Acessibilidade / Reportar erro

A CONDIÇÃO DO EXÍLIO: A PERMANÊNCIA DE DAVID PERLOV POR DETRÁS DA IMAGEM EM DIARY 1973-1983

THE CONDITION OF EXILE: DAVID PERLOV’S PERMANENCE BEHIND THE IMAGE IN DIARY 1973-1983

LA CONDICIÓN DEL EXILIO: LA PERMANENCIA DE DAVID PERLOV EN DIARY 1973-1983

RESUMO

O texto propõe pensar a condição do exílio na obra Diary 1973-1983 de David Perlov, cineasta brasileiro radicado em Israel, para além de sua concepção usual (a de um recolhimento do cineasta para dentro de seu próprio apartamento, de onde produziria as primeiras imagens de seu diário fílmico). Tomando como ponto de partida o sentimento de estrangeirismo que o cineasta carregava e seu anunciado desejo de documentar o cotidiano (os fatos e nada mais), apresento um exílio de outra natureza que se caracteriza como um recolhimento para detrás da imagem, ou, ainda, para um espaço-tempo metafísico entre imagem e espectadores.

PALAVRAS-CHAVE
Diary 1973-1983 ; Diário fílmico; Exílio; Narração; Imagem

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br