Acessibilidade / Reportar erro

CORRELAÇÃO DOS ÍNDICES DE OSTEONECROSE NO TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL PELOS CRITÉRIOS DE NEER E HERTEL

RESUMO

Objetivo:

Prognosticar o risco de osteonecrose (ON), segundo os critérios de Hertel et al. e a classificação de Neer, para fraturas do úmero proximal tratadas cirurgicamente após, pelo menos, um ano de seguimento.

Métodos:

Estudo de coorte retrospectiva, transversal e observacional. Foram encontrados 44 pacientes, sendo 16 (36,36%) do sexo masculino e 28 (63,63%) do feminino, com média de idade de 61,36 anos. As lesões foram categorizadas de acordo com os critérios de Neer e de Hertel et al., considerando o prognóstico pré-operatório para ON. Após pelo menos um ano de seguimento, os pacientes foram reavaliados. Os dados foram analisados por meio do programa IBM SPSS Statistics.

Resultados:

Três pacientes (6,8%) evoluíram com ON. As comparações não demonstraram diferença estatística significante, embora tenha sido possível observar associação superior para a classificação de Hertel et al. em comparação com a de Neer.

Conclusão:

As duas classificações apresentaram habilidade semelhante para identificar pacientes com baixo risco de desenvolver ON. Sugere-se a realização de novos estudos com maior número de participantes e homogeneidade da amostra para intensificar o valor da avaliação da aplicabilidade clínica e da capacidade preditiva das classificações estudadas, com aumento da significância e da correlação. Nível de Evidência III, Estudo Caso Controle.

Descritores:
Cabeça do Úmero; Classificação; Osteonecrose; Prognóstico; Fraturas do Úmero

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br