Acessibilidade / Reportar erro

Abordando glioblastomas durante a pandemia pelo COVID-19: recomendações atuais e considerações no Brasil

RESUMO

Introdução:

Pacientes com câncer, em geral, e particularmente pacientes com glioblastoma estão sob elevado risco de desenvolver síndrome respiratória aguda grave devido à infecção pelo SARS-CoV-2, e alcançar um equilíbrio entre risco de exposição à infecção e benefício clínico do tratamento seria o ideal. O comportamento agressivo desse grupo de tumores justifica a necessidade de equipe multidisciplinar para auxiliar nas decisões clínicas durante a pandemia vigente. O Brasil ocupa hoje o segundo lugar em número de casos e óbitos pela COVID-19, e as atuais disparidades no tratamento de pacientes neuro-oncológicos desafiarão as decisões clínicas e cirúrgicas dessa população, possivelmente afetando a sobrevida global.

Objetivo:

Guiar decisões clínicas e cirúrgicas relacionadas ao manejo de glioblastoma durante a pandemia pelo COVID-19 no Brasil por meio de pesquisa em literatura.

Métodos:

Busca sistemática no banco de dados eletrônico da PubMed por estudos ou consensos quanto à abordagem de glioblastoma durante a pandemia por COVID-19 até 18/07/2020.

Resultado:

Ao abordar o glioblastoma durante a pandemia pela COVID-19, parâmetros importantes que auxiliam no processo de tomada de decisão são idade, desempenho, perfil molecular tumoral e consentimento do paciente. Pacientes jovens devem seguir protocolo padrão após máxima ressecção cirúrgica, principalmente aqueles com metilação do promotor MGMT. Idosos e pacientes debilitados devem ser cuidadosamente avaliados, e monoterapia deve ser provavelmente considerada. Centros de saúde são orientados a utilizar-se da telemedicina e de meios para reduzir infecção local.

Conclusão:

A abordagem do glioblastoma durante a pandemia por COVID-19 será mundialmente desafiadora, mas particularmente no Brasil, onde ainda existe significativa inequidade no cuidado com a saúde.

Palavras-chave:
Infecções por Coronavírus; Neuro-Oncologia; Glioma de Alto Grau; Glioblastoma

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org