Acessibilidade / Reportar erro

Condicionantes de gênero na produção de demandas de mulheres de meia-idade

Condicionantes de género en la producción de demandas de mujeres de mediana edad

Resumo

Objetivo

Analisar condicionantes de gênero presentes em demandas de saúde de mulheres de meia-idade oriundas do seu cotidiano.

Métodos

Estudo de abordagem qualitativa do tipo Pesquisa Convergente Assistencial. A pesquisa foi realizada com dois grupos de participantes: mulheres de meia-idade e profissionais da saúde. No total, participaram 13 mulheres de meia-idade e 18 profissionais de saúde. A produção do material empírico se deu por meio de oficinas de reflexão e entrevistas nos meses de maio e junho de 2017. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de discurso.

Resultados

Os resultados conformaram duas categorias empíricas em que convergem a posição dos dois grupos de participantes: Atributos de gênero definindo demandas emocionais na meia-idade e o corpo como instrumento do fazer e demandante de cuidado na meia-idade. As experiências de vida relatadas são marcadas por trabalho doméstico e cuidado da família e expressam sobrecargas emocionais e físicas acumuladas ao longo dos anos. Profissionais de saúde revelam escuta sensível às demandas das mulheres, contudo questões estruturais, ligadas à organização da atenção dificultam práticas mais resolutivas.

Conclusão

Os resultados revelaram que o cotidiano de mulheres de meia idade define demandas para o cuidado vinculadas a atributos de gênero, incorporados ao cotidiano de modo naturalizado. Sem responsabilidades compartilhadas no ambiente familiar, há sobrecarga física e emocional que suscitam cuidados. Os serviços de saúde reconhecem, mas há somente ações pontuais para demandas de ordem biológica e nenhuma proposta sistematizada para um trabalho com mulheres que abram caminhos ao empoderamento.

Pessoa de meia-idade; Saúde da mulher; Gênero e saúde; Necessidades e demandas de serviços de saúde; Integralidade em saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br