A1(1)
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Descrever as especificidades da atenção à saúde dos homens no âmbito da ESF, conforme a visão do gestor, a demanda dos homens adstritos às unidades avaliadas e as práticas desenvolvidas pelas equipes. |
Produto do projeto “Fortalecimento e disseminação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem”. Pesquisa qualitativa utilizou entrevista. |
No que se refere à Saúde do Homem, ainda há muito a ser feito: adequação da estrutura/ambiência para atendimento na atenção básica; motivação e desenvolvimento de ações de promoção contra os agravos mais frequentes nesta população. |
A2(4)
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Verificar como os usuários do sexo masculino avaliam o acesso de primeiro contato na atenção primária. |
Estudo transversal, analítico, com abordagem quantitativa. |
O homem ainda não vê a atenção primária como porta de acesso, sendo necessários esforços que visem garantir sobretudo o acesso de primeiro contato. |
A3(6)
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Descrever estratégia (focada em determinantes sociais, gênero e desigualdades em saúde) e como esta poderia fazer a diferença para saúde dos homens. |
Não faz referência. |
Necessidade de desenvolver de uma base de evidências robusta para apoiar o trabalho na saúde dos homens. Se há vontade política, a estratégia europeia poderia claramente ter um grande impacto em todo o continente europeu. |
A4(12)
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Traçar o perfil dos homens que buscaram assistência em unidades do Distrito Sanitário Norte I da cidade do Natal/RN e verificar o conhecimento sobre a existência da PNAISH. |
Pesquisa exploratória, descritiva, de natureza quantitativa. |
Homens não procuram os serviços para fins preventivos. E necessário uma maior divulgação da PNAISH e que esta seja, de fato, implantada nas Unidades de Saúde, possibilitando o desenvolvimento de programas que contribuam para a oferta de uma assistência integral e humanizada, considerando a singularidade do universo masculino. |
A5(13)
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Analisar padrões de mudanças na saúde do homem no período de 2006 a 2010 através dos indicadores demográficos e epidemiológicos. |
Estudo epidemiológico, descritivo, que utilizou dados secundários de indicadores empregados como parâmetro de diagnóstico da saúde do homem para criação da PNAISH, a saber: indicadores demográficos e de morbimortalidade. |
Constatou-se que os agravos de saúde mais recorrentes na população masculina são preveníveis, a partir da implementação das ações propostas pela PNAISH como a educação em saúde, será possível modificar o perfil comportamental e cultural dessa população que, por vez, acarreta consequências negativas a sua saúde. |
A6(14)
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Analisar documentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá e as ações dos membros da equipe gestora que orientaram a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, tomando como referencial teórico o gênero. |
Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso. |
A utilização dos instrumentos de gestão (Planos de Trabalho Anual (PTA) e Relatórios de Gestão Anual (RGA)) sinalizam a importância deles na condução das ações, através da sua coerência com a PNAISH. Os recursos financeiros foram apontados como responsáveis pela insuficiência das ações. |
A7(15)
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Descrever as estratégias e limitações, referentes aos eixos II e V, relatadas pelos municípios para calcular os indicadores propostos pelo programa nacional para o monitoramento das ações e metas previstas nos planos municipais referentes à promoção da Saúde e implantação e expansão do Sistema de Atenção à Saúde do Homem. |
Parte integrante de uma pesquisa maior, cujo objetivo foi avaliar as ações iniciais da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Qualitativa com utilização de entrevista. |
Os dados refletem uma limitada capacidade dos municípios para atender às demandas impostas pela implantação da estratégia e a crítica situação do monitoramento das ações de promoção da saúde e expansão do sistema de atenção à saúde do homem. Pode-se observar uma falta de sincronia entre os municípios e o responsável pela elaboração de orientações básicas, necessárias para a organização de serviços a nível municipal que afeta o componente de acompanhamento das ações. |
A8(16)
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Discutir a articulação entre sistemas de informações epidemiológicas, Produção científica e políticas de saúde de assistência à saúde do homem. |
Pesquisa quanti-qualitativa (banco de dados secundários; documentos oficiais do Ministério da Saúde e revisão da literatura na biblioteca virtual SciELO) |
Necessidade de maior articulação entre a utilização dos sistemas de informações epidemiológicas com o campo da produção científica, visando ao aprimoramento de elaboração, avaliação e monitoramento de políticas voltadas à saúde do homem, tal qual delineado na metodologia do documento legal da PNAISH e procedam à incorporação crítica da perspectiva relacional de gênero. |
A9(17)
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Saber como os profissionais de saúde interpretam e implementam as diretrizes das políticas de saúde do governo nacional em ações que visam melhorar a saúde dos homens na Escócia. |
Análise qualitativa de métodos mistos (documental e entrevista). |
As políticas de saúde são formuladas a nível central, sem consultar profissionais que são responsáveis por desenvolver as ações no serviço. |
A10(18)
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Identificar e analisar alguns dos discursos que sustentam a PNAISH. |
Pesquisa Qualitativa e de cunho Documental. |
A PNAISH ainda se apresenta como um projeto transformador em construção. Foi implantada e vem sendo implementada “em nome dos homens. A vitimização e culpabilização dos homens pelo próprio adoecimento são uma característica marcante da PNAISH. Deve-se romper com a concepção de homem, reduzida a “corpos com pênis e próstata” e resgatar a sua dimensão social e política enquanto sujeitos agentes de transformação social e protagonistas do próprio cuidado, tendo nos serviços de saúde aliados para prevenção e promoção da saúde. |
A11(19)
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Discutir alguns dos modos pelos quais o gênero atravessa as proposições da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), tomando como referência um contexto discursivo em que termos como “integralidade” e “equidade. |
Pesquisa documental, parte de uma investigação de mestrado vinculada a um projeto de pesquisa interinstitucional e multifocal inscrita nos campos dos estudos de gênero e culturais e discute alguns dos modos pelos quais o gênero atravessa as proposições da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH). |
A importância e o ineditismo da PNAISH ao dar relevo à saúde de homens, ainda evidenciam barreiras institucionais, questões culturais e modelos de atenção muito calcados em modos de atenção que exploram pouco, tanto discursivamente como no cotidiano das práticas, os conceitos de equidade e integralidade. |
A12(20)
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Analisar os sentidos atribuídos à Política Nacional de Assistência Integral à Saúde do Homem por parte dos sujeitos sociais diretamente envolvidos na implementação dessa Política. |
Parte de uma pesquisa maior, cujo objetivo foi avaliar as ações iniciais da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH, utilizou a triangulação de métodos articulando as abordagens epidemiológicas e socioantropológica e utilizando as técnicas de questionário, narrativa, entrevista semiestruturada e observação baseada em princípios etnográficos, além de análise documental. |
A PNAISH pode ser percebida como episódica, eventual, tendo também um envolvimento temporário e ocasional do profissional; pode ser algo que pouco lhe diz respeito, sendo relegada a outras especialidades; ou ainda, pode ser vista como desnecessária na medida em que já estaria contemplada nos princípios e diretrizes da atenção primária à saúde; ou, compreendida como uma demanda a mais, e de difícil realização por encontrar barreiras nos mesmos impeditivos de outras políticas de saúde. |
A13(21)
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Compreender como a PNAISH chega aos serviços de saúde, em particular os serviços da Atenção Básica, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do ponto de vista dos seus profissionais e observando as suas práticas cotidianas. |
Pesquisa com abordagem qualitativa, com desenho de estudo de caso e faz parte de um projeto maior, intitulada Avaliação das Ações Iniciais da Implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, desenvolvida no período de 2010 a 2012. |
A implementação esbarrou na ausência de condições institucionais, como uma estrutura organizacional, uma rede consolidada de atenção – em que o usuário seja atendido por serviços com diferentes graus de complexidade dentro do sistema – e recursos em geral, especialmente humanos. |
A14(22)
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Analisar o discurso masculino sobre dificuldades no autocuidado por meio dos relatos dos participantes do sexo masculino de um grupo de educação em saúde, com foco na saúde dos homens. |
Pesquisa de intervenção com depoimento dos homens, de caráter qualitativo do tipo exploratório descritivo. |
A importância de desenvolver ações estratégicas com o objetivo de promover a abordagem do público masculino para o serviço de saúde e autocuidado dos usuários, especialmente no âmbito da atenção básica, no âmbito da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Ressignificar às ações que envolvem a saúde do homem e mudar a postura profissional para atender essa população pode desencadear no público masculino o sentimento de pertencimento ao espaço da promoção, proteção e recuperação da saúde. |
A15(23)
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Argumentar que basear a saúde dos homens dentro de um amplo discurso de gênero é importante para a construção de base de evidências e avanços na promoção da saúde masculina. |
Não faz referência. |
Sugere que uma lente crítica sobre gênero deve ser aplicada ao trabalho de promoção da saúde masculina pois, fornece estratégias para pesquisadores, profissionais e políticas para avançar em direção a saúde do homem. |
A16(24)
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Estabelecer questões acerca do tema Homens, Saúde e Políticas Públicas para a viabilização do debate sobre o assunto, com base em referências teóricas e empíricas relacionadas a essas questões. |
Não faz referência. |
Aponta-se para a complexidade que envolve a elaboração, a implementação e a avaliação das políticas de saúde que visam à equidade de gênero, bem como se destaca a necessidade de a política brasileira voltada para a saúde dos homens articular-se com outras políticas para que a matriz de gênero seja transversal no campo da saúde. |
A17(25)
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Problematizar a incorporação da dimensão das masculinidades como fomentadora de estratégias de gestão na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) brasileira. |
Não faz referência. |
É fundamental a inclusão do enfoque de identidade de gênero, orientação sexual, geração, deficiência e condição étnico-racial nas ações de educação permanente dos trabalhadores e gestores de saúde pública. Da mesma forma, é necessária uma articulação intersetorial entre diferentes políticas e pontos de atenção nas redes de saúde para que o homem latino-americano seja reconhecido socialmente como cidadão a partir de suas especificidades e de seu contexto histórico e social. |
A18(26)
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Analisar as concepções que os profissionais da saúde possuem sobre as demandas e os comportamentos específicos da população masculina atendida nos serviços de saúde. |
Parte de um projeto que utilizou a triangulação de métodos, articulando as abordagens epidemiológicas e socioantropológica e utilizando as técnicas de questionário, narrativa, entrevista semiestruturada e observação baseada em princípios etnográficos. |
Conceito de gênero da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem é acionado pelos profissionais de saúde no sentido de justificar os padrões socialmente esperados em termos do comportamento dos homens. |
A19(27)
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Descrever e analisar a percepção das enfermeiras da estratégia Saúde da Família acerca da importância da Política de Assistência à saúde do homem, bem como suas perspectivas para a implementação desta política. |
Estudo qualitativo, exploratório, descritivo e de campo. Recorte de uma pesquisa mais ampla, que estudou a percepção da enfermeira da Estratégia Saúde da Família sobre a assistência à saúde do homem na fase produtiva. Entrevista. |
As enfermeiras acreditam que os homens não somente merecem como precisam ser assistidos pelos programas de saúde que buscam a redução dos índices de morbimortalidade e da exposição destes aos fatores de riscos, fortalecendo a manutenção da estrutura familiar, e, por eles constituírem uma parcela significativa da população, pois, a faixa etária masculina contemplada pela política, forma a força produtiva e política do país. |
A20(28)
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Analisar as estratégias de atenção à saúde dos homens segundo a ótica de profissionais de saúde. |
Parte de uma pesquisa que investigou a promoção dos cuidados masculinos voltados para a saúde sexual, a reprodução e a paternidade. Seu desenho metodológico foi de caráter misto (abordagens e técnicas de perspectivas qualitativa e quantitativa). |
É difícil envolver os homens no cuidado à sua saúde, os profissionais discorrem sobre três grandes estratégias: (1) atendimento aos homens no menor tempo, reduzindo a espera e oferecendo materiais (preservativos, material de higiene etc.) em troca do estabelecimento de vínculos e dos serviços entre homens; (2) deslocamento dos profissionais de saúde para o atendimento aos homens em seus espaços de trabalho, adaptando linguagens e materiais; e (3) atendimento à demanda específica por contracepção. |
A21(29)
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Analisar a relação do homem com o cuidado a sua saúde. |
Pesquisa qualitativa de caráter exploratório descritivo que abrange a coleta e a apreciação sistemática de materiais descritivos. Entrevista |
A cultura do homem como ser forte dificulta sua procura pelos serviços de saúde. Os homens desconhecem a existência da PNAISH. |
A22(30)
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Descrever as ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Masculinidades e Saúde dessa Universidade, durante a primeira Semana Estadual de Atenção à Saúde do Homem, com o intuito de contribuir para a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. |
Qualitativo: relato de experiência com abordagem problematizadora. |
Déficit de conhecimento da população masculina em relação à promoção da saúde e à prevenção de agravos e, por outro, o grande desafio para implementar ações de educação que visem a romper os déficits de autocuidado desses indivíduos, bem como dos exercentes da área da saúde. |
A23(31)
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Explorar as interfaces entre a proposta, não promulgada, da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. |
Qualitativa com revisão documental |
Textos políticos expressam os interesses e a compreensão do campo do conhecimento de atores de cada um dos segmentos analisados, constituindo políticas culturais com potência a instauração de certos sentidos à atenção e ao cuidado à saúde dos diferentes extratos populacionais. |
A24(32)
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Evidenciar as negociações e disputas entre saberes e poderes na história da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. |
Estudo qualitativo utilizou entrevistas retiradas da pesquisa multicêntrica: “Homens e serviços de saúde II: rompendo barreiras culturais, institucionais e individuais ”. |
Analisar as irrupções do homem-sujeito de direitos à saúde é percebê-lo também sendo lançado ao “mesmo” que se repete pelas ameaças que ainda mantém arquivada sua posição de exterioridade dos serviços públicos de saúde. |
A25(33)
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Revisar os principais dados sobre a saúde dos homens em nível global e explorar as explicações para os resultados dos homens, incluindo práticas de saúde, uso de serviços e alfabetização em saúde e masculinidades. |
Não faz referência. |
As políticas e estratégias de saúde do homem são essenciais nos níveis local, nacional, regional e global. Eles podem servir para elevar o perfil da questão, oferecer uma estrutura para ação e fornecer uma referência para avaliar o impacto e responsabilizar os serviços por seu desempenho. |
A26(36)
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Alcançar consenso sobre a política de saúde do homem com base nas opiniões e recomendações de líderes e pessoas interessadas em saúde do homem. |
Utilizou-se o método de pesquisa Delphi. |
As descobertas da pesquisa exigem mudanças e desenvolvimento de políticas e, mais importante, fazer um esforço coordenado para elevar o estado de saúde dos homens na Ásia com a implantação da política nos locais onde ela não está implantada. |
A27(37)
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Descrever o histórico do desenvolvimento de políticas de saúde masculina na Irlanda e na Austrália; delinear os objetivos, metodologias e princípios-chave usados para o desenvolvimento de políticas; e destacar as principais prioridades para a ação política. |
Não faz referência. |
A publicação de políticas nacionais de saúde do homem na Irlanda e na Austrália representa um marco significativo na evolução contínua do campo da saúde masculina. As políticas fornecem um plano claro e uma base de evidências inequívoca para lidar com a saúde do homem em cada país. |
A28(44)
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Analisar os desafios vivenciados pelos enfermeiros na implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. |
Estudo descritivo, qualitativo |
Os desafios para a implementação da política, em si, estão relacionados à inoperacionalidade das ações governamentais, fragilidades na gestão municipal, subfinanciamento e descontinuidade das ações. |
A29(45)
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Analisar o processo de construção da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, com vistas a reconhecer a participação dos diversos agentes sociais na formulação dessa política pública. |
Pesquisa qualitativa com documental e entrevista |
A condução do processo de construção da PNAISH, ao tentar buscar um consenso, produziu o apagamento das diferenças e identidades. No processo de construção da política a participação ocorreu de forma fragmentada, sem diálogo ou troca, com afastamento de seus agentes entre si. |