Acessibilidade / Reportar erro

Terapias complementares para manejo de ansiedade em pessoas com HIV: revisão sistemática

Terapias complementarias para la gestión de la ansiedad en personas con VIH: revisión sistemática

Resumo

Objetivo

Avaliar a efetividade de terapias complementares na redução da ansiedade em pessoas vivendo com HIV.

Métodos

Revisão sistemática de artigos disponíveis nas bases de dados MEDLINE®, Scopus, Cinahl e Web of Science. A busca foi realizada utilizando como conceitos principais os descritores em inglês “Complementary Therapies”, “Anxiety” e “HIV”. Foram incluídos estudos primários do tipo ensaios clínicos randômicos e controlados, realizados com pessoas vivendo com HIV. A análise da qualidade metodológica foi implementada por meio da ferramenta RoB 2, da Cochrane. Os resultados foram exibidos em médias e desvio-padrão ou intervalo de confiança e de valores de p para as análises de diferenças intra e intergrupos.

Resultados

Foram selecionados 14 artigos. A população dos estudos foi composta majoritariamente de homens, adultos e norte-americanos. Dentre as dez terapias avaliadas, cinco reduziram significativamente a ansiedade em pessoas com HIV, a saber: massagem; toque terapêutico; ioga; acupuntura auricular concomitante à terapia espiritual; e o programa composto de relaxamento muscular, treinamento de relaxamento assistido por biofeedback eletromiográfico, meditação e hipnose. Dentre os estudos, 78,6% apresentaram risco de viés entre moderado e alto.

Conclusão

As terapias complementares se mostraram efetivas para manejo da comorbidade HIV e ansiedade, com destaque para toque o terapêutico e massagem e a ioga. Há carência de pesquisas com maior rigor metodológico e que investiguem os efeitos adversos das terapias.

Terapias complementares; Integralidade em saúde; Ansiedade; Saúde mental; HIV; Infecções por HIV

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br