Acessibilidade / Reportar erro

O USO DE MÁSCARA LOCALIZADORA NO BLOQUEIO DE NERVOS GENICULARES POR RADIOSCOPIA

RESUMO

Para a realização do bloqueio de nervos geniculares é necessário guiar o procedimento por um método de imagem. A radioscopia possui a desvantagem de ser dependente de radiação.

Objetivo:

Avaliar se o uso de máscaras localizadoras diminui a exposição à radiação nesses casos.

Métodos:

Estudo transversal realizado com 23 ortopedistas, que realizaram o posicionamento de agulhas em um modelo com e sem o uso da máscara localizadora. Foi registrado o número de escopias necessárias para o posicionamento adequado em três pontos: superior lateral, superior medial e inferior medial.

Resultados:

Foi observada diferença estatística nos três pontos de bloqueio analisados. O número de radioscopias necessárias nos três pontos somados foi de 12,1 ± 2,5, no grupo sem máscara, e 5,0 ± 1,8, no grupo com máscara. O ponto superior medial foi o que apresentou a maior diferença numérica, e o inferior medial a menor.

Conclusão:

O uso da máscara localizadora reduziu de forma estatisticamente significativa o número de escopias necessárias para a realização do bloqueio genicular. O uso desse dispositivo aumenta a segurança do médico e do paciente por diminuir a exposição à radioscopia nesse procediment. Nível de Evidência III, Ensaio clínico randomizado aberto - Nível de recomendação B - nível de evidência 2b.

Descritores:
Bloqueio Nervoso; Cirurgiões Ortopédicos; Nervos Periféricos

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br