Acessibilidade / Reportar erro

Sofrimento moral em enfermeiros dos departamentos de fiscalização do Brasil

Resumo

Objetivo

Identificar a frequência e a intensidade das causas de sofrimento moral vivenciado por enfermeiros nos departamentos de fiscalização do Brasil.

Métodos

Estudo transversal realizado com 28 profissionais de competência gerencial e 113 profissionais de competência fiscalizatória. A amostra foi intencional e não probabilística. Os dados foram obtidos por meio de questionário e submetidos à análise descritiva e bivariada.

Resultados

Os participantes revelaram causas do sofrimento moral em dois momentos: Primeiro associado ao processo de fiscalização lento por parte das instituições fiscalizadas e Corens; e insuficiência de recursos humanos. Segundo associado aos problemas éticos; condições de trabalho; e qualidade da assistência de enfermagem.

Conclusão

Refletir sobre as causas do sofrimento moral neste cenário é reconhecer a necessidade de algumas mudanças que devem acontecer na base que sustenta os preceitos éticos e condutas morais da profissão, para assim fortalecer a categoria.

Regulação e fiscalização em saúde; Ética em Enfermagem; Ética; Dano moral

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br