Acessibilidade / Reportar erro

Rotinas em neuropediatria

ANÁLISES DE LIVROS

Antonio Spina-França

ROTINAS EM NEUROPEDIATRIA. NEWRA TELLECHEA ROTTA, LYGIA OHLWEILER, RUDIMAR DOS SANTOS RIESGO. UM VOLUME (16x23 CM) COM 184 PÁGINAS. ISBN 85-363-0450-2. PORTO ALEGRE, 2005: ARTMED EDITORA (AVENIDA JERÔNIMO DE ORNELAS 670, 90040-340 PORTO ALEGRE RS. Fax 51 3027 7070).

Newra Tellechea Rotta chefia uma das mais importantes escolas neuropediátricas brasileiras. Seu foro é gaúcho, mas sua projeção é internacional. Com seus colaboradores Lygia Ohlweiler e Rudimar dos Santos Riesgo, reuniu, para preparar este livro, colegas do Espaço Neuropediátrico do Serviço de Pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e, portanto, do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Eu denomino aqui "Espaço Neuropediátrico" por não encontrar melhor expressão para bem caracterizar um núcleo universitário, verdadeira Disciplina, dado o quanto continuamente contribui para o desenvolvimento dessa especialidade que reúne a neurologia e a pediatria, mas que tem uma vida toda própria em ensino, pesquisa e extensão de recursos à comunidade. Estes, pelas características próprias que tem a assistência da criança com problemas neurológicos.

Dentro dessa perspectiva, prepou a Professora Rotta, com seus colaboradores, um roteiro de condutas baseado na vivência desse Espaço. Esta vivência garante a qualidade do conteúdo do compêndio.

Assim, esquemas de conduta se sucedem de modo sucinto, sempre preciso, ao longo do texto dos dezesseis capítulos. São eles: desenvolvimento neuropsicomotor e seu retardo, paralisia cerebral, criança hipotônica, infecções, convulsões, distúrbios paroxísticos não-epilépticos, cefaléias, hipertensão intracraniana, trauma cranioencefáico, acidente vascular cerebral, tumores, transtornos da aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, autismo, co-morbidades psiquiátricas nas doenças neurológicas. A listagem dos capítulos não diz, por si só, da qualidade do conteúdo de cada um. Muito mais diz a análise dos quadros sinópticos que acompanham cada um deles. Esses quadros oferecem algoritmos de diagnóstico e de conduta. A bibliografia recomendada, quanto ao tema, encerra cada um dos capítulos.

Este é um livro cuja leitura é recomendada aos neuropediatras, particularmente aos médicos residentes da especialidade.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Abr 2005
  • Data do Fascículo
    Mar 2005
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org