Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologias educacionais para o ensino de história da enfermagem: revisão integrativa

Tecnologías educativas para la enseñanza de la historia de enfermería: revisión integradora

Resumo

Objetivo

Analisar na literatura as tecnologias educacionais para o ensino de história da enfermagem.

Métodos

Revisão integrativa, com busca e seleção em: CINAHL, MEDLINE via PubMed®, Web of Science, SCOPUS, LILACS e BDENF, via BVS. Sete estudos publicados em português, inglês ou espanhol e sem recorte temporal foram incluídos. A análise foi procedida de forma descritiva e duas categorias temáticas foram elencadas: as tecnologias digitais e não digitais para o ensino de história da enfermagem.

Resultados

Nos estudos, identificaram-se tecnologias digitais, como sites, objeto e ambiente virtual de aprendizagem e não digitais, como séries de televisão, literatura de cordel e textos impressos. Houve crescente interesse de pesquisadores pela implementação de tecnologias para o ensino e a aprendizagem da história da enfermagem, sendo expresso pelo aumento do número de produções nos últimos 10 anos.

Conclusão

As tecnologias educacionais digitais e não digitais contribuem para o ensino de história da enfermagem, por serem recursos válidos, seguros, efetivos, atrativos e motivacionais para a aprendizagem ativa, assim como para o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva na conformação identitária.

Tecnologia educacional; Tecnologia digital; Educação em enfermagem; História da enfermagem; Ensino; Enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br