Acessibilidade / Reportar erro

Trajetória da Revista Brazilian Journal of Food Technology

Durante as décadas de 1960 e 1970, o Instituto de Tecnologia de Alimentos ‒ ITAL, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi uma instituição de pesquisa quase única na área de Tecnologia de Alimentos (Figura 1). A revista Coletâneado Instituto de Tecnologia de Alimentos (Figura 2), uma publicação endógena do Instituto, foi criada em 1965, sendo o mais antigo periódico científico da área de Tecnologia de Alimentos no Brasil (Figura 3). Um dos grandes inspiradores da Coletâneado ITAL foi o Engenheiro Agrônomo Júlio Cesar Medina. Durante muitos anos, aColetânea do ITAL foi praticamente o único veículo nacional de divulgação de trabalhos científicos de pesquisa na área de Tecnologia de Alimentos.

Figura 1
O ITAL foi uma instituição quase única em sua área de pesquisa nas décadas de 1960 e 1970.
Figura 2
Capa do primeiro fascículo da Revista Coletâneado ITAL, publicada em 1965, e capa atual do Brazilian Journal of Food Technology.

Na década de 80, gradativamente, aumentou a demanda de pesquisas nesta área no Brasil e, na década de 90, inúmeras instituições de pesquisa passaram a atuar na área de Tecnologia de Alimentos. Concomitantemente a esse crescimento, aumentou o número de periódicos brasileiros nessa área.

Nelson José Beraquet foi quem, em 1997, como Diretor Geral do ITAL, criou uma comissão interna no Instituto para avaliar o futuro do periódico Coletâneado ITAL, que resultou na criação de uma nova revista, aberta para colaboradores externos à Instituição. A primeira reunião do Conselho Editorial da nova revista foi realizada em 27/11/1997, quando se estabeleceram as normas de publicação e o nome Brazilian Journal of Food Technology. A RevistaColetâneado ITAL foi então encerrada em 31/03/1998.

Na criação do Brazilian Journal of Food Technology - BJFT, a revista foi aberta à contribuição de pesquisadores do Brasil e de países vizinhos, recebendo artigos em português, espanhol e inglês, com foco na aplicação de resultados de pesquisa para evolução da Tecnologia de Alimentos na América Latina. Desde sua criação, o BJFT conta com a dedicação e o trabalho voluntário da atual Diretora Executiva Yone Coutinho Costa e da Secretária Executiva Maria Lúcia Cordeiro.

Em 1998, o periódico Brazilian Journal of Food Technology foi estabelecido (Figura 4), tendo o Dr. Rodrigo Otávio Teixeira Neto como primeiro Editor-chefe, com a publicação de dois fascículos no ano, contendo 12 artigos científicos e um artigo de revisão, em português, inglês e espanhol. A versão impressa desse primeiro volume da Revista foi patrocinada por uma empresa de comunicação, a FISPAL-Brasil Rio, e disponibilizada em umwebsite próprio do periódico. Desde sua criação até hoje, o BJFT recebe apoio financeiro e de infraestrutura do ITAL. Também tem contado com apoio financeiro do CNPq e, mais recentemente, da FAPESP.

Figura 4
Primeiros volumes da Revista BJFT.

A partir de 01/06/1999 e até 31/12/2004, Nelson José Beraquet assumiu o cargo de Editor Científico. Desde a primeira reunião do Conselho Editorial da Revista até 07/03/2007, Paulo José A. Sobral exerceu o cargo de Editor Científico Adjunto. Em reunião de 13/10/1999, Renato Abeilar propôs utilizar a imagem virtual dos artigos no formatopreprint para divulgação no website da Revista, sem limite de artigos por ano (volume), e a compilação para versão impressa passou a ser feita apenas no final de cada ano, com a criação de três ISSN distintos:preprint, versão impressa e CD (Figura 5). A versão impressa foi descontinuada em 1999 (ISSNprint ‒ 1516-7275), ficando, a partir do ano 2000, a versãoonline (ISSN online – 1981-6723) de acesso livre no websitehttp://bjft.ital.sp.gov.br. A partir do ano 2000, o Conselho Editorial passou a ter reuniões trimestrais que acontecem até hoje.

Figura 5
Capas de CD-ROM ‒ versão eletrônica da Revista.

Em outubro de 2001, o BJFT foi classificado no conceito A pela QUALIS/CAPES. A primeira tentativa de incluir o periódico na base de dados da rede Scientific Eletronic Library Online – SciELO foi rejeitada pela rede. Nova proposta de indexação foi apresentada à rede SciELO em 2004, sendo novamente rejeitada.

Em 2003, deu-se início à publicação da série Edição Especial, na qual são publicados os melhores trabalhos apresentados em eventos científicos. A cobrança de taxa de publicação aos autores foi implementada em 2004 e, a partir da implementação do XML SciELO em 2015, essa taxa passou a ser cobrada por artigo. A partir de 2005, Dietrich Quast assumiu a Editoria Científica da Revista e a periodicidade de publicação passou a ser trimestral. Em 2007, a Revista filiou-se à Associação Brasileira de Editores Científicos, tendo Eliete Vaz de Faria como Editora Científica. Nesse mesmo ano, foi renovada a política editorial e os objetivos da Revista, definida a missão do periódico e implantado um Termo de Responsabilidade a ser assinado pelos autores.

Em 2008, foi contratada uma empresa terceirizada para fazer a diagramação e a editoração da Revista, até então feita por equipe própria do ITAL. Em 2009, o ITAL tornou-se membro do PILA (The Publisher International Linking Association, Inc), o que possibilitou o uso do CrossRef Publisher, com a inserção dos artigos publicados no BJFT no sistema DOI. Ainda nesse ano, houve a modernização da home page da Revista, com a criação do Serviço de Busca não apenas nosite como também no CD anual.

Em 2011, a Revista foi indexada à rede SciELO (Figura 6). Em 2012, foi criado o cargo de Editor Adjunto, ocupado por Claire Isabel Sarantópoulos, e Eliete Vaz de Faria passou a ocupar o cargo de Editora-chefe. Nesse ano, a base de dados SciELO fez um acordo para integrar a Web of Knowledge ‒ WoS. Um Código de Ética da Revista foi implementado em 2013. Em 2014, Claire Sarantópoulos assumiu como Editora-chefe e Silvia Germer passou a ser a Editora Adjunta. No início de 2014, o SciELO Citation Index passou a operar, promovendo a presença do BJFT no índice bibliográfico e bibliométrico de referência internacional ‒ WoS. Isso representou um avanço internacional para o periódico. No início de 2015, foi implementado o fluxo de publicação com base em XML, o SciELO Publishing Schema, que tornou possível a geração de textos nos formatos HTML, pdf e epdf.

Figura 6
Página da Revista Brazilian Journal of Food Technology nosite do SciELO.

Em 2015, foi feita nova revisão da política editorial da Revista, atenta aos aspectos de missão, código de ética, definição de autoria, instruções aos autores e termo de responsabilidade e concordância dos autores. A partir de então, passaram a ser aceitas novas formas de publicação no BJFT, além de artigo científico, artigo de revisão e nota científica. Foram incluídos: relato de caso, resenha crítica de livro, comentário de artigo e comunicação rápida. Nesse mesmo ano, o periódico foi aceito peloContent Selection & Advisory Board ‒ CSAB, para inclusão na base de dados bibliográficos SCOPUS.

Essa trajetória do BJFT demonstra o pioneirismo, a sensibilidade e a visão dos pesquisadores do ITAL em dar maior visibilidade e acessibilidade à pesquisa brasileira e internacional em um periódico local, encorajando a colaboração externa, seguindo padrões e processos de publicação de literatura científica de nível internacional e modelos sustentáveis de publicação em acesso aberto.

Com essas ações de modernização e aperfeiçoamento e com a dedicação, a tenacidade e o rigor do Corpo Editorial, dos Revisores e da Secretaria Executiva da Revista, o BJFT presta um relevante serviço à comunidade científica, democratizando o conhecimento científico, tão essencial para o avanço da comunicação da pesquisa na área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos.

Figura 3
Gráfica do ITAL: equipamento de composição IBM, fotolito, laboratório fotográfico, impressoras em off-set e máquinas para acabamento final de publicações impressas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2015
Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL Av. Brasil, 2880, 13070-178 Campinas - SP / Brasil, Tel 55 19 3743-1762 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjftsec@ital.sp.gov.br