Acessibilidade / Reportar erro

Influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem

Influencia del ambiente virtual de aprendizaje en el desempeño académico de estudiantes de enfermería

Resumo

Objetivo

Analisar a influência do ambiente virtual de aprendizagem no desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem.

Métodos

Estudo quantitativo, retrospectivo, com dados secundários provenientes de 108 estudantes do primeiro ano da graduação em enfermagem, obtidos por meio de um ambiente virtual de aprendizado (e-Disciplinas). Os indicadores foram: número de acessos ao ambiente virtual, número de materiais acessados, número de tarefas obrigatórias realizadas, número de tentativas e de acertos no quiz e nota final na disciplina. Foram empreendidos o teste de Mann-Whitney e o teste de correlação de Spearman, utilizando software para análise estatística.

Resultados

Identificaram-se 92% de adesão ao quiz e correlação positiva entre o número de acertos e a nota final. Além disso, houve correlação positiva entre o número de acessos ao ambiente virtual, o número de acertos no quiz e a nota final da disciplina. A nota final também foi correlacionada com o número de materiais acessados e o número de tarefas obrigatórias realizadas.

Conclusão

A utilização do ambiente virtual como estratégia de apoio na disciplina apresentou impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos, sugerindo ser um facilitador para o fortalecimento da autonomia e do protagonismo do discente em seu desenvolvimento e em seu processo de ensino-aprendizagem.

Tecnologia educacional; Avaliação educacional; Materiais de ensino; Educação à distância; Estudantes de enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br