Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologias educacionais em saúde mental para trabalhadores: revisão integrativa

Tecnologías educativas en salud mental para trabajadores: revisión integradora de la literatura

Resumo

Objetivo

Identificar na literatura científica as tecnologias educacionais em saúde mental desenvolvidas ou voltadas para os trabalhadores.

Métodos

Revisão integrativa, realizada em maio de 2021, nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), acessada por meio do portal PubMed; Scopus; Web of Science e Embase. Utilizou-se a estratégia População Interesse Contexto, na qual foram combinados descritores controlados e não controlados com os operadores booleanos OR e AND. Para tanto, fez-se uso do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. A análise crítica e a síntese qualitativa dos oito estudos selecionados foram realizadas de forma descritiva.

Resultados

Das tecnologias utilizadas para educação em saúde mental de trabalhadores, houve predomínio de vídeos educativos. Ademais, também surgiram outros tipos de tecnologias, como: softwares e material por escrito. Sete tecnologias demonstraram aumento do conhecimento dos trabalhadores que foram submetidos a elas. Quanto aos temas que foram abordados, houve predominância da depressão e da demência.

Conclusão

Foi possível observar que as tecnologias utilizadas colaboraram com o conhecimento sobre a saúde mental de trabalhadores.

Tecnologia educacional; Multimídia; Saúde do trabalhador; Saúde mental

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br