Acessibilidade / Reportar erro

Introdução à psiquiatria: A. L. Nobre De Melo

ANÁLISES DE LIVROS

Introdução à psiquiatria. A. L. Nobre De Melo. Um volume com 270 páginas e 35 figuras. Livraria Odeon Editora, Rio de Janeiro, 1945.

Este livro sobre psiquiatria, conforme o próprio autor o classifica, divide-se em três partes: geral, especial e médico-legal. Em todas elas, o A. procurou expor os principais problemas ainda não esclarecidos da psiquiatria, fazendo síntese crítica, dando sua opinião e orientação pessoal para cada assunto. Os dois primeiros capítulos são dedicados à evolução do pensamento psicológico e às modernas tendências psiquiátricas, defendendo o autor o diagnóstico polidimensional, o método genético-constitucional e, baseado nestes, a doutrina da personalidade na sistemática psiquiátrica. Em outros capítulos, faz um estudo geral sobre a etiologia dos transtornos psíquicos sobre a base orgânica da atividade psíquica e uma crítica às classificações psiquiátricas. A parte geral é terminada com uma classificação dos grupos nosológicos, segundo a orientação pessoal do autor, compreendendo cinco grupos: os dois primeiros se referem aos transtornos irreversíveis (oligofrenias e psicoses demenciais da velhice) e reversíveis (psicoses endotóxicas, exotóxicas, infectuosas e sifilíticas); no terceiro grupo são incluídos os transtornos quanti e qualitativos da integração estrutural da personalidade e as personalidades psicopáticas; o quarto grupo comporta os transtornos predominantemente condicionados por fatores psicógenos (psico-neuroses e psicoses reacionais de situação); o quinto grupo compreende os transtornos predominantemente condicionados por fatores genotípicos (psicoses endógenas), abrangendo a psicose maníaco-depressiva, as esquizofrenias (processuais), estas subdivididas em esquizofrenia verdadeira (demência precoce), parafrenias e paranóia; neste grupo é incluída, também, a psicose epiléptica (epilepsia genuína).

Seguindo esta classificação, estuda os distúrbios psíquicos, sempre com espírito crítico, claro e sintético, descrevendo os grupos nosológicos de maneira rápida e superficial, preocupando-se especialmente com a sintomatologia e o diagnóstico. A terapêutica é resumida na terceira parte do livro, sendo explanados rudimentos sobre psicoterapia, praxiterapia, malarioterapia, insulinoterapia e convulsoterapia. Noções de assistência psiquiátrica e jurídica ao enfermo mental, são expostas nos dois últimos capítulos. De maneira geral, os fundamentos da psiquiatria são encontrados neste livro, o que o torna de valor para os iniciantes no assunto. Referências bibliográficas são apensas a cada capítulo, facilitando a consulta.

JOY ARRUDA

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1946
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org