mediante reunião, verificaram quais estudos foram ou não selecionados. Na eminência de divergência de resultados, um terceiro avaliador foi consultado, a fim de solucionar a dúvida quanto à inclusão ou não do estudo, como sugerido na literatura.1010. McDonald S, Crumley E, Eisinga A, Villanueva E. Search strategies to identify reports of randomized trials in Medline: protocol for a Cochrane review. Oxford: The Cochrane Library; 2006. Available from: http://www.researchgate.net/profile/ElmerVillanueva/publication/230285759SearchstrategiestoidentifyreportsofrandomizedtrialsinMEDLINE/links/02bfe50eb83296203c000000.pdf [cited 10.06.15].

Inicialmente, foram identificados os títulos, os descritores e os resumos dos artigos, sendo esta a primeira aplicação de filtro na pesquisa, para seleção dos artigos. Posteriormente, a partir dos resultados obtidos, aplicou-se o segundo filtro, a partir da leitura da introdução e da conclusão do estudo. Caso o artigo fosse considerado elegível, procedia-se leitura do texto científico na íntegra, aplicando-se, portanto, o terceiro filtro de seleção.

Os textos elegíveis nesta fase preliminar foram avaliados quanto a sua força metodológica, sendo esta fase o quarto e último filtro do teste de relevância adotado. Para essa avaliação, foi utilizado o protocolo para pontuação qualitativa da metodologia, modificado de Pithon et al.,1111. Pithon MM, Sant'Anna LIDA, Baião FCS, Santos RL, Coqueiro RC, Maia LC. Assessment of the effectiveness of mouthwashes in reducing cariogenic biofilm in orthodontic patients: a sys-tematic review. J Dent. 2015;43:297-308, http://dx.doi.org/10.1016/j.jdent.2014.12.010 [cited 01.07.15].
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que possibilita pontuação máxima de 13 pontos (tabela 1). Neste momento, a revisão foi cega para os autores, com posterior revisão, evitando, assim, qualquer viés de seleção e possíveis conflitos de interesses.

Tabela 1
Protocolo para pontuação qualitativa da metodologia modificado de Pithon et al.,1111. Pithon MM, Sant'Anna LIDA, Baião FCS, Santos RL, Coqueiro RC, Maia LC. Assessment of the effectiveness of mouthwashes in reducing cariogenic biofilm in orthodontic patients: a sys-tematic review. J Dent. 2015;43:297-308, http://dx.doi.org/10.1016/j.jdent.2014.12.010 [cited 01.07.15].
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com escore máximo de 13 pontosa

Cabe salientar que a adaptação ocorreu apenas no estabelecimento do número de sujeitos que deveriam participar dos estudos (n), como base para o cálculo amostral relacionado ao assunto, adotando-se n de 147 sujeitos, tendo como base o estudo de Menezes et al.,1212. Menezes VA, Leal RB, Pessoa RS, Pontes RMES. Prevalência e fatores associados à respiração oral em escolares par-ticipantes do projeto Santo Amaro-Recife, 2005. Rev Bras Otorrinolaringol. 2006;72:394-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992006000300017 [cited 01.07.15].
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que utilizou este valor como o mínimo para a condução de estudo com respiradores orais com idades entre 8 e 10 anos, ou seja, dentro da idade média dos estudos incluídos nesta pesquisa.

Os estudos foram sintetizados e distribuídos em quadro próprio, contendo as seguintes informações: ano de publicação, tipo de estudo, diagnóstico e instrumentos utilizados para a coleta de dados, caracterização da amostra, principais resultados e conclusão do estudo, descritos na sessão dos resultados.

Análise dos dados

A análise foi realizada de forma qualitativa, uma vez que os métodos adotados nas pesquisas foram heterogêneos.

Resultados

Estratégia de pesquisa e avaliação metodológica

Com os unitermos "respiração bucal" AND "aprendizagem", foram obtidos sete artigos da base de dados LILACS, 2.440 artigos da base de dados Google Scholar (destes, foram analisados os 100 primeiros), seis artigos no Scopus, e um na SciELO. Com os unitermos "mouth breathing" AND "learning", foram obtidos oito artigos na LILACS, 147.000 no Google Scholar (tendo sido analisados os 100 primeiros), cinco na SciELO, e 30 na base de dados PubMed. Dessa forma, a amostra inicial totalizou 357 artigos.

A partir da aplicação dos filtros desenhados no método, 43 artigos foram excluídos no primeiro filtro por apresentarem duplicidade nas bases de dados, e 304 por abordarem outros temas (233 no segundo filtro e 71 no terceiro), como prevalência, avaliação comportamental, postura, habilidades auditivas, má oclusão, estudos em adultos, em animais e em tratamento, como pode ser observado na figura 1. Assim, a amostra foi composta por 10 artigos.

Quanto à força metodológica, todos1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
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14. Goodwin JL, Babar SI, Kaemingk KL, Rosen GM, Morgan WJ, Sherrill DL, et al. Symptoms related to sleep-disordered breath-ing in white and Hispanic children: the Tucson Children's Assessment of Sleep Apnea Study. Chest J. 2003;124:196-203, http://dx.doi.org/10.1378/chest.124.1.196 [cited 15.07.15].
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15. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
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16. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
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17. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...

18. Petry C, Pereira MU, Pitrez P, Jones MH, Stein RT. Prevalência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono em esco-lares brasileiros. J Pediatr. 2008;84:123-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0021 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0021...

19. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...

20. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...

21. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846201200...
-2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
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(100%) os estudos da amostra apresentaram força metodológica moderada (tabela 2).

Tabela 2
Escores obtidos a partir da aplicação do Protocolo para Pontuação Qualitativa da Metodologia, adaptado de Pithon et al.1111. Pithon MM, Sant'Anna LIDA, Baião FCS, Santos RL, Coqueiro RC, Maia LC. Assessment of the effectiveness of mouthwashes in reducing cariogenic biofilm in orthodontic patients: a sys-tematic review. J Dent. 2015;43:297-308, http://dx.doi.org/10.1016/j.jdent.2014.12.010 [cited 01.07.15].
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Características dos estudos incluídos

Dos dez estudos incluídos, a metade (50%) utilizou grupo controle.1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
http://www.cefac.br/revista/revista51/Ar...
,1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
,1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
,2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
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,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
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As publicações foram divulgadas entre 2003 e 2015, com picos de concentração em 2003 (dois estudos, 20%)1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
http://www.cefac.br/revista/revista51/Ar...
,1414. Goodwin JL, Babar SI, Kaemingk KL, Rosen GM, Morgan WJ, Sherrill DL, et al. Symptoms related to sleep-disordered breath-ing in white and Hispanic children: the Tucson Children's Assessment of Sleep Apnea Study. Chest J. 2003;124:196-203, http://dx.doi.org/10.1378/chest.124.1.196 [cited 15.07.15].
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e em 2013 (dois estudos, 20%).2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
,2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846201200...
O uso de cálculo amostral foi efetivado em um estudo (10%).2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
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A tabela 3 mostra as principais características dos estudos selecionados.

Tabela 3
Síntese dos dez artigos que compuseram a amostra do estudo sobre o tema "respiração oral e aprendizagem"

A idade das amostras variou entre 2 e 16 anos, obtendo-se média de 9,28 anos. Com relação ao sexo (a partir dos estudos que declararam a divisão dos grupos em relação a essa variável), a maioria foi do masculino (52,28%).

Os procedimentos adotados para a avaliação dos sujeitos participantes foram: análise de fichas/prontuários, duas (20%)1616. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846200600...
,2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
; entrevista, quatro (40%)1616. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846200600...
,1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
,1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
; questionários, seis (60%)1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
http://www.cefac.br/revista/revista51/Ar...

14. Goodwin JL, Babar SI, Kaemingk KL, Rosen GM, Morgan WJ, Sherrill DL, et al. Symptoms related to sleep-disordered breath-ing in white and Hispanic children: the Tucson Children's Assessment of Sleep Apnea Study. Chest J. 2003;124:196-203, http://dx.doi.org/10.1378/chest.124.1.196 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1378/chest.124.1.196...

15. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...
-1616. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846200600...
,1818. Petry C, Pereira MU, Pitrez P, Jones MH, Stein RT. Prevalência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono em esco-lares brasileiros. J Pediatr. 2008;84:123-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0021 [cited 15.07.15].
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,2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846201200...
; avaliação ou observação clínica, seis (60%)1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
http://www.cefac.br/revista/revista51/Ar...
,1515. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...

16. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846200600...
-1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
,2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
,2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846201200...
; avaliação otorrinolaringológica comprovando a respiração oral, cinco (50%)1515. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...
,1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
,1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
,2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
; testes específicos, seis (60%)1515. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...
,1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...

18. Petry C, Pereira MU, Pitrez P, Jones MH, Stein RT. Prevalência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono em esco-lares brasileiros. J Pediatr. 2008;84:123-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0021 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0021...
-1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
,2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846201200...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
; e audiometria tonal liminar, duas (20%).1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...

Em relação aos instrumentos de coleta de dados, o uso de protocolos validados foi efetivado por duas pesquisas1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
(20% da amostra), sendo que Uema et al.1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
utilizaram, dentre várias provas, uma prova de reconhecimento de grafemas, por meio do teste de cancelamento de letras, e Kuroishi et al.,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
o Teste de Desempenho Escolar, de forma parcial.

Os respiradores orais apresentaram maior dificuldade na realização de operações matemáticas que os respiradores predominantemente nasais.1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
Em contrapartida, há pesquisadores2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846201200...
que não encontraram dificuldades nestas operações.

A compreensão de leitura foi considerada pior nos respiradores orais,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
bem como a escrita.2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846201200...

De forma geral, oito estudos (80%)1414. Goodwin JL, Babar SI, Kaemingk KL, Rosen GM, Morgan WJ, Sherrill DL, et al. Symptoms related to sleep-disordered breath-ing in white and Hispanic children: the Tucson Children's Assessment of Sleep Apnea Study. Chest J. 2003;124:196-203, http://dx.doi.org/10.1378/chest.124.1.196 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1378/chest.124.1.196...

15. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...

16. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846200600...

17. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...

18. Petry C, Pereira MU, Pitrez P, Jones MH, Stein RT. Prevalência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono em esco-lares brasileiros. J Pediatr. 2008;84:123-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0021 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0021...

19. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
-2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
relataram dificuldades de aprendizagem em respiradores orais, sendo três (30%) relacionados às hipertrofias tonsilares ou de corneto inferior1515. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...
,1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
; três (30%) aos distúrbios respiratórios do sono1414. Goodwin JL, Babar SI, Kaemingk KL, Rosen GM, Morgan WJ, Sherrill DL, et al. Symptoms related to sleep-disordered breath-ing in white and Hispanic children: the Tucson Children's Assessment of Sleep Apnea Study. Chest J. 2003;124:196-203, http://dx.doi.org/10.1378/chest.124.1.196 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1378/chest.124.1.196...
,1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
,1818. Petry C, Pereira MU, Pitrez P, Jones MH, Stein RT. Prevalência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono em esco-lares brasileiros. J Pediatr. 2008;84:123-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0021 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0021...
; dois (20%) à obstrução nasal2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
e à rinite alérgica (20%)1515. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...
,1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
; um (10%) associado ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)1616. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846200600...
; um (10%) à asma1818. Petry C, Pereira MU, Pitrez P, Jones MH, Stein RT. Prevalência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono em esco-lares brasileiros. J Pediatr. 2008;84:123-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0021 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0021...
; e um (10%) ao desvio de septo.2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
Dos estudos que não constataram relação entre respiração oral e distúrbio de aprendizagem (n = 2; 20%),1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
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,2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
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um esteve relacionado à obstrução nasal1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
http://www.cefac.br/revista/revista51/Ar...
e outro2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
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não dividiu os grupos entre respiradores orais e nasais, classificando os participantes com características de comprometimento respiratório, sem indicar a causa.

Discussão

As reprovações escolares ocorrem por diversos motivos, e o último censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2323. Brasil. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Taxa de aprovação - 2013. Brasília: INEP; 2013. (INEP, BRASIL, 2013), em 2013, evidenciou que 6,1% dos escolares não conseguem avançar de série, sendo que um dos motivos se dá pela presença dos distúrbios de aprendizagem. A literatura descreveu diversos fatores para o seu surgimento, como as de ordem auditiva,11. Pinheiro FH, Capellini SA. Desenvolvimento das habilidades auditivas de escolares com distúrbio de aprendizagem, antes e após treinamento auditivo, e suas implicações educacionais. Rev Psicopedag. 2009;26:231-41. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-4862009000200008&script=sciarttext [cited 10.06.15].
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,22. Wiemes GRM, KozlowskiL, Mocellin M, Hamerschmidt R, Schuch LH. Potencial evocado cognitivo e desordem de processa-mento auditivo em crianc¸as com distúrbios de leitura e escrita. Braz J Otorhinolaryngol. 2012;78:91-7, http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000300016 [cited 10.06.15].
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de atenção, de relacionamento interpessoal, de conduta, de cognição, socioeconômico,33. Figueiredo VLM, Quevedo L, Gomes G, Pappen L. Habilidades cognitivas de crianc¸as e adolescentes com distúrbio de apren-dizagem. Psico-USF. 2007;12:281-90. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-82712007000200016&script=sciarttext [cited 10.06.15].
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histórico familiar,44. Tabaquim MLM. Avaliação neuropsicológica nos distúrbios de aprendizagem. In: Ciasca SM, editor. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003. p. 91-111. e também a respiração oral.55. Chedid KAK, Di Francesco RC, Junqueira PAS. A influência da respiração oral no processo de aprendizagem da leitura e escrita em crianc¸as pré-escolares. Rev Psicopedag. 2004;21:157-63. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v21n65/v21n65a08.pdf [cited 10.06.15].
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Este modo respiratório é considerado uma adaptação patológica66. Di Francesco RC. Consequências da respiração oral. In: Krakauer LH, Di Francesco RC, Marchesan IQ, editors. Conhecimento para atender bem a respiração oral. São José dos Campos: Pulso; 2003. p. 19-25. que pode prejudicar a qualidade do sono, o humor, o comportamento e o rendimento escolar,77. Lee JH. O respirador bucal na visão da pediatria. In: Coelho-Ferraz MJP, editor. Respirador buccal: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Lovise; 2005. p. 79-83. porém, poucas são as pesquisas que comprovam tal inter-relação. Além disso, é considerada alta a prevalência da respiração oral na infância88. De Paula MVQ, Leite ICG, Werneck RR. Prevalência de por-tadores da síndrome da respiração bucal na rede escolar do município de Juiz de Fora - MG. H U Rev. 2008;34:33-8. Avail-able from: Erro! A referência de hiperlink não é válida./ Erro! A referência de hiperlink não é válida. [cited 10.06.15]. e, por esse motivo, foi realizada a presente revisão sistemática.

Como pode ser observado pela composição da amostra, pouco ainda se investiga sobre o tema (2,8% de uma possibilidade de 357 pesquisas), evidenciando-se a necessidade de mais estudos na área.

Metade dos estudos da amostra utilizou grupo controle,1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
http://www.cefac.br/revista/revista51/Ar...
,1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
,1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
,2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
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,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
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sendo interessante ressaltar que Kajihara, Nishimura1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
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compararam seus resultados com grupo controle formado por outro estudo, porém, do mesmo grupo de pesquisa. Dessa forma, sugere-se que pesquisas sobre o tema com grupos controle sejam efetivadas para maior fidedignidade dos resultados. Ademais, para a prática baseada em evidências, ou seja, para que profissionalmente possa ser tomada uma decisão pautada nos resultados científicos obtidos, o ideal, segundo Muir Gray,2424. Muir Gray JA. Evidence-based healthcare: how to make health policy and management decision. Edinburgh: Churchill Living- stone; 1997. é que tais pesquisas apresentem alta força de evidência, que são, em geral, estudos controlados e com randomização, sendo que este último não foi encontrado nas pesquisas que compuseram esta amostra.

Quanto ao diagnóstico nosológico confirmando o fator etiológico do modo respiratório oral, a metade da amostra do estudo1515. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...
,1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
,1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
,2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
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submeteu seu grupo a avaliação otorrinolaringológica, comprovando respiração oral do tipo obstrutiva, porém, de diferentes etiologias. Cabe salientar, ainda, que Abreu, Moralese Ballo13 declararam que o grupo do estudo foi submetido a avaliação médica, porém, não citaram por qual especialidade nem tampouco quais procedimentos foram realizados.

Perilo et al.2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
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enviaram aos pais/responsáveis um Questionário de Avaliação das Características Respiratórias, composto por 22 perguntas fechadas, cuja resposta poderia ser afirmativa ou negativa. Porém, no procedimento de pesquisa dos autores, em virtude da inexistência de avaliação otorrinolaringológica que confirmasse o fator etiológico do modo respiratório alterado, não foi citada a quantidade de perguntas afirmativas que deveriam ter sido assinaladas para que o sujeito fosse considerado um possível respirador oral. Tal viés foi minimizado pela observação do vedamento labial por cinco minutos, observado por dois avaliadores, em tarefa distratora. Sendo assim, não dividiram a amostra em grupo de respiradores orais e nasais, analisando as características respiratórias da amostra e as compararam com as habilidades cognitivo-linguísticas.

Os estudos consultados e que compuseram a amostra fizeram uso de amostras não probabilísticas, compondo-as intencionalmente ou por conveniência, o que pode produzir viés na interpretação dos dados, por depender do julgamento do pesquisador. Apesar de o exposto, Kuroishi et al.2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
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realizaram estudo de cálculo amostral para conceber o tamanho da amostra, propiciando que seus resultados gerassem representatividade da população e maior precisão nos resultados obtidos.2525. Normando D, Almeida MADO, Quintão CCA. Análise do emprego do cálculo amostral e do erro do método em pesquisas científicas publicadas na literatura ortodôntica nacional e inter-nacional. Dental Press J Orthod. 2011;16:33e1-9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v16n6/a06v16n6.pdf [cited 10.06.15].
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Apesar de a reprovação escolar ser uma variável de análise de ordem complexa, já que outros aspectos podem ocasionar retenção escolar, infere-se que escolares com distúrbios de aprendizagem apresentam maior chance para reprovação. Assim sendo, seria interessante que os estudos anunciassem se a amostra foi composta por estudantes que apresentaram ou não reprovação escolar. A pesquisa de Fensterseifer et al.2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
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estabeleceu mínimo de dois anos, e o estudo de Vera et al.1616. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
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relatou queixa (da maioria dos familiares de respiradores orais) de dificuldades escolares, embora 39% tenham sido reprovados (de uma a três vezes), com maior frequência, no Ensino Fundamental. Demais estudos1414. Goodwin JL, Babar SI, Kaemingk KL, Rosen GM, Morgan WJ, Sherrill DL, et al. Symptoms related to sleep-disordered breath-ing in white and Hispanic children: the Tucson Children's Assessment of Sleep Apnea Study. Chest J. 2003;124:196-203, http://dx.doi.org/10.1378/chest.124.1.196 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1378/chest.124.1.196...
,1515. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
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,1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
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18. Petry C, Pereira MU, Pitrez P, Jones MH, Stein RT. Prevalência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono em esco-lares brasileiros. J Pediatr. 2008;84:123-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0021 [cited 15.07.15].
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-1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
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,2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846201200...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
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não citaram sobre reprovações e, para a composição da amostra do estudo de Abreu, Morales e Ballo,1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
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os estudantes deveriam estar no período escolar apropriado para a idade, ou seja, os com reprovação não foram incluídos na pesquisa, podendo ser esta uma fragilidade a ser considerada.

Outro fator importante para a análise diz respeito ao local e ao período em que os estudos selecionados ocorreram, pois a mudança climática é um fator a ser levado em consideração.2626. Ribeiro WC, Impactos das mudanc¸as climáticas em cidades no brasil. Parcerias Estratégicas. 2008;27:297-321. Avail-able from: http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/mudancasclimaticas/proclima/file/publicacoes/metropoles/ribeiroimpactos.pdf [cited 10.06.15].
http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/fi...
A maioria dos estudos que compôs a amostra é de pesquisadores brasileiros,1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
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,1515. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
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16. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
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17. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...

18. Petry C, Pereira MU, Pitrez P, Jones MH, Stein RT. Prevalência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono em esco-lares brasileiros. J Pediatr. 2008;84:123-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0021 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0021...

19. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...

20. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
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21. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846201200...
-2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
evidenciando interesse sobre o assunto. Apenas quatro estudos (40%)1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
http://www.cefac.br/revista/revista51/Ar...
,1515. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...
,1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
,2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
indicaram o período (em meses ou anos) em que a seleção da amostra foi obtida.

Pesquisadores2727. Goncalves FLT, Coelho MDSZS. Variação da morbidade de doenc¸as respiratórias em função da variação da temperatura entre os meses de abril e maio em São Paulo. Ciênc Nat. 2010;32:103-18. Available from: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/cienciaenatura/article/viewFile/9500/5649 [cited 10.06.15].
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destacaram o impacto das mudanças climáticas sobre afecções das vias aéreas superiores (AVAS) em crianças menores que 13 anos na região metropolitana da cidade de São Paulo, nos meses que correspondem à entrada do inverno. Acrescentaram que o pico de morbidade por doenças respiratórias ocorre no mês de maio, possivelmente devido ao problema de termorregulação em indivíduos adaptados ao clima/tempo mais ameno de abril, justificando que pessoas com problemas de termorregulação são as mais sensíveis, com doenças respiratórias e cardiovasculares, sendo a população infantil uma das mais susceptíveis.

Há, neste período, um aumento às consultas hospitalares2727. Goncalves FLT, Coelho MDSZS. Variação da morbidade de doenc¸as respiratórias em função da variação da temperatura entre os meses de abril e maio em São Paulo. Ciênc Nat. 2010;32:103-18. Available from: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/cienciaenatura/article/viewFile/9500/5649 [cited 10.06.15].
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2....
e, consequentemente, uma maior probabilidade de faltas escolares, o que pode dificultar o rendimento escolar, dependendo da cronicidade do quadro.

No Brasil, as doenças respiratórias representavam 5% dos anos de vida perdidos por morte prematura,2828. Schramm JMA, Oliveira AF, Costa Leite I, Valente JG, Gadelha ÂMJ, Portela MC, et al. Transição epidemiológica e o estudo de carga de doenc¸a no Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2004;9:897-908, http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000400011 [cited 10.06.15].
https://doi.org/10.1590/S1413-8123200400...
revelando a importância das medidas públicas para a diminuição deste percentual.

Outra variável de análise diz respeito ao impacto da urbanização nas condições de vida e saúde da população brasileira. Pode-se observar que, dos dez artigos consultados, metade foi realizada em capitais,1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
http://www.cefac.br/revista/revista51/Ar...
,1515. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
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,1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
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,2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
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,2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
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e a outra metade1414. Goodwin JL, Babar SI, Kaemingk KL, Rosen GM, Morgan WJ, Sherrill DL, et al. Symptoms related to sleep-disordered breath-ing in white and Hispanic children: the Tucson Children's Assessment of Sleep Apnea Study. Chest J. 2003;124:196-203, http://dx.doi.org/10.1378/chest.124.1.196 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1378/chest.124.1.196...
,1616. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846200600...
,1818. Petry C, Pereira MU, Pitrez P, Jones MH, Stein RT. Prevalência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono em esco-lares brasileiros. J Pediatr. 2008;84:123-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0021 [cited 15.07.15].
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,1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
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,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
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em cidades bem desenvolvidas. Nos grandes centros, de acordo com Maricato,2929. Maricato E. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. São Paulo Perspect. 2000;14:21-33, http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000400004 [cited 10.06.15].
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tem havido, no Brasil, um aumento ecológico da desigualdade, situação em que há o crescimento desordenado das cidades, com aumento de população na periferia. Geralmente, a população que reside na periferia de cidades brasileiras pertence à classe socioeconômica baixa (como observado em pesquisa)3030. Carvalho MP. Quem são os meninos que fracassam na escola? Cad Pesqui. 2004;34:11-40. Available from: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n121/a02n121.pdf [cited 10.06.15].
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e, assim, apresentam-se mais vulneráveis a fatores que podem comprometer a qualidade de vida e a saúde.

Além de o exposto, há ainda a observação de que o fracasso escolar seja maior em meninos do que em meninas, predominantemente na raça negra e/ou escolares provenientes de famílias de baixa renda.3030. Carvalho MP. Quem são os meninos que fracassam na escola? Cad Pesqui. 2004;34:11-40. Available from: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n121/a02n121.pdf [cited 10.06.15].
http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n121/a02n...
A amostra deste estudo foi composta por meninos, em sua maioria, ratificando o exposto pela literatura, tanto em relação ao fracasso escolar, quanto à possibilidade da presença de fator de comorbidade como o TDAH.1616. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
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Dessa forma, pode-se depreender que a compreensão dos determinantes da aprendizagem e de seu fracasso é multifatorial e complexa, e poucos são os instrumentos validados para investigação dos distúrbios de aprendizagem, o que dificulta a comparação dos procedimentos utilizados. Apenas duas pesquisas1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15].
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,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
utilizaram instrumentos validados; outra2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
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utilizou protocolo publicado e adaptado a estudantes brasileiros; outra1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
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fez a aplicação de prova de avaliação utilizada em outro estudo, porém não validada; e os demais estudos1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15].
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14. Goodwin JL, Babar SI, Kaemingk KL, Rosen GM, Morgan WJ, Sherrill DL, et al. Symptoms related to sleep-disordered breath-ing in white and Hispanic children: the Tucson Children's Assessment of Sleep Apnea Study. Chest J. 2003;124:196-203, http://dx.doi.org/10.1378/chest.124.1.196 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1378/chest.124.1.196...

15. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15].
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-1616. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15].
https://doi.org/10.1590/S1516-1846200600...
,1818. Petry C, Pereira MU, Pitrez P, Jones MH, Stein RT. Prevalência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono em esco-lares brasileiros. J Pediatr. 2008;84:123-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0021 [cited 15.07.15].
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,2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15].
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não utilizaram de protocolos de avaliação dos escolares, fazendo uso de histórico escolar de reprovação ou de questionários aplicados aos familiares ou a educadores, aumentando o viés de análise.

O teste de desempenho escolar (TDE) (desenvolvido por Lilian Stein)3131. Stein LM. TDE - teste de desempenho escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2011. foi utilizado em uma pesquisa (10%), porém, de forma parcial.2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
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Neste estudo, houve comparação de um grupo experimental com um controle, e os sujeitos foram pareados por idade e escolaridade, sendo que parte da amostra apresentava respiração oral. Foi possível verificar que tais escolares apresentaram desempenho escolar menor que o grupo controle nas tarefas de compreensão de leitura, aritmética e memória de trabalho (exceto para números).

Em relação à avaliação das habilidades matemáticas, dos estudos que aplicaram provas neste sentido, dois1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15].
http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
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encontraram resultados indicativos de dificuldades em respiradores orais, enquanto outro não encontrou.2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
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Já a compreensão de leitura foi considerada pior nos respiradores orais,2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15].
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bem como a escrita foi pior nos sujeitos com características de problemas respiratórios, diferentemente daqueles que não as apresentavam.2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15].
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No geral, a maioria dos pesquisadores consultados relatou dificuldades na aprendizagem em sujeitos com alteração no modo respiratório.

Sendo assim, pesquisas envolvendo respiradores orais e aprendizagem carecem de maior investimento na área, visto que o número de estudos para análise foi reduzido e os procedimentos avaliativos diversificados. Estudos interdisciplinares controlados, incluindo avaliações padronizadas, com uso de instrumentos validados e grupos amostrais uniformes, necessitam ser realizados, para que estudo de revisão sistemática de meta-análise possa ser realizado e, assim, haja maior evidência científica, tanto para a prática clínica quanto para a implantação de Políticas Públicas em Saúde e Educação.

Conclusões

Existem evidências de que o modo respiratório pode influenciar o processo de aprendizagem. Esta revisão sistemática demonstrou que indivíduos com respiração oral apresentam maior tendência de dificuldades na aprendizagem do que os nasais. Mais estudos devem ser realizados para que cresçam as evidências científicas para a prática clínica e para a implantação de Políticas Públicas em Saúde e Educação.

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  • Como citar este artigo: Ribeiro GCA, dos Santos ID, Santos ACN, Paranhos LR, César CPHAR. Influence of the breathing pattern on the learning process: a systematic review of literature. Braz J Otorhinolaryngol. 2016;82:466-78.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Aug 2016

Histórico

  • Recebido
    19 Jun 2015
  • Aceito
    07 Ago 2015
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