Acessibilidade / Reportar erro
Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), Volume: 63, Número: 3, Publicado: 2019
  • A SÍNCOPE DAS POSTÔNICAS NÃO FINAIS NO INTERIOR PARANAENSE: UMA ANÁLISE AUTOSSEGMENTAL E VARIACIONISTA A PARTIR DE DADOS DO ALIB Artigos Originais

    YIDA, Vanessa; SIMÕES, Dayse de Souza Lourenço; VASCONCELOS, Celciane Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo busca descrever e analisar o fenômeno da síncope da vogal postônica não final no falar paranaense interiorano, com base em dados coletados em entrevistas realizadas pelo Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), em dezesseis pontos de inquérito situados no interior do Paraná, totalizando 64 informantes. Desse modo, foram avaliadas a frequência e possíveis fatores linguísticos e extralinguísticos que podem condicionar a síncope/manutenção da vogal postônica não final das proparoxítonas em onze itens lexicais: lâmpada, elétrico, fósforo, pólvora, abóbora, árvore, sábado, número, fígado, vômito, hóspede , que constam do Questionário Fonético-Fonológico (QFF) do Questionário do ALiB (COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001). A investigação fundamenta-se na perspectiva da Dialetologia Pluridimensional (THUN, 1998) e à luz do modelo fonológico autossegmental para a sílaba, em análise do padrão silábico do português brasileiro (COLLISCHONN, 1996; BISOL, 1999). Constatamos que o contexto fonológico das vogais postônicas e segmentos adjacentes podem interferir no condicionamento da síncope, enquanto as variáveis extralinguísticas não se mostraram producentes para esse processo em nosso corpus .

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we aim to describe and analyze the phenomenon of syncope of postonic vowel in non-final context, based on data collected in interviews conducted by the project Linguistic Atlas of Brazil (ALiB), in sixteen points of inquiry located in the inland of Paraná, with a total of 64 informants. Thereby, we evaluate the frequency and possible linguistic and extralinguistic factors that can condition syncope/maintenance of non-final postonic vowel of proparoxytones in eleven lexical items: lâmpada (‘light bulb’), elétrico (‘electric’), fósforo (‘match’), pólvora (‘gunpower’), abóbora (‘pumpkin’), árvore (‘tree’), sábado (‘Saturday’), número (‘number’), fígado (‘liver’), vômito (‘vomit’) and hóspede (‘guest’) that are part of the Phonetic-Phonological Questionnaire (QFF in Portuguese) of the ALiB Questionnaire (ALiB PROJECT NATIONAL COMMITTEE, 2001). The investigation rests on the perspective of Pluridimensional Dialectology (THUN, 1998) and in light of the autosegmental phonological model for the syllable, in analysis of the syllabic pattern of Brazilian Portuguese (COLLISCHONN, 1996; BISOL, 1999). We found out that the phonological context of postonic vowels and adjacent segments may interfere in the conditioning of syncope, while the extralinguistic variables are not productive for this process in our corpus .
  • CONSTRUCCIONES ESCINDIDAS EN MAZAHUA (OTOMANGUE) Artigos Originais

    MORA-BUSTOS, Armando

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo es describir la estructura de las construcciones escindidas en la lengua mazahua de San Pedro Potla (Temascalcingo, Estado de México). Este estudio se ha realizado bajo el planteamiento de Lambrecht (2001), quien considera que la construcción escindida es una estructura oracional compleja que está formada por una cláusula matriz y una cláusula relativa; esta cláusula binaria expresa una sola proposición semántica. Teniendo en cuenta esta consideración, se ha identificado una serie extensa de construcciones escindidas, éstas están formadas por la marca ŋɡè, la frase focalizada y la cláusula relativa. Para dar cuenta del objetivo ha sido necesario atender ciertos aspectos de la gramática de la lengua como orden de constituyentes, tipos de cláusulas de relativo, subordinantes y funciones gramaticales de ŋɡè. A través de las clases de construcciones escindidas se puede mostrar que, en ciertos contextos, igualmente, aparece escindida la información topicalizada. Los datos corresponden a historias de vida, narraciones y relatos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this paper is to describe the structure of the cleft sentences in the Mazahua language of San Pedro Potla (located in Temascalcingo, Estado de Mexico). This study has been carried out under the approach of Lambrecht (2001), who considers that the cleft sentence is a complex structure formed by a matrix clause and a relative clause; this binary clause expresses a single semantic proposition. Considering the latter, cleft sentences are formed by the ŋɡè mark, the focused phrase and the relative clause. To give an account of the objective, it is necessary to consider certain features of the grammar of the language as word order, types of relative clauses, and grammatical functions of ŋɡè. Through the types of cleft sentences it can be shown that, in some contexts, the topicalized information also appears clefted. The data correspond to stories, narrations, and tales.
  • TIEMPOS VERBALES Y NARRACIÓN: UN ANÁLISIS DEL SISTEMA VERBAL EN LAS PRODUCCIONES DE HABLANTES DE ESPAÑOL COMO LENGUA DE HERENCIA Artigos Originais

    SÁNCHEZ ABCHI, Verónica; DE MIER, Vanesa

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se propone estudiar el empleo de los tiempos verbales en narraciones escritas, producidas por niños hablantes de español como lengua de herencia (ELH), que crecen en un contexto plurilingüe. En esta contribución, analizamos la distribución y el nivel de adecuación de los tiempos verbales, con un foco particular en dos aspectos problemáticos para los hablantes de lengua de origen: el contraste perfectivo/ imperfectivo y el uso del subjuntivo. Asimismo, comparamos los textos de hablantes de lengua de herencia (LH) con narrativas producidas por niños que crecen en un contexto monolingüe español. Los participantes fueron 165 niños (edades 8.6 -13.7): 118 niños ELH y 47 niños que crecían en un contexto en el que el español es la lengua mayoritaria. Los resultados mostraron un nivel de adecuación en el empleo de los verbos y una distribución similar de los tiempos utilizados en ambos grupos. Sin embargo, los niños del grupo ELH utilizaron formas particulares de los tiempos del pasado y eran menos precisos en la oposición del aspecto y en el uso del modo subjuntivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to study the use of verb tenses in written narratives produced by Spanish heritage speakers (SHS) children, growing up in a multilingual context. We analyze the distribution and level of adequacy of verb tenses, focusing on two problematic aspects for heritage speakers: the contrast “perfective/ imperfective” and the use of the subjunctive. Moreover, we compare the heritage speakers’ texts with narratives produced by children growing up in a Spanish monolingual context. Participants were 165 children (8.6 -13.7 years old): 118 SHS children and 47 children growing up in a Spanish-speaking context. Results showed a similar distribution of verb tenses and level of adequacy in both groups. However, the SHS group presented some particular uses of past tenses and seemed to be less accurate in the aspectual opposition and in the use of subjunctive mode.
  • PROCESSAMENTO DE FRASES E CONTEXTO DISCURSIVO Artigos Originais

    MAIA, Marcus

    Resumo em Português:

    RESUMO Investiga-se o curso temporal dos subprocessos da compreensão de frases, procurando-se determinar se o processador é estritamente sintático em sua análise inicial ou se já acessa informações de natureza semântica e discursiva a tempo de influenciar a análise sintática. São reportados dois estudos com falantes de português brasileiro, para aferir efeitos de contexto discursivo no processamento. O primeiro revisita o processamento de Sintagmas Preposicionais ambíguos e encontra efeito do discurso prévio apenas nas medidas finais, que monitoram a interpretação. O segundo usa a técnica de rastreamento ocular (eye-tracking) para aferir a busca de antecedente para o sujeito de oração com verbo no infinitivo flexionado, encontrando efeito do discurso prévio tanto na medida final ou off-line, quanto na medida on-line. Discutem-se possíveis razões para as diferenças entre os efeitos de informações discursivas nos dois experimentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The time course of sentence comprehension subprocesses is investigated in order to assess whether the parser is strictly syntactic in its early phases or whether semantic, pragmatic and discursive information is quickly accessed in time to influence the syntactic analysis. Two experimental studies are reported testing speakers of Brazilian Portuguese, to assess the effects of discursive context in sentence processing. The first experiment revisits the processing of ambiguously attached Prepositional Phrases and finds effects of the previous discourse only in the final off-line measures, which monitor interpretation. The second experiment uses the eye-tracking technique to gauge the antecedent search for the subject of clauses with inflected infinitive verbs, detecting effects of the previous discourse both in the final off-line measure and in the on-line gaze fixation average times. Possible reasons for differences between the effects of discursive information in the two experiments are discussed.
  • ANÁLISE DE INFOGRÁFICOS DA ESFERA PUBLICITÁRIA: MULTIMODALIDADE E METAFUNÇÃO COMPOSICIONAL Artigos Originais

    KNOLL, Graziela Frainer; FUZER, Cristiane

    Resumo em Português:

    RESUMO A multimodalidade, característica dos textos que reúnem dois ou mais códigos sígnicos (KRESS; van LEEUWEN, 2006) requer um enfoque que enfatize a verbo-visualidade (BRAIT, 2013) dessas composições. O objetivo deste estudo é analisar categorias da metafunção composicional (KRESS; van LEEUWEN, 2006) pela perspectiva da multimodalidade em infográficos da esfera publicitária, com a finalidade de compreender como se organizam as mensagens selecionadas que se configuram em infográficos. Para tanto, pretende-se: caracterizar os infográficos selecionados com base em categorias da metafunção composicional; compreender como os aspectos multimodais se relacionam aos aspectos funcionais nesses textos; averiguar como atuam os aspectos multimodais na produção dos sentidos. A amostra foi composta por cinco infográficos da área da publicidade selecionados a partir do site Pinterest. A análise multimodal dos textos será realizada a partir de categorias da metafunção composicional, da Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006). A análise demonstra que não há somente um foco visual, mas um número variável de elementos multimodais que, com seus diferentes tamanhos, cores e funções comunicativas, contribuem para a criação de diferentes graus de saliência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Multimodality, which is characteristic of texts that gather two or more semiotic codes (KRESS; van LEEUWEN, 2006), requires an approach that emphasizes the verbal-visuality (BRAIT, 2013) of these compositions. The aim of this study is to analyze categories of the compositional metafunction (KRESS; van LEEUWEN, 2006) from the perspective of multimodality in infographics of the advertising sphere, with the purpose of understanding how the selected messages, configured in infographics, are organized. In order to do so, it is necessary to: (i) characterize the selected infographics based on categories of the compositional metafunction; (ii) understand how the multimodal and functional aspects relate to each other in these texts; (iii) investigate how the multimodal aspects act in the production of meaning. The sample consisted of five infographics from the advertising area selected from the Pinterest website. The multimodal analysis of the texts is carried out from categories of the compositional metafunction, from the Grammar of Visual Design (KRESS; van LEEUWEN, 2006). The analysis shows that there is not only a visual focus but also a variable number of multimodal elements that, with their different sizes, colors, and communicative functions, contribute to the creation of various degrees of salience. Reading is done from the signifiers that stand out the most in the ad pieces, thus producing meanings.
  • DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO BILÍNGUE DE CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS: ELABORAÇÃO DE MICROESTRUTURA VOLTADA AOS TRADUTORES Artigos Originais

    RODRIGUES, Karina; ALMEIDA BARROS, Lidia

    Resumo em Português:

    RESUMO 1

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT 1
  • CAPACIDADE DA MEMÓRIA DE TRABALHO, PROFICIÊNCIA LEITORA, E PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES VERBAIS E PICTORIAIS NA LEITURA EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Artigos Originais

    WOELFER, Sidnei Werner; TOMITCH, Lêda Maria Braga

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo investiga relações entre capacidade da memória de trabalho (CMT), proficiência leitora e processamento de informações verbais e pictoriais na leitura em inglês como língua estrangeira (ILE). A amostra investigada foi composta por sessenta estudantes brasileiros de ensino médio entre 15-17 anos (M =16.3, SD. = 64). Os instrumentos de coleta de dados incluíram: um questionário de experiências prévias, um teste de proficiência leitora em ILE, um teste de CMT, um teste de compreensão leitora, e um questionário retrospectivo. As análises indicaram uma correlação positiva entre as variáveis independentes (i.e., proficiência leitora em ILE e CMT), e associações significativas entre cada uma dessas variáveis com a variável dependente (i.e., compreensão leitora). Os resultados indicaram que: (1) limitações da CMT podem restringir o processamento de textos expositivos não ilustrados; (2) limitações em proficiência em ILE tendem a comprometer a eficiência do processamento de informações pictoriais; (3) limitações da CMT no processamento de informações pictoriais parecem ser compensadas pela ativação de informações do conhecimento prévio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study investigates interplays among working memory capacity (WMC), reading proficiency, and the processing of verbal and pictorial information in English as a foreign language (EFL) reading. Participants were sixty Brazilian public-school students aged 15-17 years old (M = 16.3, SD. = 64). Instruments comprised a background questionnaire, an EFL reading proficiency test, a WMC test, a reading comprehension test, and a retrospective questionnaire. Quantitative and qualitative analyses revealed a positive correlation between the independent variables (i.e., EFL reading proficiency and WMC), as well as a significant association between each of the independent variables and the dependent variable (i.e., reading comprehension). Results indicated that: (1) WMC limitations appear to constrain the processing of non-illustrated expository texts; (2) low EFL reading proficiency may hamper the efficiency of pictorial information processing; and (3) WMC limitations in the processing of pictorial information seem to be compensated by the activation of background knowledge.
  • ORDENAÇÃO E SEQUENCIAÇÃO DE PERGUNTAS DE LEITURA: PROPOSTA DE TRABALHO PARA CRÔNICA E PINTURA NO LIVRO DIDÁTICO Artigos Originais

    FUZA, Ângela Francine; MENEGASSI, Renilson José

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisam-se os tipos de perguntas e sua sequenciação, em uma coleção de livros didáticos do 6.º ao 9.º ano, na seção “Cruzando Linguagens”, que apresenta perguntas de leitura para gêneros diferentes, mas com temáticas próximas. A partir disso, propõe-se nova sequenciação de perguntas para uma das atividades do livro do 6º ano, destinada aos gêneros crônica e pintura. O trabalho centraliza-se na perspectiva sobre leitura interacionista, nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, discutida por Solé (1998) e ampliada por Menegassi (2008, 2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2016), Fuza e Menegassi (2018, 2017) e Fuza (2017). Dentre as questões da seção, geralmente, apenas uma delas possibilita o diálogo temático entre textos, sendo assim, sugeriu-se: análise das perguntas do livro, voltadas à crônica e pintura; nova sequenciação das perguntas; verificação das lacunas temáticas. Na sequência, desenvolveu-se a proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas, com foco no diálogo entre os textos, que possibilita ao leitor: estabelecer o diálogo entre textos com aproximação temática; elaborar respostas textuais, inferenciais e interpretativas, envolvendo as ideias principais dos textos; produzir sentidos quanto às temáticas apresentadas, alcançando as compreensões textuais e inferenciais e a interpretação, possibilitando tratar da exauribilidade temática relativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Solé (1998) Fuza and Menegassi (2018 2017 Fuza (2017)
  • PARA ALÉM DA ÉTICA BUROCRÁTICA EM PESQUISA QUALITATIVA ENVOLVENDO SERES HUMANOS Artigos Originais

    CHIMENTÃO, Lilian Kemmer; REIS, Simone

    Resumo em Português:

    Resumo Compromissos éticos em estudos envolvendo seres humanos têm sido considerados há poucas décadas. No entanto, preocupações a que comumente se restringem os pesquisadores são entendidas como típicas de ética denominada formal (e.g. anonimato, consentimento informado e ausência de fraudes). Neste artigo, enquanto defendemos que esse tipo de ética, também denominada burocrática, precisa ser superada, compartilhamos e ilustramos um exemplo materializado de ética defendida na pesquisa em humanas, nomeadamente, ética emancipatória. Esse exemplo é fornecido pela tese doutoral da primeira autora, sob orientação da segunda, e apresentado com considerações de ordens epistemológicas, ontológicas, metodológicas e éticas do início do processo investigativo ao seu final. Princípios da pesquisa emancipatória (CAMERON et al ., 1992), do cuidado com o outro (NODDINGS, 1984) e, ainda, considerações éticas e metodológicas de Denzin (1997) e Christians (2006) para pesquisas sociais e humanas fundamentam este texto. Em suma, este artigo visa demonstrar formas de distribuição de poder e incorporação das vozes dos participantes em prática de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT NODDINGS, 1984 Denzin (1997)
  • A MANIPULAÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO Resenhas

    SAPARAS, Marcelo; IKEDA, Sumiko Nishitani
  • O INCENTIVO À PRÁTICA CIENTÍFICA POR MEIO DA ANÁLISE SEMÂNTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Resenhas

    PESSOTTO, Ana Lúcia
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: alfa@unesp.br