Acessibilidade / Reportar erro

Aptidão funcional e qualidade de vida de idosos praticantes de Lian Gong, Tai Chi e Qigong

Aptitud funcional y calidad de vida de adultos mayores que practican Lian Gong, Tai Chi y Qigong

Resumo

Objetivo

Comparar a aptidão funcional e as dimensões da qualidade de vida de idosos participantes e não participantes das práticas orientadas Lian Gong, Tai Chi e Qigong.

Métodos

Estudo caso-controle, desenvolvido no município de São Paulo – SP, Brasil, com 118 idosos, pareados por sexo e idade: 59 no grupo caso, participantes das práticas corporais, divididos em subgrupos por tempo de adesão:< 24 meses e ≥ 24 meses; e 59 no grupo controle, não participantes das práticas. Para a coleta de dados, aplicaram-se: questionário com variáveis sociodemográficas e de saúde, testes funcionais e o instrumento Medical Outcomes Study 36- Item Short-Form Health Survey (SF36). As análises estatísticas foram realizadas com o programa R versão 3.3.2. Os dados foram inicialmente analisados de forma descritiva e, em seguida, efetuou-se regressão logística univariada e o teste Kruskal Wallis. Os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos foram obedecidos.

Resultados

Verificou-se que, no grupo caso, idosos com tempo de adesão às práticas ≥ 24 meses apresentaram resultado superior no teste funcional de levantar e sentar da cadeira (p=0,006), bem como melhor desempenho nos seguintes domínios da qualidade de vida: dor (p= 0,003), vitalidade (p=0,021), aspectos emocionais (p=0,034) e saúde mental (p=0,020).

Conclusão

A participação nas práticas corporais, orientadas, Lian Gong, Tai Chi e Qigong pode contribuir para a qualidade de vida e a aptidão funcional de idosos.

Idoso; Aptidão física; Qualidade de vida; Terapias complementares; Medicina tradicional chinesa; Qigong Tai Ji

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br