Acessibilidade / Reportar erro

Aplicação do Medical Office Survey on Patient Safety Culture: revisão integrativa

Aplicación del Medical Office Survey on Patient Safety Culture: revisión integradora

Resumo

Objetivo

Verificar como se expressa a cultura da Segurança do Paciente na visão de profissionais da Atenção Primária à Saúde, a partir da análise de produções científicas que aplicaram o instrumento Medical Office Survey on Patient Culture.

Métodos

Revisão integrativa, elaborada com base na metodologia scoping review, com busca em banco de dados online da Biblioteca Virtual em Saúde, da Web of Science, do PubMed®, do Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature e do Scopus, utilizando a palavra-chave “Medical Office Survey on Patient Safety Culture”.

Resultados

Foram analisados 13 artigos quanto à aplicação do instrumento. Constatou-se avaliação geral positiva sobre Segurança do Paciente (32% a 83%). As dimensões “trabalho em equipe” e “pressão e ritmo de trabalho” foram vistas como as de melhor e pior escore, respectivamente.

Conclusão

A revisão integrativa da literatura possibilitou a análise crítica de estudos que demonstram a visão dos profissionais de saúde de diferentes países, ao avaliarem dimensões de cultura de Segurança do Paciente conforme o instrumento aplicado, indicando áreas consideradas positivas, bem como aquelas que demandam maior atenção e valorização. Tais evidências contribuem para o avanço na compreensão do multifacetado fenômeno investigado nos diversos ambientes da Atenção Primária.

Segurança do paciente; Cultura organizacional; Atenção primária à saúde; Qualidade da assistência à saúde; Enfermagem de atenção primária

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br