Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de casos de crises não epilépticas psicogênicas (CNEPs) pelo método de injeção de solução salina em unidade de monitoramento por vídeo-EEG

RESUMO

Antecedentes:

Há relatos de que 10 a 30% dos pacientes com epilepsia refratária enviados a centros de epilepsia são diagnosticados com crise não epiléptica psicogênica (CNEP). Uma ampla variedade de métodos provocativos é usada para auxiliar no diagnóstico de CNEP.

Objetivo:

Investigar o efeito da indução de convulsões no diagnóstico e no prognóstico de CNEP.

Métodos:

Examinamos 91 pacientes com queixas de CNEP em nosso laboratório de vídeo-EEG. Foi administrada solução salina intravenosa a todos os pacientes para indução de convulsões.

Resultados:

A injeção de solução salina foi realizada em 91 pacientes com diagnóstico inicial de CNEP encaminhados ao nosso laboratório de EEG, 57 dos quais eram mulheres e 34 homens. A injeção de solução salina desencadeou um ataque em 82 pacientes (90%).

Conclusões:

Neste estudo, concluímos que os métodos provocativos são práticos, baratos e, acima de tudo, eficazes para o diagnóstico de pacientes. Na prática clínica, a explicação do diagnóstico é a primeira e mais importante etapa do tratamento, e a comunicação cuidadosa entre médicos e pacientes tem um impacto positivo em seu prognóstico.

Palavras-chave:
Convulsões; Solução Salina; Eletrocorticografia

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org